Jogos para dois: os melhores games para se divertir com amigos

De Borderlands 3 a Just Dance 2021, veja os melhores jogos para dois ou mais pessoas para se divertir

Murilo TunholiJornalista especializado em tecnologia e jogos. Formado pelo Centro Universitário IBMR. Atua nas editorias de Informática e Games.

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Jogar com amigos pode ser mais divertido do que sozinho. Seja em games de plataforma, corrida, ou tiro, ter um amigo do lado ou até mesmo online pode fazer a diferença na hora de aproveitar seus games favoritos. Pensando nisso, selecionamos os melhores jogos para dois ou mais jogadores. Todos eles podem ter modos multiplayer local, online ou os dois.

Entre os jogos selecionados, tivemos o cuidado de indicar tanto estão jogos gratuitos quanto pagos. Além disso, também optamos por deixar indicações que servem às plataformas das gerações atuais e passadas. Seja você fã de Nintendo, PC, PlayStation ou Xbox, encontrará jogos de 2 para aproveitar com amigos ou familiares.

Nossa seleção de jogos de 2 jogadores conta com títulos de peso como Borderlands 3, Minecraft, Gears 5 e Just Dance 2021. Antes disso, vale a pena conferir também nossas seleções de melhores jogos de cada plataforma que abordaremos no artigo. Por isso, separa uma aba para conferir nossas indicações de melhores jogos para as suas plataformas favoritas:

Overcooked! 2

Overcooked! 2
Overcooked! 2 é um dos jogos de dois mais caóticos que existem e foi publicado pela Team17 (Foto: Divulgação/Team17)

Gosta de cozinhar? O Overcooked 2 é um jogo para dois que exige muita mão na massa, coordenação e trabalho em equipe para conseguir entregar os patos a tempo e passar os desafios no Reino da Cebola. Neste jogo, os jogadores precisam trabalhar em conjunto para conseguir fazer os mais diferentes tipos de pratos dentro do tempo, e assim passar as fases.

Cada fase possui pratos e cenários diferentes e, de acordo com que você vai subindo de nível, mais obstáculos vão sendo colocados. Você pode ter que cozinhar em alto mar ou em uma cozinha que constantemente está mudando de posição.

Overcooked 2 conta tanto com multiplayer local por tela dividida quanto online, caso não tenha alguém para dividir o sofá. Ele é bem amigável e é indicado para todas as idades, além de estar disponível para todas as plataformas atuais.

A Way Out

A Way Out, do Hazelight Studios. (Foto: Divulgação/Electronic Arts)
Criado por um estúdio independente ligado à EA, A Way Out é um dos poucos jogos para 2 jogadores onde é obrigatório ter um parceiro. (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

Este jogo possui uma peculiaridade interessante. Ele só pode ser jogado com outra pessoa, seja com a tela dividida ou de forma online. Aqui os jogadores controlam dois personagens, Leo e Vicent, que têm como objetivo escapar da prisão. Nesta tentativa, os dois precisam se ajudar e executar diferentes papéis ao decorrer das “missões” para conseguir os objetivos.

O progresso dos dois não é necessariamente sincronizado, então pode ser que enquanto um dos jogadores está em uma parte do game, o seu companheiro já esteja bem avançado, ou ainda assistindo a uma cena em vídeo.

A Way Out é um dos jogos para 2 que podem ser jogados tanto localmente quanto pela internet, mas não é tão amigável quanto a franquia Overcooked, já que sua classificação indica que ele é recomendado apenas para maiores de 18 anos. O título está disponível no PC, PlayStation e Xbox, com apenas o Switch ficando de fora.

Borderlands 3

Borderlands 3, da Gearbox. (Foto: Divulgação/2K Games)
Um dos mais aclamados jogos de 2 ou mais jogadores, Borderlands 3 tem um mundo fantástico e recheado de humor ácido (Foto: Divulgação/2K Games)

Borderlands 3 é um jogo de 2 ou mais pessoas do gênero FPS, ou seja, um jogo de tiro. Ele se passa em um cenário futurístico, onde o jogador pode explorar diferentes planetas, cada um deles com várias criaturas diferentes para serem dizimadas. Quanto mais você joga, mais você consegue aprimorar seus equipamentos e armas, além de também descobrir as diferentes vocações e poderes de cada personagens.

