Como usar churrasqueira elétrica?

Veja, em 10 passos bem simples, como usar uma churrasqueira elétrica

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você mora em um apartamento ou em uma casa sem espaço para uma churrasqueira? Se você não tem espaço, mas não abre mão de ficar sem o churrasquinho do final de semana, uma boa opção é adquirir uma churrasqueira elétrica para seu apartamento. Afinal, o aparelho é prático, ocupa pouco espaço e produz menos fumaça do que o carvão.

Para te ajudar a usar esse aparelho que já caiu no gosto de quem não sabe usar uma churrasqueira tradicional ou de quem tem pouco espaço dentro do apartamento, o Zoom preparou um tutorial sobre como usar churrasqueira elétrica. Antes de adquirir a sua churrasqueira, lembre-se de avaliar o espaço que você tem disponível e o custo-benefício dela, já que ela exige um alto consumo de energia elétrica. Dê um Zoom e confira!

Leia mais: Melhor churrasqueira elétrica 2021

Confira nosso vídeo de como usar churrasqueira elétrica, a gás ou a carvão

Como usar churrasqueira elétrica?

Pontos que merecem sua atenção:

1º - Como a churrasqueira elétrica costuma ser portátil, ela não precisa ficar totalmente fixa como a tradicional.

2º - Se você for instalar a churrasqueira elétrica dentro da sua residência, como na cozinha, procure sempre um local quente, ou seja, próximo a outros eletrodomésticos quentes, como o forno, e nunca tente instalar próximo a eletrodomésticos frios, como a geladeira. Se você instalar próximo a eletrodomésticos frios, você pode prejudicar a performance da sua churrasqueira elétrica e até queimar outro eletrodoméstico.

3º - Se você instalar a churrasqueira elétrica em uma varanda, a nossa recomendação é deixá-la próxima a uma bancada ou próxima a qualquer espaço suficiente para o preparo do seu alimento.

4º - Procure instalar a sua churrasqueira elétrica longe de qualquer tipo de corrente de ar, pois esse fator pode prejudicar o funcionamento do seu aparelho.

Você já entendeu um pouco sobre alguns dos cuidados que você deve ter com a sua churrasqueira elétrica. Então, agora, vamos descobrir como usar churrasqueira elétrica?

Passo a passo de como usar churrasqueira elétrica

Atenção: Enquanto você estiver preparando qualquer tipo de alimento na churrasqueira elétrica, não saia de perto dela por muito tempo, pois você pode acabar queimando o alimento e, em uma situação ainda pior, provocando, não intencionalmente, um acidente doméstico.

1º - O primeiro passo de como usar churrasqueira elétrica é simples: você deve conectar o fio da sua churrasqueira elétrica em uma tomada.

  • Dica: lembre-se de conferir se a voltagem da sua churrasqueira elétrica é a mesma da tomada que você deseja ligar.

2º - Em seguida, coloque água na bandeja da sua churrasqueira elétrica conforme indicação do fornecedor (vale lembrar que essa indicação pode variar de modelo para modelo).

  • Dica 1: nunca ultrapasse o limite indicado, pois a água não deve atingir a grelha.
  • Dica 2: a água na bandeja tem a função de simular a queima da gordura que cai no carvão, como em uma churrasqueira tradicional.
  • Dica 3: a bandeja reduz a formação de fumaça, deixando o ambiente menos poluído.

3º - Após o segundo passo, ligue a churrasqueira elétrica no botão sinalizado.

4º - Fique atento: conforme a água for evaporando, você deve acrescentar mais água na bandeja aos poucos.

  • Dica: a água é essencial para manter a temperatura do alimento e deixá-lo ainda mais suculento, principalmente se você estiver grelhando uma carne.

5º - Ajuste a temperatura no botão da sua churrasqueira elétrica.

6º - Antes de colocar o alimento na grelha, você deve pré-aquecer a churrasqueira elétrica por, pelo menos, 30 minutos.

7º - Aproveite o tempo que a sua churrasqueira elétrica está pré-aquecendo para preparar o seu alimento.

8º - Depois de cortar e temperar corretamente o seu alimento, coloque-o na grelha da sua churrasqueira elétrica.

  • Dica 1: é importante escutar um barulho de “chiado”, pois esse som indica que a temperatura da sua churrasqueira elétrica está realmente alta.
  • Dica 2: nunca deixe o alimento cair para fora da grelha, pois dessa forma ele não vai assar corretamente. Se você estiver cozinhando legumes, lembre-se de adicionar primeiro os legumes mais densos e depois os mais leves.
  • Dica 3: você pode “embrulhar” os alimentos em um papel alumínio para acelerar o processo de cozimento.

9º - Você não precisa ficar virando toda hora o alimento na grelha. Vire o alimento apenas uma vez. Por exemplo: legumes: 3-5 minutos de cada lado.

10º - Depois de assar o alimento dos dois lados, ele está pronto! Agora é hora de saborear o churrasquinho. Bom apetite!

Como preparar o alimento? Corte e tempero:

Carne na churrasqueira elétrica: corte a carne selecionada no sentido da fibra. Para uma carne mal passada, procure realizar o corte de 3 dedos de espessura; para uma carne ao ponto, o ideal é ter 2 dedos de espessura, já para a carne bem passada, o recomendado é ter apenas 1 dedo de espessura. Após o corte, tempere a carne selecionada apenas com sal grosso.

A espessura da carne deve variar com o ponto pretendido. (Imagem: Shutterstock)
A espessura da carne deve variar com o ponto pretendido. (Imagem: Shutterstock)

Batata assada: tempere as batatas assadas como preferir, você pode usar, por exemplo, manteiga, ervas, alho e azeite. Após a etapa do tempero, você precisa cortar as batatas ao meio e embrulhá-las com papel alumínio.

Legumes grelhados: corte os legumes com mais ou menos 1 dedo de espessura. Em seguida, tempere o alimento em uma tigela grande com azeite, suco de limão, sal, pimenta, alho picado e ervas. Após essa etapa, leve os legumes à geladeira, com o objetivo de pegar mais sabor. Eles devem ficar entre 20 minutos a 2 horas na geladeira.

Dicas para escolher uma churrasqueira elétrica

1º - Lembre-se: quanto maior a potência da churrasqueira elétrica, melhor será o resultado.

2º - Compre uma churrasqueira elétrica com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

3º - Dê preferência por modelos de churrasqueira elétrica que permitem o uso de acessórios, como tampas e espetos.

4º - Prefira as churrasqueiras elétricas que tenham grelhas móveis, pois essas são mais fáceis de limpar.

5º - Opte por churrasqueiras elétricas que tenham pedestal, caso você precise utilizá-la em uma varanda.

Confira modelos de churrasqueiras elétrica:

Churrasqueira Elétrica Arno GPRA

Leia a análise completa da churrasqueira Elétrica Arno GPRA!

Churrasqueira Elétrica Fischer Grill

Churrasqueira Elétrica Mondial Grand Steak & Grill CH-06

Leia também: