Zoom indica em Console de Video Game

Como personalizar seu console?

Para ir além dos jogos.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Para quem tem bastante personalidade e quer demonstrá-la, o Xbox 360, o Playstation 3 e o PSP fornecem diversas opções de customização de consoles. Tudo começa com a criação de um perfil próprio, que pode ser vinculado a uma conta na Xbox Live ou Playstation Network dependendo do videogame. Com isso, já é possível deixar mensagens especiais ou dizer em que cidade mora, entre outras informações que podem ser vistas por outros usuários.

No videogame Xbox 360, você poderá criar um Avatar, um personagem virtual para representar você e que pode ser usado em diversos jogos. Há como mudar não só a aparência, mas também as roupas utilizadas. Outro atrativo é a"imagem do jogador", que nada mais é do que uma pequena imagem que aparece ao lado do seu nome em espaços como rankings online de pontuação ("leaderboard", em inglês). Já os temas personalizam a interface do console, não apenas mudando o papel de parede, como até abas e menus. Se as alternativas disponíveis no console de roupas para avatar, temas ou imagem do jogador não lhe agradarem, você pode destravar novas opções em jogos, assim como comprar esse tipo de conteúdo na Xbox Live.

Os consoles de videogame Playstation 3 e o PSP também oferecem temas e imagens do jogador (que, no sistema Playstation, se chama avatar) para personalização, aumentando a oferta através da venda de itens adicionais na Playstation Network. A vantagem é que você mesmo pode criar seu tema, seguindo um passo-a-passo oferecido no blog oficial de Playstation nos Estados Unidos (portanto, em inglês). Há ainda o Playstation Home, um mundo virtual onde é possível interagir com jogadores de outro países utilizando um personagem virtual, que possui um vestuário e até casa própria para você personalizar (ou comprar na internet).

As ferramentas de personalização dos consoles não terminam por aí: os videogames permitem criar e ouvir listas de reprodução de músicas em mp3, além de usar "media servers", programas de computador próprios para o envio de vídeos e fotos direto para o seu videogame. Aplicativos gratuitos oficiais como o "Editor e Carregador de Vídeos" do PS3 e o "Kinect Fun Labs" do Xbox 360 oferecem outras funções interessantes.

Se você não sabe por onde começar a personalizar seu videogame, o recomendável é seguir o manual incluído na compra de seu videogame. Caso você não tenha, pode encontrar versões atualizadas no site do Playstation 3, PSP e do Xbox 360 (nesse último, apenas disponível em inglês).

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game