Como trocar resistência de chuveiro?

Veja como trocar a resistência do chuveiro em 6 passos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A resistência do chuveiro é a peça responsável por aquecer a água e proporcionar banhos quentes. Apesar de possuir vida útil limitada, há outros fatores que podem fazer com que a durabilidade da resistência seja afetada, como deixar um volume de água muito baixo ou mudar a temperatura da água. Fato é que a queima de resistência é comum e, por isso, saber como trocar resistência de chuveiro pode facilitar a rotina quando incidentes como esse acontecerem.

Para te ajudar nessa tarefa, reunimos informações sobre quais itens você precisa para trocar a resistência do seu chuveiro, além do passo a passo completo para realizar a troca e, ainda, sugestões de chuveiro para comprar. Confira!

Aprenda a trocar a resistência do seu chuveiro em seis passos. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Aprenda a trocar a resistência do seu chuveiro em seis passos. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Leia também: Como instalar chuveiro elétrico?

Modelos de chuveiro para comprar

Mesmo que a troca de resistência seja fácil, às vezes o que você precisa é trocar todo o chuveiro. Nesse caso, listamos três opções que podem ser consideradas durante o processo de escolha.

Na lista você também pode conferir a ficha técnica e as principais informações sobre os diferenciais de cada modelo. Também vale a pena conferir ofertas de chuveiros com resistência blindada, que é mais segura e duradoura.

1. Ducha Lorenzetti Eletrônica Top Jet Turbo

Como o próprio nome sugere, a ducha Lorenzetti Eletrônica Top Jet Turbo possui uma tecnologia que aumenta a pressão da água e, com isso, oferece jatos mais fortes.

Outro diferencial desse modelo é a cabeça articulável, que permite manuseá-la e posicionar o chuveiro em diferentes ângulos.

Ficha técnica da Ducha Lorenzetti Top Jet:

  • Quantidade de temperatura: 4
  • Tipos de temperaturas: frio, morna, superquente, quente
  • Elétrico: sim
  • Tensão: 127V ou 220V
  • Diferenciais: comando eletrônico de temperaturas, grande espalhador

2. Ducha Lorenzetti Multitemperaturas Duo Shower Quadra Multitemperaturas

A Ducha Lorenzetti Multitemperaturas Duo Shower Quadra proporciona banhos com jatos de alta performance nas opções ducha e chuveiro.

Outro destaque desse modelo é o fato de ser adequado para casas com aquecimento solar e, assim, ele pode garantir a economia de energia.

Ficha técnica da Ducha Lorenzetti Multitemperaturas Duo Shower:

  • Quantidade de temperatura: 4
  • Tipos de temperaturas: quente, frio, morna, superquente
  • Elétrico: sim
  • Tensão: 127V ou 220V
  • Diferenciais: articulável, jato inteligente e multidirecional, sistema VT

3. Ducha Deca Acqua Plus 1990

A Ducha Deca Acqua Plus 1990 conta com recursos para oferecer água com alta e baixa pressão, responsáveis por ajustar a intensidade da água.

Além disso, ela também possui uma tecnologia auto limpante, que é ativada quando a ducha é desligada e evita o entupimento das saídas de água.

Ficha Técnica Ducha Deca Acqua Plus:

  • Quantidade de temperatura: não se aplica
  • Tipos de temperaturas: não se aplica
  • Elétrico: não
  • Tensão: não informado pelo fabricante
  • Diferenciais: articulável, bloqueador de resíduos

O que é preciso para trocar resistência de chuveiro?

Embora não seja uma tarefa complicada, o chuveiro é um equipamento elétrico e, portanto, trocar suas peças exige cuidado para evitar possíveis ferimentos como choques elétricos.

Para trocar a resistência de chuveiro, é preciso ter os seguintes itens por perto:

  • Escada;
  • Chave de fenda;
  • Resistência nova.

Outro objeto que não chega a ser um equipamento, mas é fundamental para garantir a segurança no momento de troca de resistência é o calçado de borracha, responsável por isolar o corpo do chão.

Como trocar resistência de chuveiro?

Com as ferramentas mencionadas no tópico anterior em mãos, o próximo passo é desligar o disjuntor para evitar riscos de choque elétrico. Feito isso, o processo de troca de resistência pode começar. Veja o tutorial:

1. Posicione a escada próximo ao chuveiro, suba e, com ajuda da chave de fenda, abra o chuveiro. Se preferir, tire o chuveiro de sua posição e o coloque em cima de uma mesa.

2. Em seguida, abra o chuveiro e verifique a posição da resistência queimada. Uma dica útil para não se esquecer de como a peça estava posicionada é tirar uma foto com o celular.

3. Retire a resistência queimada e substitua pela nova.

4. Feche o chuveiro e coloque de volta no lugar, se tiver tirado.

5. Ainda com o chuveiro desligado, abra o chuveiro e deixe a água correr por alguns minutos.

6. Desligue o chuveiro, ligue o disjuntor, e ligue novamente o chuveiro para verificar se a resistência está funcionando.Caso a resistência ou o chuveiro possuam instruções de instalação, leia e verifique se há alguma recomendação específica para o modelo que você tem na sua casa.

Leia também: