Entenda antes de comprar em Coifa e Depurador de Ar

Coifa: como escolher o modelo ideal para a sua cozinha

Compare coifas de parede, de ilha ou embutidas e escolha o modelo ideal para a sua cozinha.

Coifa
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Coifas são ótimos eletrodomésticos que ajudam a manter o design da cozinha longe das gorduras e dos odores que saem do preparo das comidas.

Para quem está pensando em comprar uma coifa e não tem ideia de por onde começar, é importante considerar espaço disponível, capacidade de sucção e, claro, custo/benefício. Vamos lá!

Como escolher a coifa ideal

 As coifas de parede em geral apresentam preços baixos e são modelos bem mais simples de instalar até mesmo em cozinhas menores (19 m² em média), sendo recomendadas em tamanhos que variam de 70 cm ou 80 cm, principalmente para quem usa fogões ou cooktops de quatro ou cinco bocas.

É importante saber que a maioria desses modelos de coifa de parede funciona como depurador, ou seja, filtra os gases gordurosos e os devolve limpos para o ambiente, dispensando a chaminé para jogar o ar sujo para fora, como fazem os modelos que são exaustores.

 

 

Já as coifas de ilhas são requintadas e a instalação é feita no teto. Ao contrário dos modelos de parede, essas funcionam como exaustores, ou seja, enviam o ar quente para fora através da tubulação.

Esse tipo de coifa se adequa bem em cozinhas amplas (de 24 m² aproximadamente), principalmente quando planejada em ilha, com o fogão mais distante da parede, localizado ao centro.

Quanto maior a potência, melhor o desempenho da coifa para afastar qualquer odor, gordura ou fumaça do seu fogão ou cooktop, vale lembrar! A potência influencia diretamente na capacidade de sucção do eletrodoméstico para levar a sujeira para fora. Isso também impacta no preço (mais alto) do aparelho. Assim, uma dica é avaliar a sua necessidade de uso e o espaço. Para cozinhas amplas, uma coifa potente funcionará melhor.

 

 

As coifas embutidas podem ser mais interessantes para quem está planejando a cozinha desde o início, pois elas ficam penduradas em armários suspensos sobre o fogão - o que exige uma adaptação no teto. Por serem planejadas, os preços podem variar.

Como limpar a coifa

Como todo eletrodoméstico, a limpeza da coifa também é muito importante. Para coifa com filtro de alumínio, uma dica é limpar pelo menos a cada 15 dias. Para isso, basta retirar o filtro e deixá-lo de molho em água quente e detergente por cerca de 30 minutos e, ao enxaguar, usar uma escovinha macia.

Já se o filtro da coifa for de carvão ativado, não se deve lavar, pois será preciso trocar o filtro a cada quatro ou cinco meses, dependendo do uso.

Na parte externa de uma coifa de inox, por exemplo, não é recomendado o uso de palhas de aço ou esponja abrasiva, apenas um pano seco e nas partes pintadas, usar cera automotiva para manter o brilho.

Resumindo: considere custo/benefício e inclua nisso a manutenção da coifa; pense bem no espaço que tem disponível e avalie a potência do modelo antes de comprar o eletrodoméstico.

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em coifa e depurador de ar