Produtos e novidades em Console de Video Game

Borderlands 3 é anunciado pela Gearbox

Após cinco anos de espera, Borderlands 3 está chegando em 2019.

Borderlands 3
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Depois de anos de espera e muita expectativa, Borderlands 3 foi finalmente anunciado. O jogo é uma continuação da série que se tornou um símbolo de games de tiro bem humorados, com foco no modo cooperativo.

O último jogo da franquia foi Borderlands: The Pre-Sequel, lançado em 2014, então os fãs estão ávidos por uma nova viagem ao mundo de Pandora.

O game de tiro tem uma infinidade de ítens, como em um RPG

Borderlands é um precursor dos looter shooters, um jogo de tiro em primeira pessoa que pode ser jogado inteiramente em modo cooperativo com até outros três jogadores.

Há elementos de RPG também na progressão dos personagens e o equipamento é obtido através do loot, que é aleatório e incentiva a exploração do mundo aberto.

O que sabemos sobre a história de Borderlands 3?

Oficialmente, a história ainda é um mistério. No entanto, um vazamento no fim de 2018 já mostrava os personagens jogáveis em artes conceituais e dava pistas do que vai ser a grande ameaça em Borderlands 3: os gêmeos Calypso. Eles aparecem no trailer, quando são mencionados os vilões, e há vários sinais de um culto envolvendo os dois, chamado Children of the Vault, como cartazes e faixas.

Em um teaser lançado junto com o trailer, os personagens são exibidos como se fossem esculturas, e os gêmeos aparecem mais uma vez num cenário que lembra muito uma igreja. Há algo curioso nos dois: ambos têm as marcas das Sirens, mulheres com poderes místicos.

Borderlands 3

Os personagens jogáveis são os chamados Vault Hunters, pessoas que vão ao mundo de Pandora em busca da Vault, um tipo de abrigo que promete muitas riquezas para quem se arriscar a encontrá-lo. Esses personagens ainda não têm nomes oficiais, mas são quatro, cada um com uma habilidade própria, e algumas são exibidas no trailer, como uma Siren com os clássicos poderes ou a possibilidade de usar robôs como montaria.

Outros personagens clássicos da série também retornam, como o robô Claptrap, os Vault Hunters dos jogos anteriores, como Brick, Mordecai e Zer0. No trailer aparece até o protagonista do spin off Tales From The Borderlands (PS4, Xbox One), um adventure produzido pela falecida Telltale.

E os inimigos?

Borderlands é uma mistura de ficção científica e fantasia, o que inclui um pouco de misticismo e monstros alienígenas, estes últimos sendo responsáveis pelos riscos ao andar pelo mundo - afinal, em qualquer ambiente livre de civilização, animais predadores rondam.

O trailer mostra alguns, incluindo um enorme ser que parece um dinossauro cuspindo fogo. Mas obviamente boa parte do combate será contra outros humanos, sejam eles pessoas insanas, membros de cultos ou agentes das corporações que dominam a sociedade.

O game vai se passar no deserto de Pandora?

Pandora, o mundo em que se passa a série, é um planeta desértico. Não há uma grande variação de biomas - a maior variação vista até o momento foi uma visita à lua do planeta. Mas no trailer há dois ambientes que não se encaixam em Pandora: um pântano e uma cidade super tecnológica. Há também uma menção a “salvar os mundos”, o que sugere que teremos viagens entre mundos diferentes.

E o Loot?

Ah, essa é a chave de Borderlands. Toda a jogabilidade gira em torno do loot, que é gerado de maneira totalmente aleatória e rende armas, armaduras e equipamentos tecnológicos. Isso quer dizer que variedade é a chave, e Borderlands 3 não brinca em serviço: o trailer promete um bilhão de armas, incluindo armas que se movem de maneira independente. Quem pretende colecionar todos os equipamentos do jogo terá uma tarefa árdua.

É necessário Jogar Borderlands 1 e 2 para entender a história?

Isso é um problema das séries que se estendem através das gerações de consoles. A boa notícia é que a desenvolvedora da série, a Gearbox, lançou uma coletânea chamada Borderlands: The Handsome Collection, que traz Borderlands 2 e Borderlands: The Pre-Sequel, além de todos os DLCs lançados até então em versões para PS4 e Xbox One. Essas edições receberão no dia 3 de abril uma atualização gratuita, contendo novas texturas compatíveis com 4K e melhorias gráficas para melhor adequar os jogos à geração atual.

Além dos dois jogos e de Tales from the Borderlands, também disponível para PS4, Xbox One e PC, temos Borderlands 2 VR, uma adaptação do jogo para o PS VR - sim, o jogo todo. Só que essa versão não traz a possibilidade de jogar com amigos.

O primeiro jogo da série não fica esquecido: também no dia 3 de abril, será lançada uma versão remasterizada de Borderlands, com todos os DLCs, chamada Borderlands: Game of the Year Edition, para PS4, Xbox One e PC.

Quando o game chega às lojas?

Ótima pergunta! Não há anúncio de data de lançamento de Borderlands 3, apenas rumores de que ele será lançado ainda em 2019. Fãs bem atentos perceberam que em dois momentos são mostrados prédios no trailer, primeiro com os números “01” escritos e depois com “10”. Os teoristas da conspiração acreditam que isso seja uma dica da data de lançamento: 1º de outubro de 2019. Claro que é apenas uma teoria de fãs, então vamos aguardar um anúncio oficial.

Também não temos notícias dos consoles que receberão o jogo, embora uma aposta em PS4, Xbox One e PC seja certa, retando o Nintendo Switch como incógnita.

Enquanto Borderlands 3 não chega, confira os preços de Borderlands, The Handsome Collection:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game