Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 2 vs Zenfone 5: será que um destes smartphones Asus é ideal pra você?

Veja a nossa comparação entre o Zenfone 2 e o Zenfone 5 e saiba qual deles é o melhor para o seu dia a dia.

Zenfone 2 ou Zenfone 5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Dois smartphones Asus, o Zenfone 5 e o Zenfone 2 são boas opções para quem não abre mão de ter uma relação custo/benefício vantajosa. Agora, o fato do Zenfone 5 ter um número maior no nome pode confundir um pouco.

Na verdade, o Zenfone 2 ganhou essa numeração no nome por ser a segunda geração de smartphones Asus. A primeira, no caso, era composta por três aparelhos, que foram numerados de acordo com o tamanho da tela: Zenfone 6, Zenfone 5 e Zenfone 4, que não chegou ao Brasil.

Se você está na dúvida entre comprar o Zenfone 2 ou o Zenfone 5, confira o nosso comparativo entre estes dois celulares e descubra qual deles é o melhor para você.

 

Asus Zenfone 2

Asus Zenfone 2

Asus Zenfone 5

Asus Zenfone 5

Tela 5,5'' Full HD 5'' HD
Processador Quad core 2,3GHz Dual core 1,6GHz
Memória RAM 4GB 2GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim
Armazenamento 16GB ou 32GB 8GB ou 16GB
Aceita cartão de memória Sim (até 64GB) Sim (até 64GB)
Câmera frontal 5MP 2MP
Câmera traseira 13MP 8MP
Filma em Full HD Full HD

Leia também: Zenfone 2 ou Moto G: uma comparação entre bons smartphones

Versões comparadas: Zenfone 5 com 2GB de RAM, e Zenfone 2 com 4GB

Como o Zenfone 2 e o Zenfone 5 têm diferentes versões, que variam na memória RAM e na velocidade do processador, elegemos para comparar as que mais valem a pena.

Sendo assim, este comparativo entre o Zenfone 2 e o Zenfone 5 considera o primeiro aparelho com 4GB de RAM, que pode ter armazenamento de 16GB ou 32GB; e o Zenfone 5 que tem 2GB de RAM, 1,6GHz no processador e pode vir com 8GB ou 16GB de espaço interno. Ah, e todos eles aceitam cartão de memória de até 64GB.

Tela e design: Zenfone 2 ou Zenfone 5?

Ambos os aparelhos comparados têm aparência semelhante, com cantos arredondados e uma faixa metálica na parte inferior da frente do smartphone. Mas existem diferenças que podem influenciar na hora da escolha.

Por exemplo, a tela do Zenfone 2 ocupa um espaço maior, ficando com uma moldura preta menor que o Zenfone 5. Isso sem falar que o Zenfone 2 tem a traseira curva, que encaixa melhor na mão.

Mais um ponto que diferencia os dois aparelhos são os botões. No Zenfone 5 eles ficam na lateral, e no Zenfone 2, o que liga/desliga fica na parte de cima do celular, enquanto os de volume ficam na parte de trás, bem parecido com o design que a LG traz em aparelhos como o LG G4.

Bom, mas o design é uma questão realmente bem pessoal. Então, vamos ao que é, de fato, mensurável: a tela.

Com resolução HD, o display de 5 polegadas do Zenfone 5 apresenta uma densidade de 294 pixels por polegada (ppi), que é a mesma que a do Moto G 3ª geração, por exemplo. A tela ainda tem boas cores e um amplo ângulo de visão graças à tecnologia IPS. Na prática, não dá para ver os pixels ao usar o aparelho no dia a dia.

Já o Zenfone 2 fica mais acima, tanto pelo tamanho da tela, que tem 5,5 polegadas, quanto pela resolução Full HD e os 403 ppi. Aliás, ela também é IPS, e vale lembrar que tanto o Zenfone 2 quanto o Zenfone 5 contam com a proteção Gorilla Glass 3 contra arranhões e impactos.

No desempenho, Zenfone 2 é superior, mas Zenfone 5 não decepciona

O Zenfone 2 é um smartphone Asus mais caro, com o dobro de memória RAM do Zenfone 5, com um processador da Intel mais potente e uma unidade de processamento gráfico (GPU) também mais robusta. Sendo assim, é óbvio que o Zenfone 2 se sai melhor que o Zenfone 5 quando o assunto é desempenho.

Mas isso não quer dizer que o Zenfone 5 seja ruim, ou lento. Pelo contrário, ele é uma das melhores escolhas nessa faixa de preço, aguentando praticamente todos os aplicativos do Android e até mais de um aberto ao mesmo tempo, desde que não sejam tão pesados.

Claro que no Zenfone 2 você vai poder usar e abusar da multitarefa, e inclusive rodar diversos aplicativos simultaneamente sem se preocupar. Afinal, são 4GB de RAM!

Sendo assim, podemos dizer que o Zenfone 5 é um smartphone intermediário, ideal para aqueles que usam aplicativos mais simples como WhatsApp, Facebook e Youtube, e até alguns jogos menos pesados.

E o Zenfone 2 supre melhor os usuários que consomem muito conteúdo no dispositivo, assistindo a vídeos em alta resolução ou rodando aplicativos pesados, por exemplo.

Quanto às versões do Android, o Zenfone 5 vem com a 4.3 (KitKat), mas tem atualização disponível para o Android 5.0 (Lollipop), mesmo sistema operacional que vem no Zenfone 2.

Aliás, os dois vêm com a interface ZenUI, desenvolvida pela Asus. Ela tem vários aplicativos pré-instalados, mas você pode se livrar da maioria. Ainda bem!

Zenfone 2 tem internet 4G e NFC

Quando o assunto é conectividade, o Zenfone 2 reforça sua superioridade, já que é um smartphone com 4G e, claro, tem 3G e Wi-Fi. Ele ainda é equipado com NFC, além de Bluetooth 4.0. Enquanto isso, o Zenfone 5 só acessa a internet por 3G e Wi-Fi, e também tem Bluetooth 4.0.

Vídeos em Full HD nos dois; mais resolução nas fotos com o Zenfone 2

Apesar do Zenfone 5 e do Zenfone 2 fazerem vídeos em Full HD, as fotos não estão em pé de igualdade. Isso porque no Zenfone 5 a câmera traseira tem 8MP, e a frontal tem 2MP, enquanto o Zenfone 2 traz sensores de 13MP e 5MP, respectivamente.

O Zenfone 2 também leva vantagem por causa da tecnologia Pixel Master, que garante que as imagens fiquem boas mesmo em ambientes escuros. Ah, e o Zenfone 2 também tem flash duplo, que emite luz em cores diferentes para deixar as fotos mais naturais. Mas calma, o Zenfone 5 também tem flash, mas é simples, com um LED só.

Recursos do Zenfone 2 facilitam o uso da telona

Vamos combinar que o botão para ligar/desligar na parte de cima do Zenfone 2 não é nada prático. Mas a Asus sabe bem disso, e resolveu incluir um recurso que funciona assim: você dá dois toques na tela e ela acende, por exemplo.

Outra função é a que permite que você atrele o desenho de uma letra na tela a um aplicativo. Assim, quando você quiser abrir a câmera, por exemplo, basta desenhar um C no display ainda apagado. Muito simples, né?

Hora da decisão! Qual você escolhe, Zenfone 2 ou Zenfone 5?

Uma coisa é certa, o Zenfone 5 e o Zenfone 2 são ótimos smartphones Asus, mas eles foram pensados para públicos diferentes. Como você pode perceber, o Zenfone 2 é mais parrudo, sendo o aparelho mais potente da marca até então.

Já o Zenfone 5 faz parte da linha mais básica da Asus no Brasil. Mas ele não é tão simples assim também, e por isso compete com outros dispositivos intermediários, como o Moto G, por exemplo.

Ou seja, se você quer um smartphone que seja potente, mas não pode investir muito dinheiro, o Zenfone 2 pode ser uma ótima escolha. Mas se você não precisa de um celular tão avançado, mas também não abre mão de velocidade, o Zenfone 5 atende bem, e ainda custa bem menos.

 

Quer ver mais produtos? Continue navegando pelo Zoom e economize ao comparar os preços.

 

Leia também: Moto G 3ª geração vs Zenfone 5: descubra qual se sai melhor

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone