Entenda antes de comprar em Climatizador de Ar

Entenda os recursos dos climatizadores de ar

Aquecer, umidificar, purificar e ventilar. Conheça os recursos do climatizador de ar.

Recursos do climatizador de ar
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Os climatizadores de ar são aparelhos versáteis que, a partir de funcionamento simples, oferecem diversas funções que vão muito além de apenas refrescar o ambiente. No geral, eles "puxam" o ar externo e atuam para refrescar, mas podem ainda esquentar, ventilar ou purificar o ar. Conheça alguns desses recursos e as vantagens que eles oferecem:

Climatizador com aquecedor

Para refrescar, o ar do ambiente é captado e submetido à circulação em painéis evaporativos, no qual existe troca de temperatura.

Explicando: o ar quente entra em contato com a água fria que evapora. Neste painel, o ar entra em contato com a água e assim realiza uma troca de calor. Resultado? A água evapora e libera o ar climatizado que retira o calor do ambiente.

No entanto, no caso de um climatizador e aquecedor, o processo é invertido, ou seja, o ar frio é expelido e o ar quente vem para o ambiente. Sendo assim, um climatizador de ar com tal recurso é ideal também para os dias mais frios, já que além de refrescar (como os demais modelos) ainda aquece o ambiente.

Climatizador com umidificador

Em um climatizador e umidicador, o climatizador é capaz de compensar a baixa umidade do ar, comum em dias de inverno, por exemplo, e que pode prejudicar pessoas alérgicas, bebês e idosos. Ao umidificar, o aparelho trabalha liberando vapor d´água no cômodo. Bom para ser usado em quartos de crianças, pessoas alérgicas ou mesmo em regiões de clima seco, esse climatizador de ar garante um ar mais úmido, proporcionando mais conforto.

Climatizador com purificador

O climatizador e purificador é ainda mais completo. A partir da função de purificar, o climatizador de ar atua na esterilização do ar, eliminando bactérias, vírus e ácaros, causadores de problemas respiratórios. Ajuda também evitando mofo em móveis e paredes. A tecnologia utilizada varia de marca para marca, mas, normalmente, utiliza-se um ionizador para purificar.

Climatizador com ventilador

Existe ainda a função de ventilar. Em um climatizador e ventilador, apenas aproveitamos a estrutura interna que capta o ar, utilizando-o como um modelo de ventilador torre. Nesse caso, ele é mais indicado para épocas de temperatura amena, para circular o ar.

 

Agora que você entendeu todos esses recursos, fica mais fácil escolher seu climatizador de ar. Confira vários modelos aqui no Zoom e acerte na hora da compra!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em climatizador de ar