Como jogar Free Fire? Saiba fazer o download e dicas para se dar bem

Saiba fazer o download do Free Fire e veja algumas dicas para vencer no battle royale da Garena.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Free Fire é o jogo para celular mais jogado no Brasil. O grande sucesso do Battle Royale se dá pela boa jogabilidade, e por ser grátis para baixar e leve, o que faz com que ele rode em celulares com ficha técnica mais fraca. Apesar de ser um game relativamente simples, no começo muitos jogadores ficam confusos em relação às estratégias e ao que fazer para se dar bem.

O Zoom preparou um guia para te ajudar a dar os primeiros passos no Free Fire. Vamos te ensinar como baixar o jogo da forma correta, para não cair em nenhum golpe de aplicativos falsos, além de dar algumas dicas para você já se dar bem no jogo logo de começo e vencer várias partidas.

Leia também: Jogos online para celular: 7 games para jogar com amigos na quarentena

Free Fire atingiu a marca de 80 milhões de jogadores ativos em maio. (Foto: Divulgação/Garena)
Free Fire atingiu a marca de 80 milhões de jogadores ativos em maio. (Foto: Divulgação/Garena)

Como baixar o Free Fire no celular

Antes de baixar o Free Fire, fique atento. existe uma série de aplicativos que tentam se passar pelo jogo, ou mesmo oferecem algumas vantagens como “diamantes grátis”, com a condição de que você precisa baixar o APK fora da Play Store. Não caia nessa, pois só existe um jogo oficial, que é o disponibilizado pela Garena.

Além disso, não existem formas de ganhar diamantes de graça, a não ser que a própria desenvolvedora crie um evento para isso, mas se for o caso você ficará sabendo pelo jogo de forma oficial. Veja abaixo como fazer o download do Free Fire de forma segura.

Passo 1. Abra a Play Store e digite “Free Fire”. Geralmente o próprio Google já te direciona para o jogo oficial, mas caso apareça a página de busca, é só se guiar pela empresa desenvolvedora, que é a “Garena International | Private Limited”. Os passos são bem parecidos para baixar o jogo no iOS (iPhone e iPad);

Sempre olhe o desenvolvedor do aplicativo antes de baixar. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Sempre olhe o desenvolvedor do aplicativo antes de baixar. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 2. Já dentro da página do jogo, basta clicar no botão “Instalar”. Após baixado e instalado, é hora de fazer o primeiro acesso. Não se espante se ele demorar um pouco na hora de fazer o download, pois o game tem 570 MB de tamanho;

Passo 3. No primeiro acesso, o jogo irá pedir algumas permissões do seu dispositivo, então basta clicar em acessar. Na tela inicial, você pode escolher fazer login como convidado, ou entrar com uma conta, que pode ser do Facebook, VK ou Gmail;

Você pode entrar no Free Fire como convidado ou com uma conta. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Você pode entrar no Free Fire como convidado ou com uma conta. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 4. Logo de cara você já começará em uma partida online contra outros jogadores. Antes ir para o avião, você terá alguns minutos para andar em uma área livre, assim pode se acostumar com o controle de movimentação. O próprio jogo irá te fornecer dicas de movimentos, como correr, atirar, pular do avião, quando abrir o paraquedas entre várias outras para você se habituar a jogabilidade.

Configuração inicial do Free Fire. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Configuração inicial do Free Fire. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Dicas para iniciantes no Free Fire

Confira, a seguir, cinco dicas para se dar bem nas primeiras partidas do Free Fire.

1. Salte em lugares com poucos jogadores

Escolha lugares em que poucos jogadores estão saltando. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Escolha lugares em que poucos jogadores estão saltando. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Até você aprender os melhores lugares para quedas e também a ser rápido no combate, uma boa dica é escolher lugares em que poucos jogadores estão saltando, assim você fica mais livre no início para buscar armas e preparar uma estratégia para o restante do jogo.

Geralmente a maior parte dos jogadores opta por cair nas com edifícios, garagens entre outras zonas que são recheadas de itens, por isso o combate costuma ser intenso nesses locais logo de começo, então um bom plano é escolher lugares um pouco mais isolados, assim você tem tempo para se armar, achar itens e se preparar para correr até a zona segura.

Quando mais você jogar, mais irá descobrir sobre as diferentes regiões do mapa, por isso poderá preparar estratégias de queda, onde é bom para pegar itens, quais os lugares são melhores para combate no início entre outras coisas.

2. Use armas fáceis, como escopetas e rifles de assalto

As escopetas e rifles de assalto são mais fáceis de se usar no começo do Free Fire. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)
As escopetas e rifles de assalto são mais fáceis de se usar no começo do Free Fire. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

O Free Fire tem uma boa variedade de armas das mais diferentes categorias, desde pistolas a rifles de precisão e metralhadoras. Cada tipo de arma é para uma situação diferente e algumas são mais difíceis de se usar e controlar, por isso no começo você começar com as armas mais fáceis até pegar o jeito de como funciona a mira e toda a física do jogo.

Nossa primeira recomendação são as escopetas, armas extremamente fortes e capazes de aniquilar o inimigo com poucos tiros (às vezes até com um só), porém elas devem ser usadas para combates a curta distância, quase que de corpo a corpo.

É importante ficar atento aos diferentes tipos de escopetas espalhadas pelo mapa, pois todas dão muito dano, mas existe diferença na quantidade de balas que elas possuem antes de precisarem ser recarregadas.

Exemplos de escopetas
Nome da armaMunição no pente
M10147 balas
M18732 balas
M791 bala

Outra recomendação é usar os fuzis de assalto, que são mais versáteis. Eles podem ser usados para longa e média distância, pois têm alta cadência de tiros e um grande recuo. Não é muito difícil de aprender a controlar essas armas, mas justamente por causa do recuo forte delas, tiros a curta distância não possuem precisão.

Exemplos de rifles de assalto
Nome da armaDanoMunição no pente
AKMédio/alto30 balas
M4A1Médio30 balas
M14Alto15 balas
ScarMédio30 balas
SKSAlto10 balas
GrozaMédio/alto30 balas

3. Não fique parado

Não fique parado enquanto atira. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>
Não fique parado enquanto atira. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)<span class="-mobiledoc-kit__atom">‌‌</span>

Um erro comum de iniciantes no Free Fire é ficarem parados na hora do combate. É normal no começo, se você nunca jogou games desse tipo no celular, pois é meio confuso correr enquanto mira e atira, mas uma dica é você já começar a treinar isso logo no início. O ideal aqui é que no combate você se movimente o máximo possível, assim fica mais difícil do inimigo te acertar os tiros, ou mesmo golpes corpo a corpo.

Caso esteja recebendo tiros de longa distância e não faça ideia de onde eles estão vindo, comece a correr em forma de zigue-zague a procura de alguma casa, árvore ou qualquer coisa que sirva de “barricada” para você se esconder. Essa estratégia costuma ser bem efetiva para escapar da morte nessas situações.

4. Evite áreas muito abertas

Procure por cobertura e não fique em campos muito abertos no Free Fire. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Procure por cobertura e não fique em campos muito abertos no Free Fire. (Foto: Reprodução/Bruno Rodrigues)

É importante lembrar que além de você, existem outros 49 jogadores no jogo, todos com o mesmo objetivo: ser o último sobrevivente. Áreas abertas te tornam alvo mais vulnerável, pois pode ter inimigos em todos os cantos, além de você ter menos lugares para se esconder, ou mesmo para montar um plano de ataque.

Evite ao máximo ficar exposto, e sempre que for andar pelo mapa trace rotas por lugares em que você sempre tenha esconderijos, seja para fuga ou para montar uma emboscada contra os outros jogadores. O mesmo vale na hora do combate, é sempre importante atirar de locais que oferecem proteção.

5. Fique perto do Squad ou Duo

Jogue próximo ao seu Squad ou Duo no Free Fire. (Foto: Reprodução/Youtube/Aaction Bolt)
Jogue próximo ao seu Squad ou Duo no Free Fire. (Foto: Reprodução/Youtube/Aaction Bolt)

A diversão de qualquer jogo online é poder jogar com o seu Duo, ou mesmo montar aquele Squad de amigos para virar a noite nas partidas. O fato de isso ser possível no Free Fire significa que todos devem trabalhar juntos para a vitória, por isso devem estar juntos, assim fica mais fácil de criar emboscadas e eliminar os outros jogadores.

Você não precisa “bancar o herói” e se distanciar do seu grupo para tentar eliminar os outros jogadores sozinhos, lembre-se que estará jogando contra outros Duos e Squads e, caso eles sigam a estratégia de permanecerem juntos, você estará em apuros. Além disso, com a equipe toda unida é mais fácil de dominar territórios e procurar pelos melhores itens.

Confira o canal do Zoom no YouTube!

Leia também: