Depurador, exaustor ou coifa: quais as diferenças? Descubra qual é melhor para a sua cozinha

Procurando um aparelho que retire o cheiro de gordura da cozinha? Veja qual destes é o ideal para sua casa

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Está precisando de um eletrodoméstico que ajude a eliminar a gordura e o odor da sua cozinha após o preparo das refeições? Você chegou ao lugar certo! Neste artigo vamos apresentar três opções de eletro que vão te ajudar nesta tarefa e deixar seu cômodo com ar fresco, são eles: coifa, depurador de ar e exaustor. Dê um zoom e confira a seguir!

Coifa

A coifa de cozinha é uma ótima aliada para eliminar o vapor e a gordura do ambiente. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A coifa de cozinha é uma ótima aliada para eliminar o vapor e a gordura do ambiente. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A coifa é responsável por eliminar 90% dos odores da cozinha, já que ela expulsa o ar do ambiente, eliminando o vapor, a gordura e a fumaça que são produzidos na hora do preparo da refeição. Além disso, essa função ajuda a conservar seus outros eletrodomésticos e até mesmo os móveis. Vale lembrar, que a coifa não precisa de filtro de carvão, o que facilita na hora da limpeza. Confira aqui como escolher uma coifa.

Não sabe como limpar sua coifa? Confira aqui um passo a passo para limpar coifa de inox.

Existem 2 modelos de coifa de cozinha: a de ilha e a de parede.

  • Coifa de ilha – Também conhecida como coifa de teto, ela é recomendada para cozinhas onde o fogão fica no meio do ambiente, no caso, em ilhas, distante das paredes. É importante que o teto tenha sustentação para segurá-la com firmeza.
  • Coifa de parede – Esse é o tipo de coifa mais comum. Como o próprio nome já diz, ela é instalada na parede, bem acima do fogão ou do cooktop.

Depurador de ar

O depurador de ar precisa ser higienizado periodicamente. (Imagem: Divulgação/Electrolux)
O depurador de ar precisa ser higienizado periodicamente. (Imagem: Divulgação/Electrolux)

O depurador de ar renova o ar do ambiente, eliminando as partículas de gordura, a fumaça e os odores produzidos durante o preparo das refeições e devolvendo eles para o ambiente. Este eletrodoméstico possui dupla filtragem, uma primária e outra secundária. Na primeira, a gordura é filtrada por um filtro de alumínio ou inox, que a transforma em material sólido. Já a filtragem secundária é responsável por absorver o odor e fumaça pelo carvão ativado do filtro, que precisa ser trocado de tempos em tempos. Cerca de 50% da gordura e do cheiro é absorvido pelo depurador.

É importante lembrar que algumas coifas também possuem a função de depurador, como a Coifa Fogatti CVC Slim.

Está com o orçamento limitado? Conheça 5 itens até 2000 reais para sua cozinha .

Exaustor

Por fim, existem os exaustores, que são responsáveis por eliminar os vapores e odores do ambiente e puxar o ar limpo para substituí-lo. Eles funcionam ainda como reguladores de temperatura, já que eliminam o vapor quente e puxam o ar fresco para o cômodo. Apesar de serem frequentemente usados em cozinhas, é comum vê-los em banheiros ou salas. O exaustor para banheiro é usado quando o cômodo em questão não possui janela ou qualquer tipo de circulação de ar.

Leia também: