Capa mostra o personagem principal de Ghost of Tsushima, Alloy de Horizon Forbidden West e Lara Croft

Jogos 4K e jogos com melhores gráficos: realismo e beleza na sua tela

Lista com jogos 4K e jogos com melhores gráficos para PC, Xbox One e PS4. Aproveite o visual lindo desses games!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Jogos 4K têm resolução 3840 x 2160 pixels e são a evolução do Full HD (1920 x 1080 pixels). Os games ganham um aspecto mais realista e oss com melhores gráficos geralmente são em 4K. Mesmo que a geração do PlayStation 5 e do Xbox Series X e S esteja disponível, a geração passada tem suporte a jogos em 4K no Xbox One X e PlayStation 4 Pro (a versão slim do PS4 e o Xbox One e One S não suportam jogos em 4K).

O PC depende da capacidade da placa de vídeo para rodar jogos em 4K e temos o artigo do Zoom com a melhor placa de vídeo para jogos em 2020. Ainda que não seja em 4K, existem jogos com melhores gráficos em resoluções como Full HD e que rodam em notebook com placas dedicadas. Além disso, confira nossos artigos sobre o melhor notebook gamer barato de 2021 e o melhor notebook gamer custo-benefício de 2021.

Jogos com melhores gráficos multiplataforma

Resident Evil 8 Village

Imagem em primeira pessoa do jogo Resident Evil 8 Village com a vilã Lady Dimitrescu com grandes proporções em uma área interna decorada e com um grande lustre
Resident Evil 8 Village traz belíssimos visuais em áreas internas e extrenas enquanto jogadores lutam contra vilões como Lady Dimitrescu (Divulgação: Capcom)

O mais novo capítulo da série Resident Evil é uma continuação direta de Resident Evil 7, mas dá mais liberdade para jogadores explorarem uma vila e seus arredores na Europa com visuais de cair o queixo, especialmente em detalhados ambientes internas. O grande destaque fica para a iluminação em Ray Tracing nos consoles de última geração e no PC, a qual garante uma iluminação ainda mais precisa e realista em certos pontos.

Far Cry 6

Imagem em primeira pessoa do jogo Far Cry 6 em um resort em uma área externa com chuva. Na parte direita da imagem o jogador segura um lança-chamas improvisado e na esquerda uma pessoa ferida pelas chamas
Em Far Cry 6 jogadores tentam liberar a ilha de Yara do vilão Antón Castillo com táticas de guerrilha e armas improvisadas (Reprodução: PlayStation)

O sexto game da franquia Far Cry traz o tradicional mundo aberto pelo qual a série ficou conhecida, porem com visuais de nova geração no PS5, Xbox Series X/S e PC. A ilha de Yara exala uma belíssima atmosfera inspirada por ilhas do Caribe e Cuba nos anos 50, com visual retrô e veículos de época que auxiliam na luta do jogador para libertar o território do vilanesco ditador Antón Castillo.

Diferente de Resident Evil 8, o game não conta com Ray Tracing nos consoles, apenas no PC, focando-se em atingir resoluções 4K e taxa de quadros de 60 FPS no PlayStation 5 e Xbox Series X. Porém, usuários que puderem jogá-lo no máximo no PC terão uma bela vista.

Horizon Zero Dawn

Foto mostra Alloy apontando arco e flecha para máquina no meio da floresta
Horizon Zero Dawn apresenta belos gráficos mesmo no PS4 Slim (Foto: Guerrilla Games)

O game que originalmente era exclusivo do PS4 ganhou versão para o PC em agosto de 2020. O título é RPG de ação em um mundo pós-apocalíptico em que o jogador controla Aloy, a protagonista do jogo. O cenário é o de uma sociedade tribal que divide o espaço com gigantescas criaturas robóticas que em muitos casos lembram dinossauros. Horizon Zero Dawn está entre os jogos com melhores gráficos de sua geração e quando rodado em 4K no PS4 Pro ou no PC é de tirar o fôlego.

Shadow of the Tomb Raider

Lara Croft aponta flecha para alvo no meio da floresta
Shadow of the Tomb Raider é um dos jogos 4K que possui bastante atenção nos detalhes (Foto: Square Enix)

Disponível para PS4, Xbox One e PC, o jogo ganhou versão para nova geração (PS5 e Xbox Series X/S) e é a terceira parte que encerra a nova trilogia que fez um reboot da saga de Lara Croft. A arqueóloga precisa impedir um culto de desencadear o apocalipse e alterar a realidade.

Sempre repleto de aventura e ação, o título chama atenção pelos seus gráficos elaborados mesmo no PS4 e no Xbox One. Com o pacote de otimizações para Xbox One X e PS4 Pro, o game fica mais realista com detalhes como a vegetação, reflexos e texturas mais nítidos. Entre os jogos 4K chama atenção o destaque de Shadow of the Tomb Raider para os mínimos detalhes para a nova geração e PC deixando os gráficos que já eram bonitos ainda mais ricos.

