Melhores jogos de estratégia para PC e videogame em 2021

Conheça os melhores jogos de estratégia para PC e videogame em 2021, de clássicos RTS ao mais atuais

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Jogos de estratégia são alguns dos mais populares games para jogar no PC, graças à facilidade do mouse, e têm ganhado cada vez mais espaço também nos consoles com jogabilidade adaptadas.

Para jogadores que queiram uma experiência menos frenética e mais tática, separamos alguns dos melhores jogos de estratégia e jogos RTS para jogar em 2021.

Confira nossa lista com os melhores jogos de estratégia para PC e consoles em 2021 (Reprodução: Steam)
Confira nossa lista com os melhores jogos de estratégia para PC e consoles em 2021 (Reprodução: Steam)

O que são jogos de estratégia e jogos RTS?

O gênero de jogos de estratégia se popularizou nos primórdios dos PCs como uma versão computadorizada de jogos de tabuleiro, normalmente em cenários de guerra. Jogadores posicionavam suas unidades para enfrentar um exército inimigo, às vezes controlado por outro jogador, e tentavam vencê-lo através de turnos, como em uma partida de xadrez.

Nos anos 80 e 90 começaram a surgir os jogos RTS, Real-Time Strategy, "Estratégia em Tempo Real", liderados principalmente por Dune 2 de 1992. Nesses jogos, não havia mais turnos, todos os jogadores moviam suas unidades ao mesmo tempo. Por conta disso, a velocidade de pensamento e de movimento passaram a se tornar também importantes para o gênero.

Dune 2 para MS-DOS em 1992 foi um dos primeiros jogos de estratégia a popularizar a ideia de jogos RTS (Reprodução: Moby Games)
Dune 2 para MS-DOS em 1992 foi um dos primeiros jogos de estratégia a popularizar a ideia de jogos RTS (Reprodução: Moby Games)

Entre os jogos de estratégia também surgiram os jogos 4X, que ganham seu apelido de suas mecânicas focadas em 4 faces: eXplorar, eXpandir, eXtrair e eXterminar. Atualmente um dos maiores atrativos são os jogos de estratégia online, com cenários multiplayer contra múltiplos jogadores.

Melhores jogos de estratégia e RTS para curtir em 2021

12. Halo Wars (X360, XB, PC) e Halo Wars 2 (XB, PC)

A série Halo, conhecida pelos games de tiro em primeira pessoa com o protagonista Master Chief, recebeu spin-offs como jogos de estratégia de alta qualidade para consoles e PC. Em Halo Wars, jogadores entram no início da batalha contra os Covenants, mais de duas décadas antes dos eventos do primeiro Halo: Combat Evolved.

No primeiro game, o foco fica nos combates com unidades e veículos conhecidos da série, enquanto a sequência foca ainda mais na captação de recursos e construção de bases e unidades para a guerra.

11. Civilization VI (PS4, XB, SW, PC, Mac, And, iOS)

Uma das séries mais clássicas entre os jogos de estratégia para PC, em Civilization VI jogadores escolhem uma civilização para liderar e evoluir através dos tempos por diversas eras, alianças e regimes democráticos. O game inclui desde o básico da construção, captação de recursos e guerras até diplomacia para coexistir em paz com seus vizinhos.

O excesso de detalhes técnicos em Civilization VI pode ser uma grande qualidade para jogadores mais experientes em jogos de estratégia para PC, mas também um pouco intimidador para novatos que queiram começar com a série.

10. Mario + Rabbids: Kingdom Battle (SW)

Em uma inusitada colaboração entre Nintendo e Ubisoft, o encanador Mario, seu irmão Luigi e a Princesa Peach se uniram aos insanos coelhos Rabbid da série Rayman para enfrentarem um mal maior. A escolha de colocar os personagens em um jogo de estratégia por turnos e dar armas nas mãos de Mario foi bem fora do comum, mas funcionou para uni-los em torno de um tema.

O game original teve uma expansão com o macaco Donkey Kong em Mario + Rabbids: Donkey Kong Adventure e uma sequência foi anunciada durante a E3 2021 chamada: Mario + Rabbids: Sparks of Hope.

9. Fire Emblem: Three Houses (SW)

A clássica série de jogos de estratégia da Nintendo retornou no Nintendo Switch com um estilo de narrativa bem diferente. Jogadores começam como professores em uma escola quando um grande evento dá início a uma guerra e leva esses jovens para o campo de batalha. A série Fire Emblem é bastante conhecida por seus elementos de jogo de estratégia, como cercar personagens em corredores, mesclar unidades mais fortes com outras capazes de atacar de longe, entre outros.

A franquia também era conhecida por seu fator de "morte permanente" de personagens em combate, porém nos capítulos mais modernos é possível jogar em um modo "casual" onde eles retornam ao fim da batalha como na maioria dos jogos de estratégia.

8. Northgard (PS4, XB, SW, PC)

Baseado na mitologia nórdica, Northgard ganha seu nome de um misterioso novo continente descoberto neste jogo de estratégia por um grupo de destemidos vikings, os quais desejam colonizá-lo. No entanto, logo percebem que o local está repleto de bestas terríveis, criaturas mortas-vivas e outros seres sobrenaturais, como os Gigantes, que podem se tornar aliados ou inimigos.

Além do conteúdo base, o game recebeu expansões gratuitas através dos anos. Entre eles uma nova campanha chamada "A Saga de Rig" que se passa após o Rei Supremo dos Vikings ter sido assassinado.

7. XCOM 2 (PS4, XB, SW, PC, Mac, iOS)

Mais uma franquia clássica entre os jogos de estratégia que retornou nos últimos anos foi XCOM, primeiro com XCOM: Enemy Unknown e depois com XCOM 2. No game, faz 20 anos que o governo da Terra cedeu a forças alienígenas e apenas a força rebelde XCOM ainda os enfrenta como última chance de liberdade para a humanidade.

Em XCOM 2, os jogadores têm uma grande base móvel, uma nave alienígena convertida em quartel-general, através da qual podem abordar as missões em vários locais e recrutar novos membros. Assim como no modo padrão de Fire Emblem, seus soldados, uma vez que morrem, não retornam à vida no fim do turno, tornando cada combate decisivo e emocionante.

6. Desperados III (PS4, XB, PC, Mac)

Desperados III coloca jogadores para enfrentar inimigos em condições de desvantagem para usar bem as habilidades de seus personagens (Reprodução: Steam)
Desperados III coloca jogadores para enfrentar inimigos em condições de desvantagem para usar bem as habilidades de seus personagens (Reprodução: Steam)

Muitas vezes descrita como Commandos no Velho-Oeste, a série de jogos de estratégia Desperados coloca os jogadores no papel de um grupo de especialistas em diversas áreas em situações adversas. Normalmente o usuário precisa conseguir uma forma de eliminar seus oponentes de forma estratégica, sem alertar outros inimigos ao redor, com o uso das habilidades especiais de cada personagem.

As mecânicas do game são muito parecidas com outro jogo de estratégia popular, a série Commandos. Ambas as franquias tiveram novos jogos modernos recentemente.

5. Shadow Tactics: Blades of the Shogun (PS4, XB, PC, Mac)

Também semelhante a Commandos e Desperados, temos o jogo de estratégia Shadow Tactics, um game que traz um grupo de cinco ninjas sob o controle do jogador para realizar diversas missões no Japão feudal. Cada ninja possui suas próprias habilidades, como andar nos telhados, eliminar inimigos silenciosamente e se livrar dos corpos, com alguns que conseguem ainda se infiltrar e usar artimanhas com bombas de fumaça.

Apesar de já ser um pouco antigo no PC e consoles comparado aos jogos de estratégia mais recentes, o game receberá uma nova expansão focada na personagem Aiko ainda esse ano.

4. Gears Tactics (XB, XBSX/S, PC)

Gears Tactics traz toda a ação e violência da série Gears of War para os jogos de estratégia (Reprodução: Steam)
Gears Tactics traz toda a ação e violência da série Gears of War para os jogos de estratégia (Reprodução: Steam)

Semelhante a Halo Wars, a franquia Gears of War (hoje só Gears) também ganhou um spin-off nos moldes dos populares jogos de estratégia que se passa antes do primeiro game. Usuários terão que lutar contra a ameaça subterrânea dos Locusts em diversos campos de batalha com movimento estratégico e capacidade de se proteger no cenário assim como no game de tiro.Um grande diferencial do jogo em relação a outros jogos de estratégia é seu nível de violência que continua alto. Além de tirar toda a energia dos inimigos é possível executá-los com os tradicionais rifles equipados com motosserras da série.

3. Plants vs. Zombies Original (PS4, XB, SW, PC, PS3, X360, NDS, Vita, And, iOS, Mac)

Plants vs. Zombies foi um clássico jogo de estratégia entre os dispositivos mobile que depois chegou aos videogames (Reprodução: Steam)
Plants vs. Zombies foi um clássico jogo de estratégia entre os dispositivos mobile que depois chegou aos videogames (Reprodução: Steam)

O clássico Plants vs. Zombies foi uma grande revolução em dispositivos mobile ao trazer um jogo de estratégia profundo e divertido que funcionava muito bem me tela de toque. No game, o usuário precisa defender cinco linhas em um quintal que é atacado por diversos tipos de mortos-vivos. Para enfrentá-los é preciso usar plantas que são capazes de atacar também de diversas maneiras. O jogador precisa achar as melhores combinações para enfrentar cada tipo de zumbi.

Após algum tempo o jogo de estratégia chegou também para os consoles com jogabilidade adaptada, alguns com extras específicos e outros com a mesma experiência dos smartphones.

2. Age of Empires 3 (PC, Mac)

Age of Empires 3 é uma das séries mais reconhecidas entre os jogos de estratégia (Reprodução: Steam)
Age of Empires 3 é uma das séries mais reconhecidas entre os jogos de estratégia (Reprodução: Steam)

Facilmente, a série de jogos de estratégia mais icônica, Age of Empires 3 leva os jogadores para colonizar as américas com uma de oito civilizações diferentes. Durante o game, será preciso recolher recursos ao seu redor, erguer exércitos para se proteger e evoluir através das muitas eras conforme o mundo e suas prioridades mudam.

Um novo jogo de estratégia da franquia, Age of Empires 4, já foi anunciado para o Windows 10, com lançamento planejado para outubro de 2021.

1. Starcraft II (PC, Mac)

Starcraft II é até hoje um dos jogos de estratégia online mais requisitados para multiplayer (Reprodução: Starcraft II)
Starcraft II é até hoje um dos jogos de estratégia online mais requisitados para multiplayer (Reprodução: Starcraft II)

A sequência do clássicos StarCraft de 1998 demorou mais de 10 anos para ser lançada, mas trouxe um pouco mais do game que tomou o gênero dos jogos RTS de assalto no final dos anos 90.

No papel dos Terranos, Zergs ou Protoss, jogadores precisam construir suas estruturas e evoluir suas tecnologias para criar os melhores exércitos e posicioná-los para a vitória. O game traz ainda seus populares modos multiplayer para testar suas habilidades em jogos de estratégia contra outros jogadores online.

Através dos anos, Starcraft II ganhou cada vez mais campanhas além da básica Wings of Libery, como Heart of the Swarm, Legacy of the Void e Nova Covert Ops, cada vez com mais conteúdo e história.