Zoom indica em Console de Video Game

Como aproveitar os recursos online do seu videogame?

Dicas para usar o conteúdo online do seu console.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os videogames estão revolucionando o mundo do entretenimento oferecendo diversos conteúdos através da internet, entre pagos e gratuitos. Nesses espaços, a oportunidade de se relacionar e jogar online com jogadores de todo o mundo é apenas um dos grandes atrativos.

Outro destaque dos videogames on line é a venda de jogos direto para download, permitindo comprar não apenas games também vendidos normalmente em lojas físicas, mas também títulos exclusivos. Há ainda os "DLCs" (do inglês, "Downloadable Content", ou "conteúdo para download" em português"), que são conteúdos adicionais para os games, como novas fases ou personagens, e jogos de videogame on line para demonstração ("demo") gratuitos.

Além da comodidade de comprar sem sair de casa, há vantagem no preço, já que a venda direta sob demanda através do download elimina gastos com embalagem, mídia ou distribuição. Mas os conteúdos para videogames on line não se restringem a jogos: há vídeos gratuitos com notícias e trailers de games, filmes, músicas e até quadrinhos digitais à venda. Existem ainda temas e itens para personalizar o seu console.

Para quem não quer ficar para trás, é recomendável se registrar nos serviços americanos da Xbox Live, rede para Xbox 360, e Playstation Network (PSN), para PS3, PSP e PS Vita. Isso exige um domínio básico do inglês e o uso de um cartão internacional para compras. Há também muito conteúdo que, infelizmente, é bloqueado para jogadores de outros países. A loja virtual da Nintendo (para Wii, DSi e 3DS) são internacionais.

Quem preferir, pode optar pela versão brasileira da Xbox Live ou da PSN. As vantagens são, além do conteúdo em português para videogames on line, a cobrança em Reais, o uso de cartões nacionais e o suporte com as respectivas fabricantes no Brasil. Porém, a gama de conteúdo é mais limitada e, em muitos casos, os preços cobrados são um pouco mais caros (há exceções, no entanto).

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game