Como escolher coifa?

Guia de compras sobre coifas com detalhes, dicas e informações sobre esse tipo de aparelho.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

A coifa é um daqueles eletrodomésticos que dá um certo receio de comprar, afinal são aparelhos caros, que demandam um espaço na cozinha e exigem também uma instalação especializada. Pode parecer complicado, mas tendo as informações certas em mãos, o processo todo fica muito mais fácil. Para te ajudar com as pesquisas, criamos um guia de compras completíssimo que promete acabar de vez com qualquer dúvida na hora de escolher a sua coifa. Dê um Zoom!

Coifa ou depurador?

Saber a diferença entre a coifa e o depurador de ar é essencial para definir qual aparelho comprar.

Exemplos de coifa e depurador de ar em ambientes que pedem instalações diferentes. (Imagem: Divulgação/Electrolux)
Exemplos de coifa e depurador de ar em ambientes que pedem instalações diferentes. (Imagem: Divulgação/Electrolux)

Se você chegou até esse guia de compras provavelmente é porque precisa dar um jeito na fumaça e gordura que toma conta da sua cozinha quando prepara suas refeições. Mas você já se perguntou se um depurador de ar resolve o seu problema? Destacamos as características e diferenciais de cada eletrodoméstico aqui embaixo para você tomar a melhor decisão para o seu dia a dia!

Depurador de ar

Um depurador de ar é um aparelho mais simples, que funciona como uma espécie de purificador do ambiente: ele suga os vapores produzidos durante o preparo dos alimentos, filtra odores e gordura através de um sistema de filtros e devolve o mesmo ar para a cozinha através das saídas na parte superior. Geralmente têm o preço mais acessível e podem ser instalados pelo próprio usuário seguindo o manual de instruções. Os depuradores não vão eliminar completamente os cheiros e a gordura do ar, mas podem ser uma boa opção para espaços com pouca ventilação natural e para quem não costuma fazer muitas frituras em casa.

Leia mais: Melhor Depurador de Ar 2020: compare os preços de 10 modelos

Coifa

Já as coifas são uma versão mais elaborada dos depuradores, elas possuem motores e filtros mais potentes que são capazes de sugar e filtrar do ar praticamente toda fumaça, cheiros e gorduras resultantes do preparo dos alimentos. Elas podem operar na função de exaustor, que vai jogar esse ar todo para fora do ambiente; ou na função de depuração, que devolve o ar limpo para a sua cozinha. São aparelhos mais caros, maiores e que vão exigir uma instalação técnica específica - então, por isso, vale apenas investir em uma coifa apenas se você puder instalar os dutos do exaustor na sua cozinha.

Leia mais: Melhor Coifa: modelos de parede e de ilha para comprar em 2020

Fixação

Coifa de parede, de ilha ou de embutir? Entenda as diferenças.

Existem três tipos de coifas diferentes: coifa de parede, de ilha e de embutir. É importante conhecer as particularidades de cada tipo e criar um projeto completo para sua cozinha para poder decidir qual vai funcionar melhor para você. Em todos os modelos é necessário levar em consideração que o duto da coifa vai passar pelo teto da cozinha, então, em muitos casos, vai ser necessário a criação do forro falso rebaixando o pé direito do cômodo.

Coifa de parede

A coifa de parede é ideal para fogões que ficam encostados na parede da cozinha, sem armários ou gabinetes acima dele. Sua instalação é feita direto nessa parede, que deve ser resistente para sustentar o peso do aparelho.

Coifa de ilha

A coifa de ilha é projetada para ser instalada acima de fogões que ficam em ilhas de cozinha - aquela bancada isolada no centro da cozinha que permite circulação livre por todos os lados. Como esse modelo fica preso diretamente no teto, é necessário pesquisar no seu imóvel se a laje sustenta esse tipo de instalação.

Leia mais: Coifa de Ilha: os melhores modelos de 90 e 60 cm para comprar

Coifa de embutir

Já a coifa de embutir é bem similar à coifa de parede, com a diferença de ser projetada para ser instalada acoplada em um armário ou gabinete falso. Ela é a versão mais discreta, já que todo o duto fica escondido pela marcenaria - que deve ser criada sob medida para o modelo escolhido.

Tamanho

Qual o tamanho de coifa ideal? Veja as indicações para cada fogão.

Outro detalhe importante para se ter em mente na hora de escolher uma coifa é o tamanho ideal para o seu fogão. As coifas de 60 cm ou 70 cm são ideais para fogões de 4 bocas, enquanto os fogões de seis bocas precisam das coifas de 90 cm de largura. Essa medida é fundamental para garantir a eficiência do aparelho, já que a coifa precisa ser mais larga que o fogão para que toda a fumaça do preparo dos alimentos seja sugada corretamente.

Além desses modelos, também existem coifas de 80 cm, de até 50 cm e maior que 100 cm. Para que você consiga comparar as dimensões dos diferentes tipos, separamos os mais buscados do ano dos principais tamanhos: 60, 70 e 90 cm.

Coifa 60 cm

Coifa 70 cm

Coifa 90 cm

É aconselhável também você ter em mãos todas as medidas da sua cozinha, incluindo os espaços em volta do fogão. Isso porque cada modelo de coifa vai exigir uma metragem específica ao redor do aparelho para a instalação e isso pode variar conforme o fabricante. Criar um projeto completo para sua cozinha antes e depois de escolher a sua coifa é uma dica de ouro!

Vazão

Entenda o que é e como calcular a vazão da sua cozinha.

Sempre que você abrir as informações técnicas de algum modelo de coifa, a capacidade de sucção é um dos itens mais ressaltado pelas marcas. Isso porque esse é um detalhe importante para garantir o funcionamento ideal da coifa na sua cozinha.

A capacidade de sucção da coifa Tramontina Pirâmide de 90 cm vai variar de acordo com a voltagem do aparelho, por exemplo. (Imagem: Divulgação/Tramontina)
A capacidade de sucção da coifa Tramontina Pirâmide de 90 cm vai variar de acordo com a voltagem do aparelho, por exemplo. (Imagem: Divulgação/Tramontina)

A capacidade de sucção é a medida do poder que a coifa tem de sugar o ar ao redor dela. Uma forma de descobrir qual a sua necessidade é calcular a área da sua cozinha em metros cúbicos (largura x comprimento x altura, e multiplicar o resultado por 12), o resultado dessa conta será a vazão mínima que sua coifa deve ter. Mas, na hora de pesquisar modelos, se atente às informações fornecidas por cada fabricante sobre como você deve fazer esse cálculo - que pode variar para cada marca. Uma dica é saber que quanto maior e mais amplo for o ambiente, maior deve ser a capacidade de sucção da coifa.

Filtragem

Saiba quais são os tipos de filtro e manutenção necessária para cada um.

Os filtros das coifas são um diferencial que os fabricantes costumam destacar nos seus anúncios. Isso porquê os filtros devem ser limpos manualmente pelo usuário de tempos em tempos e, quanto melhor o filtro, maior fica esse intervalo.

A maioria das coifas possui, pelo menos, um sistema duplo de filtragem: um filtro que vai agir em cima da fumaça e odores, e um filtro que vai atuar sobre a gordura. Atualmente, os filtros mais usados são o de carvão ou carbono ativado e o de metal. Ambos vão precisar de manutenção periódica - o de metal deve ser retirado e lavado, e o de carvão deve ser substituído quando atingir seu limite de saturação (que é indicado pelo fabricante).

Consumo

Quanto de energia uma coifa consome?

Assim como qualquer aparelho elétrico da sua casa, a coifa também vai ter um consumo de energia que vai somar à sua conta de luz. Cada modelo de coifa vai ter uma potência e um consumo energético diferente, que são informados pelos fabricantes. Caso a coifa possua velocidades diferentes de funcionamento, o consumo vai aumentar a cada velocidade, já que esse aumento exige mais potência do motor. E, caso a coifa tenha lâmpada embutida, o consumo também aumenta.

Uma dica para diminuir um pouco esse gasto é dar preferência para os modelos que tenham luz de led ao invés de lâmpadas incandescentes. Por não ser um eletrodoméstico de uso contínuo - como uma geladeira, por exemplo - a coifa não vai ser o vilão da sua conta de luz, mas saber o que esperar no final do mês é sempre importante para ter um controle de gastos.

Design

Saber qual a manutenção exigida pode te ajudar a escolher a coifa ideal.

A coifa Electrolux 90CIV tem acabamento preto. (Imagem: Divulgação/Electrolux)
A coifa Electrolux 90CIV tem acabamento preto. (Imagem: Divulgação/Electrolux)

Além de potência e recursos, o design de cada coifa é provavelmente o detalhe onde os fabricantes mais inovam e diferem um modelo do outro. Cada coifa vai possuir um design e acabamento para você escolher o que melhor se encaixa na sua decoração e necessidades. Cada acabamento, inclusive, vai ter a sua função, seja prática ou estética.

Então, além de pesar apenas a questão visual da sua coifa na hora de escolher, lembre-se que, como qualquer eletrodoméstico, ela também vai precisar de manutenção e limpezas periódicas. As coifas em inox, por exemplo, têm um dos acabamentos mais comuns - e um dos mais práticos de limpar. Essa limpeza periódica também é facilitada em modelos com designs simplistas e sem muitos cantinhos para a sujeira acumular.

Coifa Cadence Gourmet é um modelo inox com painel de vidro. (Imagem: Divulgação/Cadence)
Coifa Cadence Gourmet é um modelo inox com painel de vidro. (Imagem: Divulgação/Cadence)

Alguns modelos podem possuir painéis de vidro que também são práticos de limpar e dão um ar mais clean à sua cozinha, mas que podem deixar o seu aparelho mais pesado, exigindo um cuidado maior durante a instalação.

Leia mais: Como limpar coifa de inox?

Recursos adicionais

Muitas marcas investem em recursos e funções para criar um diferencial, eles fazem diferença?

A coifa Brastemp BAV10AR possui luzes de LED que auxiliam na iluminação do fogão durante o preparo. (Imagem: Divulgação/Brastemp)
A coifa Brastemp BAV10AR possui luzes de LED que auxiliam na iluminação do fogão durante o preparo. (Imagem: Divulgação/Brastemp)

Por último, anote os recursos e funções diferenciadas dos modelos que te interessarem para comparar e escolher qual a coifa ideal para você. Muitas marcas costumam investir em tecnologia para criar diferenciais interessantes que podem facilitar o seu dia a dia na cozinha, veja alguns exemplos:

  • Luz embutida para iluminar a superfície do seu fogão enquanto você cozinha
  • Filtros laváveis e reutilizáveis
  • Diferentes velocidades de funcionamento
  • Sensor de saturação do filtro (indicando a hora de lavar ou trocar os filtros)
  • Sensor de temperatura
  • Motor com baixo ruído

Ou seja, vale sempre a pena ficar atento aos detalhes mencionados e pesquisar com calma antes de investir, afinal as coifas são aparelhos mais caros - mas que prometem te acompanhar por muitos anos!

Curtiu nosso Guia de Compras? Então dê um Zoom na nossa página sobre coifas e depuradores de ar e fique por dentro dos melhores modelos disponíveis no mercado.

Leia também: