Zoom indica em Console de Video Game

Conheça as conexões dos videogames

Para não se confundir quando ligar seu console.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os consoles de antigamente tinham uma função básica: rodar discos ou cartuchos de jogos e...só. Hoje, eles fazem muito mais do que isso: tocam música, exibem fotos, reproduzem vídeos e entram na internet. Dá para fazer tudo isso e muito mais. É interessante entender as funções das principais conexões dos consoles de videogame e verificar suas utilizações.

Console com porta USB

O padrão USB se popularizou rapidamente porque quase todos os desktops saem de fábrica com essa conexão. Além disso, a porta transmite dados com rapidez e confiabilidade. O console Wii, o console PS3 e o console Xbox 360, são exemplos de vídeogame com porta USB. Elas funcionam para conectar acessórios como teclados, câmeras e adaptadores de rede (Wii e Xbox 360, neste último caso). No Xbox 360 e PS3, dá para guardar jogos salvos, fotos, vídeos e arquivos de música em pen drives, por exemplo. Nenhum videogame, porém, consegue ler dispositivos externos de armazenamento de dados tão bem como um PC. Exemplos de dispositivos incluem: cartões de memória, pen drives e HDs externos.

Porta auxiliar Xbox 360

O Xbox 360 ganhou recentemente uma remodelagem e recebeu o apelido de Slim (magro, em português). Além de receber mais portas USB, o console de videogame conta agora com uma porta auxiliar, AUX. Atualmente, ela serve para se comunicar com o sensor de controle de movimentos Kinect. Ela também funciona como transmissor de energia para o acessório.

Leitor de cartões

Os três videogames são capazes de ler cartões de memória. Na época do seu lançamento, o PS3 tinha entradas para leitura de cartões SD, Memory Stick e Compact Flash. Infelizmente, a Sony retirou o leitor da versão mais nova do PS3, a Slim. O Wii conta até hoje com um leitor de cartão SD, com funções limitadas de reconhecimento de áudio, por exemplo. Tanto X360 e PS3 Slim são capazes de ler cartões de memória com o auxílio de um adaptador de cartões USB, sem garantia de total compatibilidade com todos os modelos de cartão.

Porta HDMI, Vídeo Composto e Vídeo Componente

Essas portas transmitem os sinais de vídeo do videogame para sua TV. O HDMI carrega sinal de vídeo digital, sem falhas, e é capaz de enviar imagens de alta definição total (Full HD) para um televisor compatível. Vale lembrar que a porta HDMI do videogame funciona também, no caso do PS3, para passar filmes na TV, já que o console roda Blu-Ray em altíssima definição. O Vídeo Componente tem melhor resolução que o composto e consegue enviar imagens em boa definição, mas sem a qualidade HDMI. Já o Vídeo Composto é o pior sinal de vídeo por ser suscetível a oscilações, mas é a entrada mais comum em qualquer TV, mesmo os televisores de tubo.

Porta S/PDIF

A porta quadradinha, localizada atrás do X360 Slim e PS3, serve para dar saída de áudio de alta qualidade, distribuída em vários canais. Ideal para conectar seu console a um Home Theater.

Porta Ethernet

A porta Ethernet é a mesma porta que o PC usa para se conectar a internet banda larga (aquela parecida com uma entrada de modem antiga, só que maior). O padrão é usado em roteadores, modems e afins para transmissão de dados de internet. Xbox 360 e PS3 vêm de fábrica com Ethernet. Já o Wii precisa de um adaptador.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game