Como limpar coifa de inox?

Separamos algumas dicas para você aprender a limpar a sua coifa de inox de forma simples e completa!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Adquirir uma coifa de inox é garantia de que o produto terá longa durabilidade e trará estilo à sua cozinha. Além de combinar com diversos outros eletrodomésticos, a coifa é sinônimo de praticidade. Afinal, só quem já precisou fritar um alimento em um apartamento pequeno sabe as consequências desse feito sem uma ajuda extra, né?

Mas, não podemos esquecer que esse produto também acumula sujeira, o que exige alguns cuidados específicos na hora da higienização. Ninguém quer uma coifa engordurada, não é mesmo? Se você ainda não sabe como limpar a sua coifa de inox sem deixar nenhuma mancha, não tem problema. Dê um Zoom e confira as dicas que separamos!

Aproveite e entenda as diferenças entre coifa e depurador de ar:

Parte externa

O ideal é que a parte externa da coifa de inox seja higienizada todos os dias, a fim de não deixar a gordura acumular. No entanto, sabemos bem que nem sempre sobra esse tempinho no dia a dia. Pensando isso, separamos um passo a passo para ajudar em uma limpeza eficiente:

Passo 1. Com a coifa ligada, ferva uma mistura de água e limão no fogão. O vapor exalado da solução será absorvido pela coifa. Com isso, a gordura ficará mais emoliente, facilitando sua remoção.

Passo 2. Desligue a coifa na tomada. Certifique-se se que ela está realmente desligada para evitar choques ou problemas elétricos.

Passo 3. Faça uma mistura de água morna e detergente neutro. Essa solução será a sua melhor amiga na hora de limpar o inox.

Passo 4. Umedeça um pano ou o lado macio de uma esponja na mistura e passe em toda a parte externa do aparelho. Caso seja necessário, devido a quantidade de gordura, use um desengordurante para ajudar.

Passo 5. Seque a coifa com um pano limpo para evitar manchas no inox, e pronto!

Você sabia que dá para usar bicarbonato de sódio também?

É possível substituir a solução tradicional de água morna e detergente por uma mistura de bicarbonato e vinagre. Basta misturar um litro de água, 500ml de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Misture bem e siga os mesmos passos acima.

O bicarbonato de sódio pode ser um grande aliado na higienização da sua coifa de inox (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O bicarbonato de sódio pode ser um grande aliado na higienização da sua coifa de inox (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Parte interna

Na parte interna, você pode usar a mesma solução preparada anteriormente. É comum ter áreas de gordura mais pesadas se você não faz a limpeza com muita frequência. Mas, fique tranquinho! A gordura irá sair. Apenas tenha calma na hora de removê-la para não danificar a sua coifa. Basta seguir o processo abaixo:

Passo 1. Após a etapa externa e ainda com o seu produto desligado, retire as grades da coifa.

Passo 2. Com a solução de água morna e detergente neutro misturados, limpe a parte interna do produto até onde conseguir, com o auxílio de um pano ou o lado macio da esponja.

Passo 3. Caso tenha muita gordura acumulada, utilize um pouco de produtos desengordurantes específicos. Assim, será mais fácil de removê-la.

Passo 4. Por fim, passe um pano seco e macio em toda a área interna do aparelho.

Não se esqueça de desligar a coifa de inox da tomada na hora de limpá-la! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Não se esqueça de desligar a coifa de inox da tomada na hora de limpá-la! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Grades

As grades da sua coifa de inox também precisam de uma atenção extra na hora da limpeza. É só seguir o passo a passo!

Passo 1. Ferva água suficiente para emergir as grades do seu aparelho. Em seguida, despeje a água em um recipiente e adicione uma colher de detergente líquido, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um copo de vinagre de álcool.

Passo 2. Coloque as grades da sua coifa no recipiente com a solução.

Passo 3. Deixe a mistura agir por 20 minutos.

Passo 4. Após esse tempo, lave as grades com escova ou esponja macia.

Passo 5. Enxugue com um pano seco e macio para não deixar manchas ou água nas grades.

Filtro metálico

Se a sua coifa possui filtro de carvão ativado, é válido lembrar que ele precisa ser trocado periodicamente, pois não podem ser lavados e, com o passar do tempo, perdem a eficácia. Porém, caso seu filtro seja metálico, é necessário realizar a limpeza dessa parte também. Dá só uma olhada no nosso guia!

Passo 1. Retire o filtro metálico da coifa.

Passo 2. Coloque o filtro em um recipiente com água morna e detergente e deixe de molho.

Passo 3. Após o período de molho, use uma escovinha para remover os resíduos do filtro.

Passo 4. Caso sinta dificuldade para retirar a sujeira mais resistente, utilize um desengordurante para auxiliar na limpeza.

Passo 5. Por fim, enxague normalmente e seque com um pano limpo.

Preste atenção na hora de limpar o filtro da coifa de inox (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Preste atenção na hora de limpar o filtro da coifa de inox (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como limpar coifa de aço inox manchada?

A coifa de aço inox manchada não é difícil de ser higienizada. Mais uma vez, o bicarbonato de sódio será um grande amigo. O passo a passo não contém nenhum mistério. Confira logo abaixo!

Passo 1. Prepare uma mistura com água morna e bicarbonato de sódio até formar uma pasta.

Passo 2. Passe a pasta de forma suave nas manchas do seu produto, com o auxílio do lado macio da esponja.

Passo 3. Por fim, passe um pano úmido com água e seque completamente.

Como limpar coifa de aço inox escovado?

A coifa de aço inox escovado apresenta uma espécie de granulação que pode ser identificada a olho nu. Por isso, esfregue sempre a favor da granulação para não danificar o produto. É bem simples!

Se a sua coifa de inox possuir grade, é importante ficar atento à limpeza dessa região (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Se a sua coifa de inox possuir grade, é importante ficar atento à limpeza dessa região (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Dicas e dúvidas frequentes

  • Não esqueça de fazer a limpeza periodicamente. Evitar o acúmulo torna o processo de limpar mais rápido e menos trabalhoso, além de prolongar a vida útil da sua coifa.
  • Evite produtos como cloro, água sanitária, com silicone e, claro, inflamáveis.
  • Nunca use esponja de aço sobre a superfície do seu objeto. Isso pode arranhá-lo.
  • Evite esfregar com movimentos bruscos ou rápidos demais. Mesmo que esteja usando um pano macio, movimentos bruscos podem danificar a coifa de inox.
  • Não esqueça de verificar o tipo de filtro que o seu aparelho apresenta. Os filtros de carvão ativado não podem ser higienizados.
  • Evite jogar água diretamente na superfície de inox. Opte sempre por panos ou esponjas macias.

Leia também: