Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 6 vs Moto G: na disputa pelo melhor custo/benefício

Mais baratos que tops de linha, Moto G 3ª geração e Zenfone 6 brigam pela sua preferência.

zenfone 6, moto g 3 geração
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Dois smartphones bacanas, o Zenfone 6 e o Moto G 3ª geração disputam a preferência daqueles que procuram por um aparelho rápido, mas não têm a intenção de gastar tanto quanto pede um top de linha.

E o preço não é a única semelhança entre eles, muito pelo contrário. São dois modelos de celular dual chip bem parecidos, e a escolha entre eles pode depender de alguns detalhes.

Colocamos os dois lado a lado para que você veja suas principais diferenças e decida qual o seu preferido: Zenfone 6 ou Moto G 3ª geração.

 

Zenfone 6

Asus Zenfone 6

Moto G 3ª Geração

Motorola Moto G 3ª geração

Tela  6" HD (1280x720 pixels) 5" HD (1280x720 pixels)
Processador Dual core 1,6GHz Quad core 1,4GHz
Memória RAM

2GB

1GB
Armazenamento 16GB ou 32GB 8GB ou 16GB
Aceita cartão de memória Sim (até 64GB) Sim (até 32GB)
Dual chip Sim Sim
Internet 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Câmera traseira 13MP 13MP
Câmera frontal 2MP 5MP
Filma em Full HD Full HD
Sistema operacional Android 4.3 (Jelly Bean) Android 5.1 (Lollipop)

Fique por dentro das versões do Moto G e do Zenfone 6

É importante notar que o Zenfone 6 e o Moto G 3 têm diferentes versões, com variações, principalmente, no armazenamento. Mas ambos os aparelhos comparados têm Bluetooth para trocar arquivos com outros dispositivos sem usar fios.

No Zenfone 6, você pode escolher entre os armazenamentos de 16GB ou 32GB, sendo que os dois têm espaço para cartão de memória e podem chegar a até 64GB.

Mas o Moto G 3ª geração vai um pouco além. Apesar de todos serem smartphones com 4G e terem slot para cartão de memória de até 32GB, existem algumas possibilidades.

A mais simples (e mais barata) tem armazenamento de 8GB e 1GB de RAM. Tem também o Moto G DTV Colors com 16GB de armazenamento, 1GB de RAM, TV digital integrada e uma capinha colorida (ou Shell). Há ainda o Moto G Colors, outra versão com uma Shell, 16GB de armazenamento e 1GB de RAM, e o Moto G Music, que além dessas vantagens ainda vem com um fone de ouvido Bluetooth.

Até existem versões do Moto G 3ª geração com 2GB de RAM, mas não vamos citá-las nesse comparativo porque elas não são encontradas facilmente fora da loja da Motorola.

Celular Asus e celular Motorola têm bons processadores

Nesse quesito, cada um escolheu uma marca diferente de processadores. O Zenfone 6 funciona com um Intel Atom Z2560 dual core, com velocidade de 1,6GHz, e o Moto G 3ª geração conta com um Qualcomm Snapdragon 410 quad core, com velocidade de 1,4GHz.

Na prática, os dois são perfeitamente capazes de trabalhar com tarefas e até games mais pesados, assim como manter vários aplicativos abertos ao mesmo tempo. Mas como o Zenfone 6 tem memória RAM de 2GB e o Moto G tem 1GB, o smartphone da Asus se sai melhor.

O sistema operacional também é o mesmo, mas o Moto G 3ª geração optou pela versão quase pura do Android, ou seja, com menos programas adicionados pela marca, o que deixa o aparelho um pouco mais fluido. Mas, sinceramente, a interface do Zenfone 6 não chega a ser pesada para que esse detalhe faça tanta diferença.

Para quem prefere tela grande, Zenfone 6 pode ser ideal

Outra característica que eles compartilham é a definição HD na tela, bem legal para assistir a vídeos e jogar com imagens nítidas e cores reais.

Com 6 polegadas, o Zenfone 6 é grande de verdade, sendo ideal para quem curte assistir a vídeos ou jogar no aparelho. Porém, como o Moto G 3ª geração é menor e tem a mesma resolução, a densidade de pixels acaba sendo menor no Zenfone.

Na prática, são 245 pixels por polegada (ppi) no Zenfone 6, e 294 ppi no Moto G. E um detalhe bacana é que ambos são equipados com a proteção Gorilla Glass, que evita arranhões e outros danos na tela do aparelho.

Aqui, cabe destacar ainda que o Moto G é um celular resistente à água, ou seja, caso ele caia em uma poça ou na pia cheia d'água, não vai parar de funcionar porque molhou.

Qual tem a melhor câmera: Moto G ou Zenfone 6?

Depois de tantas semelhanças, chegou a hora de falar de uma especificação importante para muitos usuários: as câmeras.

Como bom representante da categoria de smartphones intermediários, o celular Motorola tem uma boa câmera principal, com 13MP, vídeos em Full HD e flash, que, em situações favoráveis de iluminação, pode fazer fotos com resultado bacana até para impressão. Já a câmera frontal tem 5MP, no ponto para selfies e conversas por vídeo.

Mas neste quesito, o modelo de celular Asus ganha alguns pontos. Também com resolução de 13MP, sua câmera conta com vários recursos que te ajudam a obter resultados melhores, mesmo quando a iluminação não colabora, como o modo de Cena Noturna.

Outras funções incluem estabilizador de imagem, enquadramento panorâmico, foco automático que segue o objeto (bem útil para fazer fotos em movimento) e até efeitos diferentes, como deixar o fundo desfocado ou montar GIFs, um tipo de "foto animada". Já os vídeos podem ser feitos em Full HD. A câmera frontal é que perde para a do Moto G, já que tem 2MP.

Detalhes que fazem a diferença

Como o Zenfone 6 e o Moto G 3ª geração são tão parecidos em termos de performance e usam o mesmo sistema operacional, é provável que a decisão dependa do tamanho da tela, ou da internet 4G, presente apenas no celular Motorola.

Mas o fato é que, nos dois casos, você vai ter um bom celular, com velocidade e desempenho que não vão te deixar na mão nas tarefas do dia a dia e nem quando você quiser abrir um game ou app mais exigente.

 

Comparar preços é a melhor maneira de economizar! Pesquise outros produtos no Zoom e compre só em lojas cofiáveis.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone