Zoom indica em Console de Video Game

Call of Duty ou Battlefield: qual o melhor jogo de tiro?

Qual das duas franquias leva a melhor?

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.
  Call of Duty Battlefield
Enredo
Jogabilidade
Versões
Visual

Enredo

A franquia Call of Duty é focada em cenários de grandes guerras históricas, como a Segunda Guerra e a Guerra Fria (essa, em clima futurista), para os quais deu um enfoque ultrarrealista, gerando até mesmo algumas polêmicas em função disso.

Já a série Battlefield, lançada em 2002, focou em grades conflitos apenas, sendo uma de suas mais famosas o título Vietnam, com conflitos em Hanói e a retirada de tropas americanas do país.

Ambos misturam cenários realistas com participações de jogos em equipe e multiplayer mas Call of Duty foca mais em entretenimento e, por isso, leva menos a sério seus desdobramentos políticos e estratégicos, sendo, assim, menos sujeito à falhas no enredo.

Jogabilidade

Jogar o modo história, ou seja, do início ao fim, confere o mesmo nível de divertimento em ambas as franquias. Você vai coletar armas, aprimorar as suas habilidades e curtir horas da melhor adrenalina bélica disponível no mercado. Call of Duty sai na vantagem inicialmente, por oferecer DLCs (conteúdos para download) e modos mais criativos, como o Zumbi. Já a série Battlefield oferece imagens de mais impacto e, para alguns críticos, jogabilidade no modo "team" melhor.

As duas séries trazem um número de personagens suficiente para garantir boa diversão, tornando a imersão bem realista em ambos os casos. Vale lembrar, contudo, que os dois games demandam certa habilidade de comando com os botões, já que exigem muitos comandos diferentes para suas diferentes ações.

Versões

Ambos apresentam versões de diferentes títulos para PC, Xbox, PS3 e iOS. Contudo, Call of Duty por estar melhor consolidado no mundo mobile sai na frente nessa comparação.

As versões mais famosas das duas franquias são: Call of Duty: Black Ops II e o Battlefield 3. A primeira, fala sobre uma suposta Guerra Fria, onde você encarna um agente secreto para solucionar as missões. Já na terceira versão de Battlefield, vamos para o ano de 2014 e os Fuzileiros Navais estão na conturbada fronteira entre Irã e Iraque, lutando contra um grupo terrorista. Durante a campanha, o jogador assume diversos papeis e passa por diversos cenários, como as ruas de Paris e os esgotos de Nova York, além do próprio Irã.

Visual

Seria injusto fazer prevalecer uma sobre a outra, uma vez que ambas se esmeram em trazer o melhor da representação realista, das cenas de entrada às conclusões e embates principais. Por retratarem cenários reais, as duas franquias empatam na reconstituição geográfica, de prédios, uniformes e armamentos.

Call of Duty ganha alguns pontos somente em seu título mais atual o Black Ops 2, justamente por investir em armamentos futuristas, robôs e veículos de combate que deram uma quebrada da estética que vinha sendo trabalhada desde o início dos anos 2000.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game