Zoom indica em Console de Video Game

Captura de movimento: a nova onda dos games

Os acessórios que mudam a cara dos jogos de hoje.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.


Videogames com captura de movimentosJapão, 2001. A Nintendo está em crise. Uma reunião interna de designers iria discutir os novos rumos da companhia e imaginar o formato dos videogames do futuro. Eles imaginaram que os consoles seguintes tinham que agradar as mães dos jogadores.

Sim, as mamães! Até hoje, os fios espalhados no chão e a falta de exercício físico são alguns dos principais argumentos de mães ao redor do mundo contra os videogames. O resultado desse encontro definiria os rumos de um projeto secreto cujo produto final seria lançado em 2006: o Nintendo Wii.

Foi o primeiro videogame a incorporar sensores de movimento, ao invés de usar controles estáticos tradicionais. Microsoft e Sony demoraram, mas hoje estão na vanguarda dessa tecnologia.

Nintendo Wii

Lançado há mais de 5 anos, o Nintendo Wii inaugurou uma nova abordagem tecnológica nos controles dos games: captura de movimento. Ele conta com o controle remoto Wiimote, que se comunica via Bluetooth com o console.

Ele emite sinais e "conversa" com a Sensor Bar, a barra de sensor do videogame. Assim, ele consegue decodificar para onde o controle está sendo apontado: para os lados, para frente e para trás. Há um acelerômetro para decodificação da velocidade.

O acessório Nunchuk serve para auxiliar a movimentação espacial. Em 2008, a Nintendo aumentou a sensibilidade do Wii com o lançamento do Wiimotion Plus, um giroscópio acoplado na base do controle, capaz de entender movimentos de torção, ângulo e posição. Atualmente, o Nintendo Wii é o console doméstico que mais vende no mundo.

Playstation Move

Foi em 2008 que começaram a surgir rumores sobre o desenvolvimento de um novo controle de movimento pela Sony. Dois anos mais tarde, era lançado o Playstation Move. Ele tem o formato de um bastão, com uma espécie de bolinha de pingue-pongue na ponta.

A bolinha, que muda de cor conforme o jogo e a iluminação, é reconhecida pela câmera do Playstation 3, a PS Eye. O console consegue entender a posição do controle ao rastrear a bolinha colorida. O controle possui os botões tradicionais da marca Playstation, além de trazer um novo botão, o Move, usado para as seleções principais dos menus.

O PS Move é considerado um excelente acessório de reconhecimento de movimento por ser bem preciso e rápido. Infelizmente, a Sony ainda não lançou muitos títulos compatíveis com o formato. Um dos jogos que mais se destacam é o Sports Champions, uma coletânea de games de esportes, como pingue-pongue e lançamento de frisbee.

Microsoft Kinect

O Microsoft Kinect, antigamente chamado de Project Natal, é talvez a maior revolução de tecnologia de captura de movimentos nos games. Ao contrário de seus competidores, o aparelho consegue decodificar a posição do jogador, rastreá-lo em tempo real, mapeá-lo em três dimensões, reconhecer seu rosto e aceitar comandos de voz. Tudo sem nenhum tipo de controle. O jogador usa apenas o corpo.

Esse desenvolvimento genial apresentado pela Microsoft, para o Xbox 360, custa um pouco mais caro do que seus concorrentes. Além disso, jogadores que já possuem o Kinect relatam um certo atraso entre movimento e resposta na tela. A Microsoft promete melhorar o sistema continuamente com atualizações de software.

O Kinect já possui uma ampla gama de títulos. Hoje, o Kinect conta com mais de 20 jogos lançados, com previsão de mais 30 lançamentos em um futuro próximo. Um dos jogos que mais prometem é Kinect: Star Wars. Nele, será possível empunhar um sabre de luz e lutar como um Jedi usando apenas os movimentos do corpo.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game