Zoom indica em Console de Video Game

Conheça o PS Move

O Playstation 3 em movimento.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Depois de observar a Nintendo reinar sozinha com jogos sensíveis a movimentos no Wii, a Sony não perdeu muito tempo e lançou o Playstation Move, muito parecido com o Wii Remote da concorrente. Feito para ser segurado com apenas uma mão, da mesma forma que um controle remoto de televisão, ele utiliza tecnologias como o acelerômetro que, aliadas ao uso da câmera Playstation Eye, que "enxerga" o jogador com o Move na mão, tornam a experiência muito mais real e divertida.

O Move tem dois botões principais, um frontal e outro traseiro. Há ainda os pequenos botões Home, que abre o menu XMB do Playstation 3, Start, Select e os característicos quadrado, triângulo, bola e cruz. Para completar, o controle não necessita de pilhas, já que vem com uma bateria interna recarregável com um cabo USB.

Uma grande diferença está na esfera luminosa localizada no topo do controle. Não é apenas uma lâmpada colorida divertida: além de oferecer uma resposta visual (simulando os sinais de trânsito em um jogo de corrida, por exemplo), ela é útil para facilitar o reconhecimento do controle pela Playstation Eye. Por exemplo: digamos que o seu quarto possua uma parede verde atrás de você. O PS Move irá detectá-la e deixará a "bolinha" vermelha para conseguir um contraste melhor com o fundo e evitar que o controle responda erroneamente.

E a técnica funciona: o controle do PS Move responde fielmente, de uma forma muito mais próxima da realidade do que o Wii Remote Plus, da Nintendo, inclusive nos movimentos mais sutis. Devido ao uso da câmera, é possível detectar inclusive se o controle está atrás de você. Essas vantagens tornam bem mais difícil o uso de trapaças, como em muitos títulos do Wii, onde basta sacudir o controle desordenadamente para cumprir alguns objetivos.

A Sony lançou também o Navigation Controller, joystick que funciona de maneira semelhante ao Nunchuk do Wii. Ele traz um direcional analógico e um digital, além dos botões cruz, bola, Home, L1 e L2. O Navigation pode ser usado junto com o Move em Resident Evil 5, Heavy Rain ou SOCOM 4, entre outras obras.

Há algumas considerações importantes a se fazer. Alguns games, incluindo aqueles para um jogador, podem exigir o uso de dois Move ao mesmo tempo, um em cada mão. Nesses casos, geralmente é oferecida a opção alternativa de jogar com apenas um controle, embora a experiência acabe ficando mais restrita ou menos divertida. Mais: o Playstation 3 só suporta dois Move e dois Navigation Controller simultaneamente. Isso acontece por conta do limite de uso de até quatro joystick ao mesmo tempo, restringindo o potencial multiplayer no sistema. Apesar disso, vale lembrar que ainda que o Wii tenha suporte ao uso de quatro Wii Remote com quatro Nunchuk simultaneamente, são raros os games que exigem essa combinação.

Para completar, há a incômoda necessidade de calibrar o controle em três passos sempre que você começa um novo jogo. Ao utilizar pela primeira vez o PS Move, talvez você também precise calibrá-lo de uma outra forma. Consulte o manual para saber a forma correta de fazer isso. Lembre-se também de posicionar o Playstation 3 próximo à TV, já que a câmera Playstation Eye, ligada através de um cabo USB, precisa estar posicionada no meio do aparelho (em cima ou embaixo dele).

A maior desvantagem, no entanto, está na atual seleção de games compatíveis com o Playstation Move. A maioria dos lançamentos para o Playstation 3 não são compatíveis com o novo controle. As desenvolvedoras que apostam em detectores de movimento têm preferido investir no Wii, que possui uma base instalada bem superior em relação ao acessório da Sony. Há algumas pérolas exclusivas no entanto, como Little Big Planet.

O Playstation Move é muito eficiente oferece uma experiência mais real e aperfeiçoada em relação ao Wii. Apesar de promissor e abrir caminho para games mais competentes ou originais, a escassa seleção de títulos compatíveis é uma grande desvantagem em relação ao console da Nintendo e até mesmo na comparação com o Kinect, do Xbox 360.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game