Como escolher a melhor cama para você?

Conheça os modelos e medidas de cama e faça a escolha certa para o seu quarto

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Escolher a melhor cama pode parecer algo simples se você levar em conta apenas que é o lugar onde se dorme. Mas isso é justamente o mais importante! Afinal, uma boa noite sono está diretamente relacionada à qualidade de vida.

Por isso, vale ficar atento a todos os detalhes e investir em um modelo que reúna beleza, conforto e utilidade. Vamos dar aqui algumas dicas para você seguir na hora de escolher a melhor cama de solteiro e de casal. Dê um Zoom e confira!

Veja uma lista com os melhores travesseiros para você comprar

Espaço disponível

O primeiro passo é medir o espaço disponível para a cama no quarto. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O primeiro passo é medir o espaço disponível para a cama no quarto. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Antes de escolher a melhor cama baseando-se em estilo e modelos, a primeira coisa a se fazer é medir o espaço que você dispõe no quarto. É preciso muita atenção nessa fase para montar um espaço completo sem cometer erros que deixem o ambiente apertado. Os espaços para você transitar e a distância necessária para abrir portas e gavetas do guarda-roupas sem esbarrar em nada precisam ser anotados. Inclua nesse cálculo outros móveis que fiquem no quarto, como mesinha de cabeceira, e complementos de sua cama, como banquetas, baús e puffs, que proporcionam conforto e beleza mas que exigem metros quadrados a mais.

A distância entre a cama e a parede deve ter em média 65 cm. No caso de cama de casal, o ideal é que as duas laterais fiquem livres porque, ao encostar a cama na parede, alguém vai ter dificuldade para se levantar. Outras medidas que precisam ser observadas são as externas, principalmente em apartamentos. Se for um modelo que não desmonta, tipo cama box conjugada, há possibilidade de não entrar no elevador nem passar pelas portas.

Tamanho da cama

Descubra abaixo as medidas de cama existentes para compra. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Descubra abaixo as medidas de cama existentes para compra. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Com as dimensões e todos os detalhes do quarto devidamente medidos, é hora de pensar em como comprar a melhor cama levando em conta seu tamanho. Aqui, o bom senso e a harmonia no cômodo também prevalecem: vale a pena, por exemplo, deixar o quarto “amontoado” para desfrutar de uma cama king size? Preste atenção nos tamanhos – que servem tanto para camas tradicionais como camas box - e decida qual é o suficiente para você ter o conforto da melhor cama em seu quarto.

Uma cama de casal tradicional tem medidas de 1,38 m x 1,88 m e é a que melhor se adequa à maioria dos casais e dos quartos. Já uma queen size tem 1,58 m x 1,98 m e é aquela escolha perfeita para quem dispõe de um pouco mais de espaço para ganhar um conforto a mais na hora de dormir. E, por fim, a King size, que tem medidas de 1,93 m x 2,03 m, sendo indicada para casais altos e mais pesados como é o modelo Miami da Anjos Colchões com tecido antibacteriano. Aqui, é preciso um cômodo relativamente grande para a king size poder ficar bem instalada. Não esqueça que o colchão e as roupas de cama para este tamanho são bem mais caros.

Cama tradicional

A cama com estrado de madeira é a mais tradicional. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A cama com estrado de madeira é a mais tradicional. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A cama tradicional, composta pelo trio estrado, colchão e cabeceira, é a mais comum tanto em modelos de solteiro como casal. As principais vantagens são a leveza do material e a possibilidade de combiná-la com diversos estilos de decoração, pois apresentam uma grande variedade de cabeceiras, cores e tipos de madeira.

Entre as camas de solteiro, vale pesquisar as que vêm com gavetões embutidos, como a Multifuncional Charme da Interlink. Ela tem 3 gavetas, nichos e ainda acompanha uma mesinha de cabeceira, sendo um ótimo modelo para organizar melhor o quarto e otimizar seu espaço.

Cama box

As camas box podem ter baús na estrutura, o que facilita no armazenamento de lençóis e edredons. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
As camas box podem ter baús na estrutura, o que facilita no armazenamento de lençóis e edredons. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se a praticidade for o mais importante para você na hora de comprar a melhor cama, a escolha certamente recairá em uma cama box. Ela ganha pontos ao economizar um espaço precioso já que não há estrutura nas laterais nem na cabeceira.

Preste atenção em algumas diferenças de modelo para modelo para poder escolher qual a melhor cama box para seu ambiente. Há a cama box comum inteira e a bipartida – mais prática para transportar. A box baú, como a Cama Box Baú Casal Lucas Colchões com Colchão Ortobom ISO 138cm, tem um amplo espaço para guardar lençóis, colchas, travesseiros e até roupas de pouco uso. E ideal para quem tem guarda-roupa pequeno ou não dispõe de cômoda.

Já o modelo conjugado é o mais barato porque o colchão vem acoplado ao box. Só que tem desvantagens como não permitir mudar a posição do colchão, por exemplo.

Cabeceiras

As cabeceiras deixam o quarto mais estiloso, além de mais confortável. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
As cabeceiras deixam o quarto mais estiloso, além de mais confortável. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se você chegou à conclusão que a melhor cama é a box, agora é a hora de escolher uma cabeceira que a valorize! Há uma infinidade de alternativas, desde as despojadas em forma de adesivo de parede, até as mais clássicas e acolchoadas, podendo chegar até 20 cm de espessura. Seja qual for, cada uma tem o potencial de dar um toque personalizado à decoração.

Um modelo estofado em tecido que ultrapasse os limites do colchão pode ampliar o ambiente e deixá-lo bem moderno. Em casos de quartos compactos, uma boa escolha é fazer a cabeceira em painel de madeira, dando um toque contemporâneo ao local. Uma bonita cabeceira torna o ambiente mais harmonioso e acolhedor do que uma parede lisa!

Leia também: