Se você é fã de jogos Battle Royale, certamente já deve ter ouvido falar de Free Fire. Lançado em 2017, o título da Garena se destaca pelos excelentes gráficos e atualizações constantes, sendo uma boa opção até mesmo para os smartphones mais baratos. Embora possua uma jogabilidade simples, existem algumas dicas de Free Fire que podem garantir o desempenho perfeito para conquistar o booyah, como é conhecida a vitória na partida.

Pensando nisso, o time do Zoom reuniu truques valiosos para sobreviver no mapa, melhorar a movimentação e surpreender os seus adversários. Aliás, se você ainda não possui o jogo no seu celular, dê um Zoom e saiba como baixar!

Confira também:

Dicas Free Fire: saiba o que é necessário para conquistar a vitória no Battle Royale mais baixado da atualidade (Foto: Reprodução)
Dicas Free Fire: saiba o que é necessário para conquistar a vitória no Battle Royale mais baixado da atualidade (Foto: Reprodução)

Dicas Free Fire: conheça o HUD

Utilizar a Ilha de Treinamento para se familiarizar com os comandos é uma das dicas de Free Fire (Foto: Reprodução)
Utilizar a Ilha de Treinamento para se familiarizar com os comandos é uma das dicas para Free Fire (Foto: Reprodução)

Você pode até duvidar, mas saber todo o mapeamento dos botões está entre as dicas mais importantes para iniciantes no Free Fire. Isso porque, além de evitar erros básicos nas partidas, esse conhecimento pode te ajudar a garantir uma movimentação mais rápida e segura no jogo.

Nesse caso, o ideal é investir na “Ilha de Treinamento” para testar as suas habilidades através de confrontos diretos com adversários. Caso não seja o suficiente para garantir uma boa adaptação com o HUD, você pode alterá-lo em "Configurações", na aba "Controles" da maneira que preferir.

Dicas Free Fire: escolha personagens com habilidades importantes

Dicas: Free Fire permite utilizar habilidades de vários personagens ao mesmo tempo (Foto: Reprodução)
Dicas: Free Fire permite utilizar habilidades de vários personagens ao mesmo tempo (Foto: Reprodução)

Assim como em outros jogos Battle Royale, os personagens de Free Fire contam com habilidades específicas que podem fazer toda a diferença durante as partidas. Cada um possui uma habilidade principal, mas também é possível equipar mais três habilidades secundárias de outros personagens - o que pode favorecer um bom desempenho no seu estilo de jogo. Veja os principais deles abaixo:

  • Alok: aumenta a velocidade e recupera HP dos companheiros próximos;
  • Kapella: potencializa os itens de cura do seu squad usando uma canção regeneradora. Quando nocauteada, a personagem diminui a perda de vida de um aliado em 20%;
  • Kelly: aumenta a velocidade de corrida;
  • Paloma: carrega munições de AR sem ocupar espaço na mochila;
  • Hayato: quanto menor sua vida, maior a penetração dos disparos;
  • Moco: marca os inimigos por alguns segundos após atirar neles;
  • Andrew: diminui a perda da durabilidade do colete.

Para jogadores iniciantes, uma boa dica é apostar em um personagem com velocidade e equipar as demais habilidades com funções que contribuam para cura, armazenamento de munição e estratégias de jogo. A combinação do Alok com habilidades de personagens como Paloma, Moco e Andrew, por exemplo, é uma excelente opção.

Dicas Free Fire: aproveite as habilidades disponíveis nos pets

Os animais disponíveis para compra no Free Fire também oferecem vantagens para o game (Foto: Reprodução)
Os animais disponíveis para compra no Free Fire também oferecem vantagens para o game (Foto: Reprodução)

Independentemente do mapa escolhido para jogar a partida, uma coisa é certa: explorá-lo em companhia é sempre melhor. Para isso, nada como ter um bom pet, certo? Incorporados pela Garena com o objetivo de gerar conexões mais fortes entre os jogadores e o game, os animais também contam com habilidades, como localizar inimigos no mapa e até mesmo "dropar" granadas de gel, que podem ser decisivas durante as jogatinas. Confira a listagem abaixo e escolha o que mais se encaixa no seu estilo de jogo:

  • Drakinho: é capaz de encontrar de 1 a 4 inimigos que estejam utilizando kit médico em um raio de 10 a 30 metros - variando de acordo com a nível da habilidade;
  • Brabuíno: com ele, a distância ao lançar granadas, paredes de gel, granada de luz e granada de fumaça aumenta de 10 a 30% - variando de acordo com a nível da habilidade;
  • Punkin: diminui o tempo de recarga da habilidade ativa e equipada em até 14%;
  • Dom Pisante: possui o poder de produzir uma grana de gel a cada 120 segundos, o que pode diminuir para até 100 segundos quando chegar ao nível 3 da habilidade;
  • Falcão: aumenta a velocidade de queda antes e depois de abrir o paraquedas do personagem, garantindo que chegue primeiro a uma arma ou abrigo;
  • Robô: possui uma habilidade chamada "parede de ferro", que adiciona um escudo na parede de gelo oferecendo HP adicional;
  • Poring: aumenta a durabilidade do capacete e colete do personagem em até 3 segundos, impedindo que eles sejam destruídos;
  • Lontreta: faz com que o personagem recupere um pouco de PE quando usar a pistola de tratamento ou kit médico;
  • Panda: restaura até 10 HP de vida ao abater um inimigo;
  • Raposa prateada: recupera até 10 HP extra quando o personagem usa o kit médico;
  • Shiba: ajuda a encontrar cogumelos ao redor do mapa;
  • Pantera noturna: aumenta até 45% do espaço do inventário;
  • Cachorro metálico e gatinho: não possuem habilidades próprias, sendo usados apenas para equipar a de outros pets.

Dicas Free Fire: saiba onde cair no mapa

Para facilitar a queda no início da partida, é possível marcar no mini mapa a região desejada (Foto: Reprodução)
Para facilitar a queda no início da partida, é possível marcar no mini mapa a região desejada (Foto: Reprodução)

Se você ainda está aprendendo a jogar, é importante ter em mente que uma das principais dicas de Free Fire envolve o local em que você escolhe para iniciar o game. Afinal, ele determina a sua sobrevivência imediata e até mesmo a estratégia de jogo a ser traçada. Embora os lugares com bons loots sejam os mais procurados pelos jogadores, é importante lembrar que de nada adianta uma boa arma se você estiver cercado por adversários.

Sendo assim, o truque é escolher lugares que tenham bons equipamentos mas sejam poucos visados pelos jogadores. No mapa Bermuda, as melhores opções são Shipyard e Bullseye pela ausência de jogadores, locais para ser usados como esconderijos e loots suficientes para garantir a sobrevivência nos primeiros minutos da partida. Já no mapa Kalahari, vale apostar nas regiões Cemitério de Elefantes e Assentamento.

Dicas Free Fire: opte pelos melhores equipamentos durante a partida

Dicas: Free Fire é um dos jogos que exige bons equipamentos para sobreviver e aniquilar os adversários (Foto: Reprodução)
Dicas: Free Fire é um dos jogos que exige bons equipamentos para sobreviver e aniquilar os adversários (Foto: Reprodução)

Se engana quem pensa que qualquer arma é capaz de garantir o cobiçado booyah. Na verdade, uma das principais dicas de Free Fire para iniciantes é saber utilizá-las de acordo com a sua estratégia de jogo, já que cada uma delas possui qualidade e defeito específicos. Para quem prefere fugir de grandes combates, o truque é investir nos fuzis de assalto, que são armas de longa e média distância com munição AR. A XM8, por exemplo, é uma das melhores opções por já vir equipada com uma mira de 2X e causar mais dano do que a M4 e Scar, com menos recoil. Além desta, a Groza também é uma excelente escolha para garantir poder de fogo e precisão a longas distâncias.

Já para os players que buscam partir pro ataque, é fundamental ter armas de rush na mão, além de uma AR para combates longos. Nesse caso, a MP40 e a Vector são as melhores sugestões para o arsenal de Free Fire.

Confira também: Caderno do Free Fire: veja 9 opções para comprar

Dicas Free Fire: seja rápido ao pegar o loot

Quanto mais rápido você se equipar, menores são as chances de ser pego desprevenido por um adversário (Foto: Reprodução)
Quanto mais rápido você se equipar, menores serão as chances de ser pego desprevenido por um adversário (Foto: Reprodução)

Você não quer correr o risco de encontrar um adversário sem estar preparado, certo? Por isso, é importante ser rápido e ligeiro na hora de procurar por equipamentos no jogo. No início, vale pegar todos itens que ver pela frente e, aos poucos, ir trocando por aqueles que podem ajudar na sua estratégia de jogo. No entanto, lembre-se: um bom loot deve ter mochila, colete, capacete e armas - mesmo que não sejam os modelos mais potentes do Battle Royale.

Dicas Free Fire: fique atento à linha do avião

A linha do avião pode te ajudar a traçar a melhor estratégia para o jogo (Foto: Reprodução)
A linha do avião pode te ajudar a traçar a melhor estratégia para o jogo (Foto: Reprodução)

A trajetória do avião revelada no início de cada partida não deve ser ignorada. Com a ajuda do scanner - mecanismo que mostra a quantidade de players que ainda estão no avião e os próximos a você após o salto -, é possível prever os lugares do mapa com mais loots e menos probabilidade de encontrar adversários. Dessa forma, você diminui os riscos de ser aniquilado nos primeiros minutos da partida e, de quebra, poupa recursos para os combates.

Dicas Free Fire: preste atenção no minimapa do jogo

O mini mapa é um dos elementos do Free Fire que pode fazer toda a diferença na sua partida (Foto: Reprodução)
O mini mapa é um dos elementos do Free Fire que pode fazer toda a diferença na sua partida (Foto: Reprodução)

Não importa se você está jogando solo, duo ou squad, o minimapa do jogo sempre será sua melhor arma. Além de marcar a zona segura do game, ele também mostra quando inimigos atiram próximo à sua região com uma seta vermelha indicando a direção do confronto - o que garante a chance de surpreender o adversário ou até mesmo fugir. Outra vantagem do minimapa é a sinalização da zona do drone, que aparece como um circulo amarelo. É importante ficar atento à esse momento para localizar a posição de inimigos próximos e sair em vantagem no combate.

Dicas Free Fire: Evite locais abertos e airdrops

Uma das dicas de Free Fire para evitar o combate direto é se esconder atrás de árvores, construções e caixotes (Foto: Reprodução)
Uma das dicas de Free Fire para evitar o combate direto é se esconder atrás de árvores, construções e caixotes (Foto: Reprodução)

Para quem busca sobreviver até o final da partida, uma das dicas de Free Fire é: não se exponha! Antes de se deslocar pelo mapa, analise o caminho e veja onde pode se abrigar. Nesse caso, árvores, guaritas, carros, construções e até mesmo caixotes de madeira podem servir de abrigo durante o confronto, assim como a granada de gel que bloqueia os tiros dos adversários.

Além disso, também é importante evitar os famosos airdrops - que são caixas de loots distribuídas por aviões em pontos específicos dos mapas. Embora pareçam a salvação para jogadores com pouca munição, elas tendem a criar condições favoráveis para ser pego desprevenido. Lembre-se: você não é invencível.

Dicas Free Fire: não ande com arma na mão

Correr com a arma na mão é um dos erros mais cometidos durante a jogatina (Foto: Reprodução)
Correr com a arma na mão é um dos erros mais cometidos durante a jogatina (Foto: Reprodução)

A velocidade e movimentação são peças chaves para garantir a vitória no Free Fire. Isso porque quanto mais rápido você estiver, mais difícil será para o seu oponente acertar os tiros. Para isso, é importante tirar a arma da mão, já que a ferramenta pode diminuir consideravelmente a velocidade do seu personagem.Além disso, é importante movimentar o personagem para dificultar a mira do seu adversário e, quem sabe, induzi-lo ao erro - o que pode ser vantajoso para você já que a posição será sinalizada no minimapa. Isso vale em qualquer situação do jogo, principalmente na hora de pegar o loot de um inimigo caído, já que as chances do oponente acertar o "capa" (tiro na cabeça) podem ser maiores.

Dicas Free Fire: ao jogar em duo ou squad, não ignore a sua equipe

Free Fire: dicas e truques também podem ajudar nas partidas em duo ou squad (Foto: Reprodução)
Free Fire: dicas e truques também podem ajudar nas partidas em duo ou squad (Foto: Reprodução)

Se você decide jogar em duo ou squad deve ter em mente que o trabalho em equipe é fundamental. Por isso, evite se separar do grupo durante a partida. A atitude pode até parecer inofensiva, mas diminui não só as suas chances de sobrevivência, como de todos os componentes do grupo, já que do outro lado haverá jogadores que estarão em equipe completas ou maiores do que a sua. Além disso, é importante fazer uso do microfone durante a partida para facilitar a comunicação e, assim, garantir uma boa estratégia de jogo.