PS5: tudo o que já sabemos sobre o próximo videogame da Sony

PS5 ainda não tem preço ou design confirmados, mas rumores apontam melhorias no console e no controle DualShock 5.

PS5: tudo o que já sabemos sobre o próximo videogame da Sony
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

O PlayStation 5 (PS5), próximo console da Sony, tem data de lançamento marcada para o final de 2020. Embora outras informações como o preço, design ou jogos exclusivos ainda não tenham sido divulgadas, rumores sugerem que o anúncio oficial do vídeo game acontecerá em de fevereiro. Há boatos que o sucessor do PlayStation 4 (PS4) terá retrocompatibilidade com consoles anteriores.

Entre as novidades confirmadas está a presença de um SSD, o que deve deixar os carregamentos mais rápidos durante a jogatina, e a logotipo do PS5. Se você, assim como nós aqui do Zoom, está cheio de expectativas, confira, a seguir, as novidades que já foram confirmadas sobre o videogame.

Leia também: Quais são os Melhores Consoles de Videogame em 2019?

Desempenho em alta, mas sem muitas melhorias gráficas

A especulação sobre a possível chegada do console em fevereiro nasceu de uma afirmação no Twitter de Scott Jaffe, criador da franquia God of War. No dia 20 de janeiro de 2019, ele disse que a revelação do PS5 seria em cinco semanas, ou seja, no segundo mês de 2020.

Também em janeiro, durante a CES 2020, considerada a maior feira de tecnologia do mundo, a Sony revelou o logotipo oficial do PS5 (veja no início da matéria), que é praticamente igual ao do PS4.

A notícia mais importante da feira, no entanto, foi a de que há suporte no novo console para rodar filmes em Blu-Ray 4K e que ele terá som 3D, drive SSD para diminuir telas de carregamento e tecnologia Ray Tracing, presente nas placas gráficas mais recentes da NVIDIA. O processador será o novo AMD Zen 2, bem mais potente do que o usado na atual geração.

Outra característica, essa já conhecida desde o meio de 2019, saiu de uma entrevista de Jim Ryan, presidente da Sony Interactive Entertainment, que falou ao site CNET sobre a integração entre o PS4 e o PS5. Segundo ele, há um recurso chamado "cross-generational play" que permite ao novo console rodar jogos da geração anterior.

Na mesma entrevista, o executivo disse que o novo PlayStation terá suporte à taxa de frequência de 120 Hz, o que significa muita fluidez e uma experiência mais rica de jogabilidade.

Por outro lado, o desenvolvedor de games, Víctor Pedreno, conhecido por vários títulos, como Sword of Necromancer, disse recentemente em entrevista ao site Gaming Bolt que o salto de tecnologia da nova geração será mais do ponto de vista da potência, oferecendo, por exemplo, carregamento e downloads bem mais velozes, do que de um salto de visual nos jogos.

Novo controle, novos jogos

O novo controle, o DualShock 5, já teve algumas imagens vazadas. É possível que ele tenha uma tela touchscreen onde ficava o touchpad da sua versão anterior, o DualShock 4. As imagens mostram que o joystick ficou bem mais robusto. O site britânico Gizmodo UK publicou no Twitter possíveis imagens do controle.

A patente do controle também mostra que o dispositivo deve ter diferentes níveis de vibração. Ou seja, será possível diferenciar um impacto em jogos de futebol de um choque entre naves em um game espacial..

Novos botões e resistência adaptável nos gatilhos L2 e R2 também são esperados. Essas melhorias podem melhorar a experiência tátil. Será possível, por exemplo, controlar a aceleração de um carro para a reta ou para a curva com mais eficiência.

Em relação aos jogos, o primeiro título confirmado foi o Godfall, uma franquia inédita no formato RPG da Counterplay Games e da Gearbox Software, responsável por Borderlands. Confira o trailer do game:

Rumores apontam que outros título como Cyberpunk 2077, The Lord of the Rings: Gollum, Final Fantasy VII Remake e The Avengers Project também devem estar entre os primeiros do novo console.

Leia também: