Zoom indica em Console de Video Game

PES 13 e FIFA 13: Qual é o melhor jogo de futebol desta geração?

Veja as diferenças entre as versões PES 13 e FIFA 13.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Todo ano, há mais de uma década, chega um período onde as empresas de games decidem lançar uma nova versão de seus jogos. Quando Pro Evolution Soccer ainda era chamado de Winning Eleven, a Konami parecia estar sempre vencendo a corrida, criando verdadeiras obras primas do futebol virtual.

Desde 2009 o jogo virou, e o jogo FIFA vem se tornando cada vez mais uma força dominante do mercado com jogos fantásticos que se superam todos os anos. O abismo criado pela nova popularidade do game da Eletronic Arts vem deixando os programadores e o investimento no PES cada ano mais escassos, o que contribui para a estagnação do título.

Mudanças

O primeiro destaque do PES 13 é um sistema chamado Controle Total. Com ele você vira um verdadeiro mestre da bola e poderá coloca-la em qualquer parte do campo que você desejar. Esta novidade acompanha bem o estilo mais veloz desta franquia da Konami, resultando em um jogo que é ideal para a quem quer apenas se divertir e não liga de ter um simulador de futebol real.

De resto o novo PES também traz um recurso chamado controle total que lhe deixa comandar melhor as táticas do seu time.  Com a alavanca da direita você poderá controlar os jogadores ao seu redor, fazendo jogadas ensaiadas que nem o IA do jogo consegue superar.

Por fim, a última adesão notável do PES 13 é o seu sistema de defesa mais complexo e interessante, tornando a defesa uma parte tão importante para o jogo quanto o ataque. Não basta apenas apertar um botão para desarmar o adversário, você precisa de tática e paciência para pegar a bola na hora certa. Este sistema foi claramente baseado naquele criado pela EA para o FIFA 12, mas já é um avanço.

Já no caso de FIFA 13 o destaque vai para a sua imprevisibilidade, uma das maiores inovações no jogo em anos. Graças a elas seus jogadores parecerão mais com atletas de verdade, tendo que lidar com bolas mal ajeitadas, escorregadias e por vislumbres de inabilidade. Apesar de ser um pouco frustrante não poder jogar um futebol perfeito, ele este recurso torna o jogo muito mais realista.

Se no ano passado a principal adição ao jogo foi a defesa tática, agora o FIFA 13 nos traz um ataque mais completo com novas opções na hora de dar o drible e executar táticas ofensivas. Os atacantes também ganharam uma Inteligência Artificial totalmente nova e extremamente funcional que os ajudam a ser mais bem sucedidos na hora de usar táticas e receber ou dar passes bem colocados. Outro recurso interessante de citar são os minigames que testam suas habilidades durante a tela de loading do jogo.

Gráficos e Engine

No caso do PES 2013 a maioria dos gráficos, menus e a aparência do jogo estão muito bons, ainda que não se destaquem muito dos outros games da série. Apesar de PES 13 ser um jogo bonito e bem acabado, lhe falta um pouco mais de consistência para funcionar como uma partida de futebol real. Graças a sua velocidade e perfeição como a bola e os passes são executados a sensação é que se jogo um novo esporte, o futebol virtual.

Já FIFA 13, mantêm as brilhantes engines do jogo anterior, mas agora elas funcionam melhor, desde os gráficos ao impacto entre objetos. A bola é a principal beneficiada, tão verossimilhante que nos faz realmente acreditar que se trata de uma partida real de futebol. Em termos de design o novo FIFA 13 tem seus menus totalmente redesenhados e aprimorados, trazendo a mais bela versão do jogo até hoje.

Conclusão

Desde 2009 a série FIFA da Eletronic Arts se mostra um jogo superior em todos os aspectos, que conquistam os fãs de videogames. A grande diferença é que este ano, os dois títulos se mostraram aquém em termos de mudanças se os compararmos com o ano passado, evoluindo muito pouco e se assemelhando mais a uma atualização de elencos do que realmente jogos novos.

 

No Zoom tem games e muito mais! Pesquise e compare preços!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game