Logo Buscapé
Logo Buscapé

Dois smartphones Asus, o Zenfone 5 e o Zenfone 2 são boas opções para quem não abre mão de ter uma relação custo/benefício vantajosa. Agora, o fato do Zenfone 5 ter um número maior no nome pode confundir um pouco.

Na verdade, o Zenfone 2 ganhou essa numeração no nome por ser a segunda geração de smartphones Asus. A primeira, no caso, era composta por três aparelhos, que foram numerados de acordo com o tamanho da tela: Zenfone 6, Zenfone 5 e Zenfone 4, que não chegou ao Brasil.

Se você está na dúvida entre comprar o Zenfone 2 ou o Zenfone 5, confira o nosso comparativo entre estes dois celulares e descubra qual deles é o melhor para você.

Asus Zenfone 2

Asus Zenfone 5

Tela5,5'' Full HD5'' HDProcessadorQuad core 2,3GHzDual core 1,6GHzMemória RAM4GB2GBConectividade4G, 3G e Wi-Fi3G e Wi-FiDual chipSimSimArmazenamento16GB ou 32GB8GB ou 16GBAceita cartão de memóriaSim (até 64GB)Sim (até 64GB)Câmera frontal5MP2MPCâmera traseira13MP8MPFilma emFull HDFull HD

Leia também: Zenfone 2 ou Moto G: uma comparação entre bons smartphones

Versões comparadas: Zenfone 5 com 2GB de RAM, e Zenfone 2 com 4GB

Como o Zenfone 2 e o Zenfone 5 têm diferentes versões, que variam na memória RAM e na velocidade do processador, elegemos para comparar as que mais valem a pena.

Sendo assim, este comparativo entre o Zenfone 2 e o Zenfone 5 considera o primeiro aparelho com 4GB de RAM, que pode ter armazenamento de 16GB ou 32GB; e o Zenfone 5 que tem 2GB de RAM, 1,6GHz no processador e pode vir com 8GB ou 16GB de espaço interno. Ah, e todos eles aceitam cartão de memória de até 64GB.

Tela e design: Zenfone 2 ou Zenfone 5?

Ambos os aparelhos comparados têm aparência semelhante, com cantos arredondados e uma faixa metálica na parte inferior da frente do smartphone. Mas existem diferenças que podem influenciar na hora da escolha.

Por exemplo, a tela do Zenfone 2 ocupa um espaço maior, ficando com uma moldura preta menor que o Zenfone 5. Isso sem falar que o Zenfone 2 tem a traseira curva, que encaixa melhor na mão.

Mais um ponto que diferencia os dois aparelhos são os botões. No Zenfone 5 eles ficam na lateral, e no Zenfone 2, o que liga/desliga fica na parte de cima do celular, enquanto os de volume ficam na parte de trás, bem parecido com o design que a LG traz em aparelhos como o LG G4.

Bom, mas o design é uma questão realmente bem pessoal. Então, vamos ao que é, de fato, mensurável: a tela.

Com resolução HD, o display de 5 polegadas do Zenfone 5 apresenta uma densidade de 294 pixels por polegada (ppi), que é a mesma que a do Moto G 3ª geração, por exemplo. A tela ainda tem boas cores e um amplo ângulo de visão graças à tecnologia IPS. Na prática, não dá para ver os pixels ao usar o aparelho no dia a dia.

Já o Zenfone 2 fica mais acima, tanto pelo tamanho da tela, que tem 5,5 polegadas, quanto pela resolução Full HD e os 403 ppi. Aliás, ela também é IPS, e vale lembrar que tanto o Zenfone 2 quanto o Zenfone 5 contam com a proteção Gorilla Glass 3 contra arranhões e impactos.

No desempenho, Zenfone 2 é superior, mas Zenfone 5 não decepciona

O Zenfone 2 é um smartphone Asus mais caro, com o dobro de memória RAM do Zenfone 5, com um processador da Intel mais potente e uma unidade de processamento gráfico (GPU) também mais robusta. Sendo assim, é óbvio que o Zenfone 2 se sai melhor que o Zenfone 5 quando o assunto é desempenho.

Mas isso não quer dizer que o Zenfone 5 seja ruim, ou lento. Pelo contrário, ele é uma das melhores escolhas nessa faixa de preço, aguentando praticamente todos os aplicativos do Android e até mais de um aberto ao mesmo tempo, desde que não sejam tão pesados.

Claro que no Zenfone 2 você vai poder usar e abusar da multitarefa, e inclusive rodar diversos aplicativos simultaneamente sem se preocupar. Afinal, são 4GB de RAM!

Sendo assim, podemos dizer que o Zenfone 5 é um smartphone intermediário, ideal para aqueles que usam aplicativos mais simples como WhatsApp, Facebook e Youtube, e até alguns jogos menos pesados.

E o Zenfone 2 supre melhor os usuários que consomem muito conteúdo no dispositivo, assistindo a vídeos em alta resolução ou rodando aplicativos pesados, por exemplo.

Quanto às versões do Android, o Zenfone 5 vem com a 4.3 (KitKat), mas tem atualização disponível para o Android 5.0 (Lollipop), mesmo sistema operacional que vem no Zenfone 2.

Aliás, os dois vêm com a interface ZenUI, desenvolvida pela Asus. Ela tem vários aplicativos pré-instalados, mas você pode se livrar da maioria. Ainda bem!

Zenfone 2 tem internet 4G e NFC

Quando o assunto é conectividade, o Zenfone 2 reforça sua superioridade, já que é um smartphone com 4G e, claro, tem 3G e Wi-Fi. Ele ainda é equipado com NFC, além de Bluetooth 4.0. Enquanto isso, o Zenfone 5 só acessa a internet por 3G e Wi-Fi, e também tem Bluetooth 4.0.

Vídeos em Full HD nos dois; mais resolução nas fotos com o Zenfone 2

Apesar do Zenfone 5 e do Zenfone 2 fazerem vídeos em Full HD, as fotos não estão em pé de igualdade. Isso porque no Zenfone 5 a câmera traseira tem 8MP, e a frontal tem 2MP, enquanto o Zenfone 2 traz sensores de 13MP e 5MP, respectivamente.

O Zenfone 2 também leva vantagem por causa da tecnologia Pixel Master, que garante que as imagens fiquem boas mesmo em ambientes escuros. Ah, e o Zenfone 2 também tem flash duplo, que emite luz em cores diferentes para deixar as fotos mais naturais. Mas calma, o Zenfone 5 também tem flash, mas é simples, com um LED só.

Recursos do Zenfone 2 facilitam o uso da telona

Vamos combinar que o botão para ligar/desligar na parte de cima do Zenfone 2 não é nada prático. Mas a Asus sabe bem disso, e resolveu incluir um recurso que funciona assim: você dá dois toques na tela e ela acende, por exemplo.

Outra função é a que permite que você atrele o desenho de uma letra na tela a um aplicativo. Assim, quando você quiser abrir a câmera, por exemplo, basta desenhar um C no display ainda apagado. Muito simples, né?

Hora da decisão! Qual você escolhe, Zenfone 2 ou Zenfone 5?

Uma coisa é certa, o Zenfone 5 e o Zenfone 2 são ótimos smartphones Asus, mas eles foram pensados para públicos diferentes. Como você pode perceber, o Zenfone 2 é mais parrudo, sendo o aparelho mais potente da marca até então.

Já o Zenfone 5 faz parte da linha mais básica da Asus no Brasil. Mas ele não é tão simples assim também, e por isso compete com outros dispositivos intermediários, como o Moto G, por exemplo.

Ou seja, se você quer um smartphone que seja potente, mas não pode investir muito dinheiro, o Zenfone 2 pode ser uma ótima escolha. Mas se você não precisa de um celular tão avançado, mas também não abre mão de velocidade, o Zenfone 5 atende bem, e ainda custa bem menos.

Quer ver mais produtos? Continue navegando pelo Buscapé e economize ao comparar os preços.

Leia também: Moto G 3ª geração vs Zenfone 5: descubra qual se sai melhor

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!