Facebook Gaming: o que é, como acessar e quais os prós e contras

O Facebook Gaming é um hub para streaming de jogos que facilita criar e compartilhar conteúdos gamers.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Já ouviu falar de Facebook Gaming? O recurso foi lançado pelo Facebook no ano de 2018 e, consiste em um hub voltado para streaming de jogos. Desde que surgiu no mercado, o recurso aqueceu a competição do universo gamer, batendo de frente com o YouTube Gaming e Twitch.

Em um primeiro momento, os jogos adotaram um hub totalmente independente e dedicado, conhecido popularmente como FB.gg. Mas, um ano depois, mais precisamente em 2019, o Facebook Gaming ficou acessível por uma guia do aplicativo da rede social, o que permitiu difundir ainda mais seu uso.

Como estamos falando de mais um produto do universo gamer, alguns recursos podem fazer total diferença na hora de explorar novos títulos e até mesmo experiências em competições de jogos.

O que é Facebook Gaming?

O Facebook Gaming é uma plataforma para transmitir de vídeos ao vivo. (Fonte: Shutterstock)
O Facebook Gaming é uma plataforma para transmitir de vídeos ao vivo. (Fonte: Shutterstock)

Em linhas gerais, o Facebook Gaming nada mais é do que uma plataforma voltada para a transmissão de vídeos ao vivo. Esses vídeos são todos de jogos e campeonatos esportivos.

Seu principal objetivo é permitir que criadores de conteúdo desse universo possam publicar seus vídeos e interagir com a comunidade. Ainda assim, vale mencionar que o grande atrativo são as transmissões ao vivo das gameplays.

  • O assunto é extenso então é importante que você esteja confortável durante a leitura desse conteúdo! Aliás, conforto é algo fundamental também na hora de jogar e, já que o tema é esse recomendamos que você dê uma conferida em nossa seleção de cadeiras gamers para comprar em 2021!

Como funciona o serviço?

De acordo com o próprio Facebook, a ideia é que os usuários possam não apenas jogar como também compartilhar transmissões de games uns com os outros. Para poder assistir aos conteúdos via streaming não é necessário ter uma conta ativa – basta somente acessar FB.gg e encontrar os jogos que lhe despertem interesse. Simples assim.

Além disso, qualquer pessoa pode se tornar um streamer. Nesse caso, é necessário criar uma conta, configurar o software para streaming e começar uma nova transmissão.

Um conteúdo de streaming precisa ter qualidade para ser atrativo, sabia? Isso envolve desde uma boa qualidade de imagem até um áudio nítido e sem interferências.

Existe aplicativo para Facebook Gaming?

O app é disponibilizado para Android e IOS. (Fonte: Twitter/Facebook Gaming)
O app é disponibilizado para Android e IOS. (Fonte: Twitter/Facebook Gaming)

O aplicativo Facebook Gaming foi disponibilizado recentemente e foi criado com o objetivo de facilitar a vida dos gamers para encontrar seus conteúdos prediletos de maneira mais intuitiva e rápida. Ele também permite que os usuários possam se conectar com outros jogadores e ainda se aventurarem em jogos casuais.

O app é bem parecido com o Twitch e é possível iniciar uma transmissão por ele. Ou seja, os jogadores podem transmitir tanto pelo celular como também usar o Facebook Gaming no PC. O app está disponível para as plataformas Android e iOS.

Programa Level Up Facebook Gaming

No Facebook Gaming você recebe estrelas e monetiza seus conteúdos. (Fonte: Twitter/ Facebook Gaming)
No Facebook Gaming você recebe estrelas e monetiza seus conteúdos. (Fonte: Twitter/ Facebook Gaming)

Quem encara o universo gamer como um hobby certamente não se decepcionará com o Facebook Gaming. Mas, se a ideia é realizar streamings para ganhar uma grana extra, esse também é um caminho bem interessante!

Por exemplo: no Twitch, você pode monetizar seus conteúdos de várias formas diferentes. Vale mencionar que o Twitch conta com um programa de afiliados com assinatura, bits e muitos mais, enquanto o Facebook possui o programa Level Up.

Para poder fazer parte do Level Up, é necessário se atentar a algumas regrinhas básicas para ter qualificação de uso do programa. Nesse caso, os streamers devem considerar:

  • Possuir pelo menos uma base de 100 seguidores;
  • Conteúdos de streaming com no mínimo quatro horas durante 14 dias,
  • Ter um perfil ativo por no mínimo 14 dias;
  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Transmitir por pelo menos dois dias durante o período de 14 dias.

É importante levar em conta que o programa Level Up Facebook Gaming não é disponibilizado em todo o mundo. Por isso, é importante validar quais são as regiões devidamente aprovadas antes de ingressar. Para facilitar sua vida, nós conferimos a lista atualizada, e o Brasil é considerado uma região qualificada! – Confira a lista de regiões do Leve UP!

Seja aprovado e ingresse no Leve Up

Quando você é aprovado e ingressa no programa Level Up Facebook Gaming, já pode começar a monetizar seu stream. Além disso, os visualizadores podem enviar estrelas da rede social para você. O Facebook pagará US$ 0,01 por cada estrela enviada.

O limite mínimo para saque é de US$ 100 ou o equivalente em estrelas. Além disso, é importante configurar uma conta para o pagamento e o prazo é de até 30 dias após o final de cada mês.

Prós e contras do Facebook Gaming

A plataforma permite um amplo alcance e até mesmo integração de diferentes plataformas gamers. (Fonte: Shutterstock)
A plataforma permite um amplo alcance e até mesmo integração de diferentes plataformas gamers. (Fonte: Shutterstock)

Um dos pontos que ainda é considerado negativo em relação ao Facebook Gaming é em relação à transmissão de jogos de console. Isso porque é preciso usar uma tela de captura para receber vídeo e áudio diretamente no monitor ou televisor.

Mas, um dos maiores trunfos é o alcance que ele permite dentro da própria rede social. Os compartilhamentos ficam disponíveis pelo próprio feed pessoal, bem como em grupos ou páginas do Facebook. Isso é realmente uma vantagem para quem busca atingir um público maior – sem contar que a rede permite integrar a plataforma de games.

Há ainda muitas possibilidades para jogadores casuais e, claro, competitivos. Você pode acessar uma área dedicada para jogos gratuitos e que ainda são capazes de rodar tranquilamente em diferentes navegadores. Além disso, existe também uma categoria para criação e gerenciamento de campeonatos no canal social.

Seja para realizar conteúdos via streaming ou interagir com todos os recursos do Facebook Gaming, não importa! Na hora de aproveitar o potencial dos seus jogos favoritos, é importante investir em um notebook com configurações mínimas para preservar a qualidade gráfica!