Com o passar do tempo, o nível das criaturas também vai subindo, então você pode convidar amigos para jogar online e ajudar você em desafios cada vez mais difíceis. O game chama atenção pelos personagens carismáticos e já famosos no universo dos jogos, como o robô Claptrap.

O jogo também conta com multiplayer local ou online e, assim como o título anterior, é indicado apenas para maiores de 18 anos e não está disponível no console da Nintendo, mas está no PC, PlayStation e Xbox.

Gears 5

Gears 5, da The Coalition (Foto: Divulgação/Microsoft)
Uma das franquias de peso do Xbox, Gears 5 pode ser jogado sozinho ou como um jogo para 2 jogadores, que podem zerar o game juntos (Foto: Divulgação/Microsoft)

Gears 5 é a sequência da franquia Gears of War, criada pelos estúdios da Microsoft e que faz muito sucesso. Aqui você controla alguns personagens principais da história do jogo e tem como objetivo passar por legiões de criaturas que invadiram alguns planetas, até descobrir a origem da família de um dos personagens.

O jogo para 2 é de tiro em terceira pessoa, sendo que você pode jogar no modo de tela dividida com algum amigo localmente ou achar pessoas online para outros modos que não sejam a campanha principal. Você terá diferentes armas, personagens e apetrechos para os combates, sejam contra as criaturas ou contra outros jogadores.

Por ser bastante sangrento e sem medo de expor as vísceras do seu oponente (ou as suas!), Gears 5 é recomendado para maiores de 18 anos. Ele também traz modo competitivo online e está disponível apenas para os consoles da marca Xbox ou no PC.

Minecraft

Minecraft, da Mojang. (Foto: Divulgação/Mojang)
Minecraft é um fenômeno histórico e também um excelente jogo de 2 para jogar com a criançada (Foto: Divulgação/Mojang)

Solte a sua criatividade em um mundo aberto onde você pode criar literalmente qualquer coisa que quiser. Minecraft é um dos jogos mais jogados do mundo até hoje, e é uma ótima opção para as mais diferentes faixas etárias. Com um gráfico “quadrado”, o seu objetivo aqui é simples: explorar o mundo aberto e sobreviver aos diferentes tipos de criaturas.

Para isso você precisa coletar recursos, construir casas, armas, equipamentos utilitários, caçar comida, minerar entre outras coisas. Você pode jogar online com outras pessoas para poderem explorar o mapa juntas e assim se ajudarem nos eventuais desafios que encontrarão pela frente.

Além de jogar online, também é possível dar mais um controle para alguém em casa e encarar os desafios criativos como um jogo para 2 jogadores. Minecraft também tem a grande vantagem de estar disponível praticamente em qualquer dispositivo, como celulares, tablets e até mesmo consoles de gerações anteriores, como o Xbox 360 ou o PlayStation 3. Sua recomendação etária é para maiores de 7 anos.

Team Sonic Racing

Sonic Team Racing, da SEGA. (Foto: Divulgação/SEGA)
Sonic Team Racing é uma alternativa mais acessível de jogo de 2 do que Mario Kart, que é exclusivo da Nintendo (Foto: Divulgação/SEGA)

Gosta de Sonic? E de jogos de corrida? Então é simples, é só juntar os dois para surgir o Sonic Racing, um jogo de corrida com todos os personagens de uma das franquias mais amadas do mundo. Aqui você escolher entre 15 personagens para controlar e partir pro asfalto com carros esportivos.

Diferentes pistas exigem diferentes manobras, mas você pode facilitar um pouco a corrida coletando itens especiais durante as voltas, além de tentar atrapalhar seus adversários para que eles não tomem a dianteira. Aqui você pode jogar em um modo cooperativo local ou achar pessoas online para as corridas. O modo cooperativo local o torna uma das melhores opções entre os jogos de dois, mas sem perder o espírito competitivo!

Team Sonic Racing está disponível no PC e nos consoles PlayStation, Xbox e Nintendo e é livre para todas as idades.

Just Dance 2021

Just Dance 2020, da Ubisoft. (Foto: Divulgação/Ubisoft)
A maior franquia entre os games de dança, Just Dance 2021 é um dos jogos de 2 perfeitos para se exercitar (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Se você tem muita energia pra gastar e não quer ficar sentado o dia todo jogando, você pode exercitar seus passos no Just Dance. O jogo de dança conta com 40 músicas diferentes de artistas como Dua Lipa, TWICE, The Weeknd, Lady Gaga, J Balvin, entre outros. E você ainda pode usá-lo para atrair alguém para se exercitar com você nesse jogo de duplas!

É possível jogar com amigos na mesma sala ou com pessoas do mundo todo nos modos online. Para que o jogo leia seus movimentos, você precisa de um Kinect, Playstation Move, Joy-cons, ou usar apenas um celular compatível com o app “Just Dance Controller", dependendo da plataforma onde jogue.

Just Dance 2021 é recomendado para maiores de 10 anos por conta dos controles de movimento, que podem ser perigosos para os muito pequenos. Fora isso, o game está disponível nos principais consoles da atualidade e no Nintendo Wii, sendo o último jogo da franquia a lançar jogo para o histórico console da Nintendo.

Animal Crossing: New Horizons

Animal Crossing: New Horizons, da Nintendo. (Foto: Divulgação/Nintendo)
O exclusivo da Nintendo é um dos jogos de dois mais sociais que existem (Foto: Divulgação/Nintendo)

Animal Crossing: New Horizons é um jogo para 2 ou mais pessoas em que você cria sua própria ilha paradisíaca e a customiza por completo da forma que quiser. Você deve coletar recursos para fabricar novos objetos e usar a sua criatividade para customizar e decorar sua casa, suas roupas entre outros cenários.

Também é possível pescar, realizar jardinagem, ter interação com outros personagens, entre outras ações. Com o passar do tempo no jogo você ganha cada vez mais recursos e habilidades para transformar sua ilha.

É possível jogar Animal Crossing: New Horizons com até outras três pessoas localmente, no mesmo videogame, ou então jogar online com outros jogadores. Apesar de livre para todas as idades, ele é um exclusivo para o Nintendo Switch.

Cuphead

Cuphead, do Studio MDHR. (Foto: Divulgação/Studio MDHR)
Quer jogos de 2 que sejam desafiadores? Então é Cuphead, do Studio MDHR, que vai atender ao seu desejo (Foto: Divulgação/Studio MDHR)

Nada melhor que jogar um bom e velho jogo de plataforma com um amigo. O Cuphead é um tipo de jogo chamado de “run and gun”, ou seja, corra e atire. No game, os dois irmãos Cuphead e Mugman possuem uma dívida com o diabo e vários monstros tentam cobrá-los. O objetivo é derrotar esses inimigos e continuar vivo passando todas as diferentes fases.

O jogo ganhou fama pela sua boa jogabilidade e estilo de desenho que lembra animações antigas. São várias fases para te desafiar, cada uma com um nível de dificuldade maior. Você pode jogar localmente com outra pessoa, cada uma controlando um personagem, ou se preferir, também pode se conectar aos servidores e jogar de forma online.

Ele está disponível no PC, Xbox ou Nintendo Switch, estando de fora apenas dos consoles PlayStation. Vale mencionar que a violência animada do game o tornou recomendado para maiores de 13 anos.

Unravel Two

Unravel Two
Unravel Two, da Coldwood Interactive, é um jogo de duplas que mistura plataforma e puzzle, sendo bastante amigável (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

Vencedor de um prêmio na categoria “Jogo para a família” no D.I.C.E. Awards de 2018, Unravel Two é outro jogo de 2 de plataforma, assim como Cuphead, mas dessa vez ele exige que os jogadores quebrem a cabeça para resolver diversos desafios. O objetivo deste jogo é explorar o mundo de Unravel com dois bonecos de linha, passando por diferentes fases e desafios, além de enfrentar vários monstros.

Além de gráficos bem trabalhados e vários desafios pela frente, Unravel Two também dispõe de uma ótima narrativa. Você pode jogar sozinho controlando os dois personagens, mas a forma mais divertida é como os jogos de dois dessa lista, especialmente se for em multiplayer local de forma que os dois se ajudem para vencem os diversos obstáculos que encontrarão a cada fase.

Diferente dos jogos de 2 mostrados até aqui, Unravel 2 não conta com multiplayer online. Recomendado para maiores de 10 anos e uma experiência com desenhos exuberantes, você pode jogá-lo no PC ou nos consoles.

Quer conhecer mais jogos? Então fique com a gente mais um pouco e faça a sua própria listinha de games!

  • Os 15 melhores jogos grátis para PC
  • Melhores jogos online: 15 opções para você se divertir
  • Melhores jogos cross play: 10 games para curtir com os amigos