Doom Eternal

Dois monstros de Doom Eternal atacam jogador
Doom Eternal entre o gênero de tiro é um dos jogos com melhores gráficos (Foto: Bethesda).

A continuação de Doom (2016) chama atenção e fica entre os jogos com melhores gráficos por utilizar o "id Tech 7" em seu desenvolvimento, o primeiro jogo a utilizar esse motor e que resultou em mais qualidade de texturas e detalhes geométricos, oferecendo gráficos muito mais realistas que seu antecessor.

Disponível para PC, PS4 e Xbox One, entre os jogos 4K, Doom Eternal está disponível em 1440p apenas para PC e PS4 Pro. Para Xbox One X, o jogo roda em Full HD (1920 x 1080 pixels). Os detalhes e texturas das armaduras do protagonista e dos monstros são o ponto alto dos gráficos, além da coloração amarela e vermelha que dá uma sensação única ao gameplay.

Ori and the Will of the Wisps

Monstro de Ori and the Will of the Wisps cerca personagem principal
Mesmo sem gráficos realistas, Ori and the Will of the Wisps está entre os jogos com melhores gráficos (Foto: Moon Studios).

Disponível para Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X/S e PC, Ori and the Will of the Wisps não possui gráficos realistas, mas não se deixe enganar: mesmo assim, o game está entre os jogos com melhores gráficos da atualidade.

Diferente de seu antecessor, Ori and The Blind Forest, que tinha o gráficos em 2D, agora o game foi feito em 3D, o que dá mais profundidade devido às diferentes camadas que formam os cenários. As texturas são bonitas e interagem com iluminação, o que resulta em gráficos surpreendentes com uma coloração que se destaca de outros games da geração atual.

Jogos com melhores gráficos do Xbox Series X/S

Microsoft Flight Simulator

Imagem do jogo Microsoft Flight Simulator mostra uma imagem externa em que o jogador sobrevoa o oceano com uma revoada de flamingos abaixo
Microsoft Flight Simulator traz belíssimas paisagens para o jogador visitar em diversas aeronaves (Reprodução: Microsoft)

O famoso simulador de voo da Microsoft nos PCs realizou sua estreia em 2021 também nos consoles com uma experiência que permite que usuários voem pelo mundo em diversas aeronaves. O jogo utiliza dados topográficos do Bing Maps para recriar a geografia, cidades e aeropotos de todo o mundo e constantemente recebe atualizações focadas em aumentar a precisão dessas reproduções em locais turísticos. Se o jogador tiver dificuldades em certas atividades como aterrissar, há ainda um assistente que pode fazer o papel do copiloto e deixar o usuário apenas com as paisagens estonteantes.

Jogos com melhores gráficos do Xbox One X

Forza Horizon 5

 Imagem do jogo Forza Horizon 5 com um carro Porsche adaptado para corridas em uma estrada de terra no meio de uma floresta, seguido por outros três competidores.
Forza Horizon 5 traz corridas e exploração por variadas áreas do México (Reprodução: Microsoft)

A série de corrida da Microsoft segue despontando como um dos mais belos games no console, disponível também no Xbox Series X/S e PC. O game permite que usuários explorem um grande mundo aberto inspirado no México, murais com belas artes de artistas locais, geografia variada que vai de selvas a montanhas, diferentes biomas e novos efeitos de clima. O game usou as mesmas tecnologias de Flight Simulator para reproduzir algumas das mais belas áreas da topografia mexicana.

Confira nossas melhores ofertas para Forza Horizon 5

Forza Motorsport 7

Carro preto com detalhes em amarelo de Forza Motorsport 7
Forza Motorsport 7 está entre os jogos 4K de corrida (Foto: Microsoft)

A franquia de corrida da Microsoft por ter no gênero de corrida jogos com os melhores gráficos. Exclusiva para Windows e Xbox, o jogo lançado em 2017 ainda tem um dos gráficos mais competitivos quando o assunto é beleza e atenção aos detalhes. Forza Motorsport 7 tem suporte ao 4K e torna experiência da corrida mais imersiva pela nitidez dos cenários e a iluminação bem desenvolvida no game.

Forza Horizon 4

Carro azul de Forza Horizon 4 em close
Legenda: Forza Horizon 4 tem belas dinâmicas de luz e gráficos realistas (Foto: Microsoft)

Forza Horizon 4 é game de corrida em mundo aberto da franquia Forza. Com uma grande variedade de veículos e modos de jogo, os gráficos do jogo são bonitos e com cuidados aos mínimos detalhes de texturas e iluminação.

Os cenários montanhosos, campestres e nevados são nítidos e garantem a imersão do jogador nas corridas. Entre os jogos 4K, Forza Horizon 4 se destaca por ser um jogo de corrida com gráficos surpreendentes.

Jogos com melhores gráficos do PS5

Ghost of Tsushima: Versão do Diretor

Imagem do jogo Ghost of Tsushima com o personagem Jin Sakai em uma área externa durante o entardecer com céu limpo e uma iluminação alaranjada no mundo aberto ao seu redor
Ghost of Tsushima: Versão do Diretor adiciona ainda mais a um dos gamesmais belos das plataformas PlayStation (Reprodução: PlayStation)

As aventuras do samurai Jin Sakai para liberar a ilha de Tsushima no Japão feudal ganharam uma nova roupagem no PS4 e PS5 com o lançamento de uma Versão do Diretor do game. Os cenários de Ghost of Tsushima são alguns dos mais belos que os consoles da Sony já produziram, com arrozais, campos floridos, cerejeiras, florestas e praias, todos extremamente detalhados e com intensos efeitos de iluminação de acordo com os diferentes momentos do dia e do clima.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Imagem do jogo Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão com foco em Ratchet, um animal antropomorfizado, e o pequeno robô Clank em suas costas. Ao fundo uma cidade com carros flutuantes
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão traz cenários incrivelmente detalhados e bastante variedade entre os diferentes planetas (Reprodução: PlayStation)

Um dos carros-chefe do PS5 não utiliza um visual tão realista quanto outros games da lista, mas mesmo com gráficos cartunizados, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Rift Apart) impressiona com um salto gráfico na nova geração que o faz parecer uma animação 3D. As cidades são extensas, com uma grande quantidade de detalhes ao fundo e graças ao SSD dos consoles que permite loadings rápidos, o jogador pode visitar a maior parte desses locais e ainda alternar entre diferentes dimensões com sua própria estética.

Jogos com melhores gráficos do PS4

Final Fantasy VII Remake

O remake de Final Fantasy VII conseguiu captar a essência do jogo original e entrega-la em um game com belos gráficos (Foto: Square Enix)
O remake de Final Fantasy VII conseguiu captar a essência do jogo original e entrega-la em um game com belos gráficos (Foto: Square Enix)

Exclusivo para o PS4, o remake de Final Fantasy VII lançado originalmente para o PlayStation nos anos 90 recria os cenários e os personagens de um dos jogos favoritos da franquia para muitos fãs.

Os gráficos foram melhorados e os ambientes mais detalhados para fazes jus a geração de consoles em que o remake foi lançado. No PS4 Pro o game roda em 4K, o que deixa ele ainda com texturas mais detalhadas e uma iluminação bem trabalhada que dá um aspecto bem bonito ao título.

Uma versão de Final Fantasy VII Remake para PS5 está prestes a ser lançada, como explicado no evento State of Play da Sony.

The Last of US 2

The Last of Us 2 tem um dos melhores gráficos entre os jogos 4K para o PS4 Pro (Foto: Naughty Dog)
The Last of Us 2 tem um dos melhores gráficos entre os jogos 4K para o PS4 Pro (Foto: Naughty Dog)

Lançado em 2020, The Last of Us 2 está entre os jogos com melhores gráficos do PS4. O realismo dos gráficos é impressionante e as texturas da relva, vegetação e prédio é elaborado, garantindo a imersão do jogador naquele ambiente pós-apocalíptico.

Desenvolvido pela Naughty Dog, o game surpreende pela atenção dada aos detalhes de cada cenário e como a iluminação impacta os ambiente, gerando sombras e reflexos dinâmicos. Se o jogo já é bonito no PS4 Slim, entre os jogos em 4K para o PS4 Pro com certeza The Last of Us 2 é um dos destaques.

Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima está entre os jogos com melhores gráficos para PS4 (Foto: Sucker Punch)
Ghost of Tsushima está entre os jogos com melhores gráficos para PS4 (Foto: Sucker Punch)

O título é responsável por colocar o jogador no papel de samurai do Japão feudal e a Sucker Punch (desenvolvedora do game) não poupou esforços para recriar belíssimos cenários nipônicos do século XIII. Os arrozais que reagem ao clima, campos floridos, cerejeiras e os mais belos cenários japoneses são apresentados com gráficos realistas que garantem a nitidez e a dinâmica de iluminação necessárias para imergir o jogador em ambientes japoneses de centenas de anos atrás. Ghost of Tsushima está entre os jogos com melhores gráficos no PS4 Slim e entre os jogos 4K para o PS4 Pro.

Boas TVs para aproveitar os gráficos ao máximo

Claro que, para curtir a beleza dos jogos citados nesta lista, é importante ter uma TV que seja capaz de rodá-los na melhor resolução possível. Confira abaixo algumas opções ou bata o olho na nossa lista de melhores TVs para usar junto com PS5.