Jogos para crianças: os melhores games infantis para jogar em 2020

Games clássicos contam com modos de jogo que podem chamar a atenção das crianças.

Jogos para crianças: os melhores games infantis para jogar em 2020
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Está em busca dos melhores jogos de videogame para crianças? Hoje em dia, além de serem bastante divertidos, alguns games também podem auxiliar no aprendizado dos pequenos. O famoso Minecraft, por exemplo, ajuda a aumentar a criatividade. Já o Scribblenauts: Showdown exercita o vocabulário. Além desses, há inúmeros títulos ideais para os seus filhos.

Pensando nisso, o Zoom selecionou os 10 melhores games infantis que fazem sucesso em todo o mundo. Os nomes contam com diversos desafios e quebra-cabeças que estimulam o desenvolvimento dos pequenos. Confira a seguir.

Leia também: Jogos para dois: os melhores games para se divertir com amigos

Minecraft é um jogo de sobrevivência que desenvolve a criatividade

Minecraft, da Mojang. (Foto: Divulgação/Mojang)
Minecraft, da Mojang. (Foto: Divulgação/Mojang)

Um dos jogos infantis mais famosos do mercado é o Minecraft. Lançado em 2009, o game de sobrevivência ainda permanece entre os mais jogados do mundo devido a sua capacidade de desenvolver a criatividade dos jogadores. Com um gráfico “quadrado”, o seu objetivo aqui é simples: explorar o mundo aberto e sobreviver aos diferentes tipos de criaturas.

Para isso você precisa coletar recursos, construir casas, armas, equipamentos utilitários, caçar comida, minerar entre outras coisas. Você pode jogar online com outras pessoas, explorar o mapa juntos e se ajudar nos eventuais desafios que encontrarão pela frente.

Onde jogar: PC (Microsoft Store), Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox 360, PlayStation 3, Playstation Vita, Wii U, Android e iOS.

Confira as ofertas de Minecraft com os melhores preços no Zoom!

Pokémon Sword & Shield é um RPG nostálgico

Pokémon Sword and Shield, da Game Freak. (Foto: Divulgação/Nintendo)
Pokémon Sword and Shield, da Game Freak. (Foto: Divulgação/Nintendo)

Entrando no mundo Pokémon, o segundo da lista é o Pokémon Sword & Shield, recente lançamento da Nintendo. Os jogos possuem mecânica de jogo clássica da série, misturando momentos de RPG com aventura. O game coloca o jogador na pele de um treinador Pokémon, onde sua missão é capturar e treinar criaturas existentes no mundo.

Além disso, ao longo da experiência, é possível batalhar com seus monstrinhos favoritos e aumentar a força dos mesmos. Com novos personagens e diversas missões ao longo da história, o jogo pode ser uma excelente opção de passatempo para os mais novos.

Onde jogar: Pokémon Sword (Nintendo Switch) & Pokémon Shield (Nintendo Switch)

Confira as ofertas de Pokémon Sword & Shield com os melhores preços no Zoom!

Super Mario Maker 2 ajuda a desenvolver a criatividade das crianças

Super Mario Maker 2, da Nintendo. (Foto: Divulgação/Nintendo)
Super Mario Maker 2, da Nintendo. (Foto: Divulgação/Nintendo)

O Super Mario Maker 2 é mais um jogo lançado recentemente pela Nintendo. Assim como seu antecessor, a dinâmica do jogo consiste em explorar a criatividade dos jogadores oferecendo ferramentas de criação de mapas. Desta forma, diversos players ao redor do mundo podem desenvolver fases de Super Mario personalizadas, oferecendo uma série de novos desafios.

O jogo possui uma infinidade de possibilidades, trazendo elementos de todas as versões já lançadas do clássico da Nintendo. Assim como o Pokémon Sword & Shield, Super Mario Maker 2 também só está disponível para Nintendo Switch, o console mais recente da empresa japonesa.

Onde jogar: Nintendo Switch

Confira as ofertas de Super Mario Maker 2 com os melhores preços no Zoom!

Super Mario Odyssey é um jogo completo em relação a desafios

Super Mario Odyssey, da Nintendo. (Foto: Divulgação/Nintendo)
Super Mario Odyssey, da Nintendo. (Foto: Divulgação/Nintendo)

Outro jogo bastante famoso da Nintendo é o Super Mario Odyssey. Diferente do modo de jogo tradicional, essa versão do game segue os moldes do Nintendo 64, garantindo liberdade de exploração e diversas missões para os jogadores. Em Super Mario Odyssey, Mario se aventura por terras que se encontram além do conhecido Reino dos Cogumelos.

Além disso, com a presença do ‘Cappy’, seu chapéu, novas mecânicas de jogo são disponibilizadas aos players. No geral, o game consiste em coletar "Luas de Poder”. Por meio delas é possível viajar pelos 17 reinos com a nave Odyssey e realizar as missões propostas pelo game.

Onde jogar: Nintendo Switch

Confira as ofertas de Super Mario Odyssey com os melhores preços no Zoom!

Luigi’s Mansion 3 é mais um sucesso da Nintendo

Luigi’s Mansion 3, da Nintendo. (Foto: Divulgação/Nintendo)
Luigi’s Mansion 3, da Nintendo. (Foto: Divulgação/Nintendo)

Lançado em outubro de 2019, Luigi’s Mansion 3 é mais um game da Nintendo que faz sucesso atualmente e possui modo de jogo baseado em puzzles. O game possui o modo história centrado em libertar os amigos de Luigi de um hotel assombrado pelo Rei Boo. Com o sucesso em realizar os quebra-cabeças, recompensas são dadas aos jogadores e Luigi volta a ter seus amigos ao seu lado.

Apesar da história ter um lado sombrio, o game é repleto de momentos cômicos e piadas que foram incluídas pelos desenvolvedores do jogo. O título conta com gráficos bem trabalhados e pode ser jogado tanto online quanto offline.

Onde jogar: Nintendo Switch

Confira as ofertas de Luigi’s Mansion 3 com os melhores preços no Zoom!

Crash Team Racing Nitro Fueled é um jogo de corrida com alguns desafios

Crash Team Racing Nitro Fueled, da Beenox. (Foto: Divulgação/Activision)
Crash Team Racing Nitro Fueled, da Beenox. (Foto: Divulgação/Activision)

Crash Team Racing Nitro Fueled é um remake do jogo de kart que fez sucesso nos anos 90. O jogo possui características semelhantes ao tradicional Super Mario Kart, porém, conta com a presença de personagens do mundo Crash Bandicoot nos ambientes tradicionais do game.

Com o aumento da potência dos videogames, a desenvolvedora do jogo aproveitou para refazer o jogo com melhores gráficos sem perder as principais características do jogo. Durante as partidas, os jogadores devem evitar os obstáculos da pista e devem fazer todo o possível para alcançar a linha de chegada, utilizando alguns bônus colocados no trajeto para conseguir velocidades maiores ou atrapalhar os oponentes.

Onde jogar: Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch

Confira as ofertas de Crash Team Racing Nitro Fueled com os melhores preços no Zoom!

Franquia LEGO conta com jogos de diferentes categorias

Franquia Lego

Outra opção para as crianças são os tradicionais jogos da franquia LEGO. Com diversas opções de histórias, grande parte dos jogos fazem relação a filmes de sucesso lançados nos cinemas, como Star Wars, Batman, Harry Potter, Os Vingadores e muitos outros.

Além disso, os jogos contam com diversas missões que conseguem prender a atenção do jogador e os instigam a resolver alguns quebra-cabeças. O game conta também com alguns diálogos humorados e divertidos durante as fases.

Onde jogar: Multi-plataformas

Confira as ofertas da Franquia LEGO com os melhores preços no Zoom!

Scribblenauts: Showdown é um jogo que usa palavras para completar missões

Scribblenauts: Showdown, da 5th Cell. (Foto: Divulgação/Warner Bros Games)
Scribblenauts: Showdown, da 5th Cell. (Foto: Divulgação/Warner Bros Games)

O oitavo jogo da lista é mais um da categoria quebra-cabeças. O Scribblenauts: Showdown é um game lançado originalmente para Nintendo DS e que agora conta com versões para os videogames de última geração. O título conta com três modos de jogo (versus, embate e caixa de areia) e consiste em resolver os enigmas utilizando apenas palavras.

Segundo a desenvolvedora, o jogo conta com banco de dados com cerca de 30 mil palavras, incluindo suporte ao idioma português brasileiro, o que traz uma dinâmica maior. O game ainda conta com modos contra a CPU, mas o interessante é jogar contra os amigos já que o essencial do jogo é a interação oferecida pelos mini-games.

Onde jogar: Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Confira as ofertas de Scribblenauts: Showdown com os melhores preços no Zoom!

Overcooked 2 é um jogo de cozinhar com diversos desafios

Overcooked 2, da Ghost Town Games. (Foto: Divulgação/Team 17)
Overcooked 2, da Ghost Town Games. (Foto: Divulgação/Team 17)

Sucesso no mundo todo, o Overcooked 2 é um jogo para quem gosta de cozinhar. A dinâmica do game exige muita mão na massa, coordenação e trabalho em equipe para conseguir entregar os pratos a tempo e passar os desafios no Reino da Cebola.

Cada fase possui pratos e cenários diferentes e, de acordo com que você vai subindo de nível, mais obstáculos vão sendo colocados. Você pode ter que cozinhar em alto mar ou em uma cozinha que constantemente está mudando de posição.

Onde jogar: PC (Steam), Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.

Confira as ofertas de Overcooked 2 com os melhores preços no Zoom!

Unravel 2 é um jogo de plataforma com vários quebra-cabeças

Unravel 2, da Coldwood Interactive. (Foto: Divulgação/Electronic Arts)
Unravel 2, da Coldwood Interactive. (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

Vencedor de um prêmio na categoria “Jogo para a família” no D.I.C.E. Awards de 2018, Unravel Two é mais um jogo de plataforma que exige que os jogadores quebrem a cabeça para resolver alguns desafios. O objetivo deste jogo é explorar o mundo de Unravel com dois bonecos de linha, passando por diferentes fases e desafios, além de enfrentar diversos tipos monstros.

Além de gráficos bem trabalhados e vários desafios pela frente, Unravel 2 também conta com uma ótima narrativa. O jogo possui modo de apenas um jogador, mas a premissa é que seja jogado em duas pessoas, com os jogadores podendo se ajudar durante os desafios.

Onde jogar: PC (Origin), Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Leia também: