Melhores jogos de Play 2 que você ainda pode curtir nos novos consoles

Listamos os melhores jogos de Play 2 para jogar no PS4, Xbox One, Switch e PC

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O PlayStation 2 foi um console marcante lançado nos anos 2000 pela Sony, o qual se tornou tão popular no Brasil que ainda hoje é comum achar jogos do PlayStation 2 para vender. Separamos em uma lista aqui no Zoom alguns dos melhores jogos de Play 2 que ainda podem ser jogados nas plataformas atuais para jogadores nostálgicos matarem a saudade.

O PlayStation 2 foi um videogame extremamente marcante e até hoje os melhores jogos de Play 2 podem ser encontrados nos consoles atuais (Reprodução: GameRant)
O PlayStation 2 foi um videogame extremamente marcante e até hoje os melhores jogos de Play 2 podem ser encontrados nos consoles atuais (Reprodução: GameRant)

Nossa lista irá incluir apenas jogos de Play 2 que podem ser jogados de uma maneira próxima à experiência original ou que receberam remasterizações sem alterar a jogabilidade. Não serão considerados games que foram totalmente refeitos, como Shadow of the Colossus do PlayStation 4 ou o futuro remake de Prince of Persia: The Sands of Time.

Melhores jogos de Play 2

10. Max Payne

O clássico título da Rockstar foi um dos grandes games de ação dos anos 2000 ao traduzir para o mundo dos jogos de Play 2 o efeito "Bullet Time" do popular filme Matrix. Max Payne é um policial durão que tenta vingar a morte de sua família em uma atmosfera tipicamente noir e uma jogabilidade que permitia a jogadores deixar a ação em câmera lenta enquanto mergulhava e atirava para eliminar bandidos.

Atualmente, Max Payne pode ser jogado no PlayStation 4, Android, iPhone e PC.

9. Parappa the Rapper 2

Esta foi a verdadeira sequência de Parappa the Rapper, o carismático rapper do PlayStation One, após o spin-off Um Jammer Lammy. Parappa é um cachorro que se envolve em diversas situações estranhas que precisa superar com a ajuda do rap e ao acreditar em si mmesmo. O game em si traz uma jogabilidade rítmica divertida na qual o cenário acompanha a performance do jogador ao se tornar radiante ou desanimador. É um dos mais coloridos e originais jogos de Play 2.

Atualmente, Parappa the Rapper 2 pode ser jogado no PlayStation 4 pela linha PS2 Classics.

8. Katamari Damacy

Um dos jogos mais bizarros até hoje, Katamari Damacy começou sua jornada no PlayStation 2 com a árdua tarefa do príncipe do universo de ter que restaurar as estrelas. O mais inusitado é que para isso ele precisa grudar diversos objetos em uma grande bola chamada Katamari, a qual aumenta de tamanho conforme absorve todo tipo de item. O desafio é conseguir pegar vários itens pequenos rapidamente para aumentar de tamanho e poder pegar também os grandes.

Atualmente, Katamari Damacy está disponível remasterizado como Katamari Damacy Reroll no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

7. Psychonauts

Na época de seu lançamento, Psychonauts não foi tão aclamado, mas se tornou um clássico cult com o passar dos anos. Neste game de aventura e plataforma o usuário controla Raz, um talentoso garoto com poderes psíquicos que deseja entrar na tropa de elite Psychonauts. Durante seu treinamento, Raz terá que entrar na mente de outras pessoas e explorá-las para ajudá-las contra manifestações de emoções como medo.

Atualmente, Psychonauts pode ser jogado no PlayStation 4 e PC. Uma sequência Psychonauts 2 está planejada ainda para 2021 no PS4, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.

6. Kingdom Hearts I e II

A inesperada junção entre personagens de Final Fantasy da Square Enix e icônicos personagens de animações da Disney levou a uma das séries de RPGs mais inusitadas e aclamadas entre os jogos de Play 2. Kingdom Hearts conta a história de Sora, um garoto que se envolve em uma grande jornada e encontra Donald e Pateta como parceiros em busca do desaparecido Rei Mickey. Durante a aventura ele visita mundos baseados em várias animações da Disney, sempre com alguma novidade na jogabilidade.

Atualmente, Kingdom Hearts I e II estão disponíveis separadamente ou em coletâneas para PlayStation 4, Xbox One e PC na Epic Games Store. Uma das melhores formas de jogá-los e através da coleção "Kingdom Hearts: The Story So Far".

5. Bully

Produzido pela Rockstar, criadora da série Grand Theft Auto, Bully é um game que foi rodeado de polêmica em sua época e críticas que pudesse incentivar o bullying entre crianças. A estrutura das missões do game é bastante similar à da série GTA na época do PlayStation 2, porém com uma narrativa voltada para os problemas enfrentados por um adolescente na escola. As decisões do jogador, por sua vez, determinavam se ele se tornaria ou não um bully.

Atualmente, Bully pode ser jogado no PlayStation 4, Xbox One (em sua versão Xbox 360), PC, Android e iPhone. Uma versão pouco conhecida também foi lançada para o Wii com controles de movimento.

4. Okami

Um dos mais bonitos jogos de Play 2, Okami é uma obra-prima da Capcom baseada no folclore japonês e que apresenta um visual único que assemelha-se a uma pintura em movimento. O game traz uma jogabilidade semelhante aos capítulos clássicos de The Legend of Zelda e conta a história da deusa do sol Amaterasu, que assume a forma de um lobo branco. Durante sua aventura o jogador aprenderá também como realizar feitos milagrosos com o uso de um pincel mágico que pode fazer coisas surgirem do nada. Esta mecânica às vezes não funcionava perfeitamente no PS2 mas foi melhorada nas versões mais novas.

Atualmente, Okami está disponível como Okami HD pra PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. O game também teve versões para o PS3 e para o Nintendo Wii.

3. Resident Evil 4

Esse clássico game de ação, que deveria ser exclusivo do GameCube, não só foi um dos melhores jogos de Play 2 como ainda saiu em várias plataformas depois. Resident Evil 4 foi uma revolução para a série na época por focar-se mais nos elementos de ação do que nos de terror. No papel de Leon, jogadores enfrentavam uma longa aventura por vilas, masmorras e castelos para resgatar a filha do Presidente dos Estados Unidos, tudo isso enquanto eram perseguidos pelos "Ganados", mais inteligentes que zumbis.

Atualmente, Resident Evil 4 pode ser jogado no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

2. Final Fantasy X e X-2

O primeiro capítulo da saga Final Fantasy no console da Sony é até hoje considerado um dos melhores jogos de Play 2, até por ter sido um dos primeiros grandes jogos do videogame. Final Fantasy X mudou a base dos games da saga ao oferecer uma narrativa mais linear e uma história mais séria. O game focava-se no relacionamento do protagonista esportista Tidus com a invocadora Yuna enquanto tentavam salvar o mundo de um terrível monstro chamado Sin. Este foi também o primeiro Final Fantasy a ter uma sequência direta com Final Fantasy X-2 com Yuna como protagonista.

Atualmente, Final Fantasy X e X-2 podem ser comprados individualmente em versões digitais ou em pacotes com ambos os jogos remasterizados para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Final Fantasy XII do PlayStation 2 também foi relançado para as mesmas plataformas.

1. GTA: San Andreas

Definitivamente um dos melhores jogos de Play 2 e um dos jogos do PlayStation 2 que se tornou sinônimo do console foi a série Grand Theft Auto. A partir de GTA 3, sua sequência GTA: Vice City e o incrível GTA: San Andreas, a série foi facilmente a que mais explorou o potencial do PlayStation 2 com sua ambiciosa e polêmica aventura em 3D.

GTA: San Andreas foi o jogo escolhido como primeiro lugar entre os melhores jogos de Play 2, um game que contava a história de Carl "C.J." Johnson, alguém que conseguiu escapar da guerra de gangues em San Andreas, mas acaba por voltar para o funeral de sua mãe. Após uma série de evento, C.J. se vê envolvido mais uma vez nas disputas por território e sobrevivência. O game contava com o maior e mais rico mundo aberto do PlayStation 2 com incontáveis coisas para fazer e segredos para descobrir.

Atualmente, GTA: San Andreas está disponível para PlayStation 4, Xbox One (versão do Xbox 360), PS3, Android, iPhone e PC.

Conheça o canal do Zoom no YouTube