Zoom indica em Console de Video Game

Comprar jogos pela internet vale a pena?

Esqueça as caixas e os cds.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Nos últimos anos, a Internet ganhou rapidez e ficou mais dinâmica. Até bem pouco tempo atrás, era difícil baixar músicas. Com o advento e a popularização da banda larga, isso ficou não só possível, mas também corriqueiro. Os vídeos passaram pelo mesmo processo.

Com os games, ocorreu uma coisa parecida. No início, eram os pesados cartuchos proprietários. Depois, vieram os CDs. Mais tarde, os DVDs e Blu-Rays. Cada formato carrega uma dada quantidade de dados. Como a velocidade de acesso à Internet aumentou, o tráfego desses dados ficou cada vez mais fácil, sendo que o Blu-Ray hoje sai na frente, pois tem capacidade para armazenar muito mais informação.

Para fazer frente à essas mudanças, muitos distribuidores de games começaram a disponibilizar seus títulos de jogos para download. Às vezes, a preços menores do que os revendedores do "mundo real".

E você se pergunta: mas vale a pena? Bom, se você é um colecionador, se gosta de tirar o plástico da caixa, do cheiro de produto novo e do disco em si, não. Afinal, o download não é físico, não dá para guardar o jogo na estante. Sua essência é esta mesma: virtual. O jogo fica armazenado na memória, seja do computador ou do console.

Mas se você não liga para isso ou pensa em experimentar um jeito novo de comprar um jogo, o download é para você. Por razões muito simples:

       1 – Você não precisa sair de casa para comprar jogos pela internet. O que você economiza com gasolina, estacionamento e tempo (sem falar em impostos) não dá para calcular;

       2 - Terminado o download, você pode jogar imediatamente;

       3 - Terceiro, muitas distribuidoras de games por download (inclusive brasileiras) possuem pacotes de descontos para quem compra mais de um jogo;

       4 - Muitos games para download possuem preços mais baratos em sua forma digital do que o disco físico (afinal, a versão digital economiza em plástico, papel, confecção de disco, tinta, logística, e marketing e muitos outros itens).

E inúmeros são os exemplos de jogos tradicionalíssimos do mercado que já estão em versão online. Battlefield 3, Assassin's Creed II Deluxe Edition, FIFA 12 e Dragon Age: Origins, são alguns dos clássicos que você pode pagar pelo download.

O Xbox 360 tem a Xbox Live, como loja online. Já o PlayStation 3 tem a Playstation Network (PSN). As duas permitem manter perfis online e relacionar-se com outros jogadores de todo o mundo, enviando mensagens de texto, de voz ou comparando pontos e conquistas em jogos. É possível também comprar ou adquirir de graça conteúdos diversos, complementos (DLCs) e vídeos. A diferença está nas partidas online: enquanto que isso é possível de graça no Playstation 3, no Xbox 360 é necessário que o jogador faça uma assinatura paga. Comparamos as duas redes online para você entender melhor cada um.

Se você é um colecionador tradicional, vá se acostumando: muitos jogos têm acesso exclusivo via download. Muitos mapas e expansões de jogos que você gosta também só estão disponíveis em formato digital. Não tem jeito: o mercado está seguindo essa tendência.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game