Requisitos Valorant: do que você precisa para rodar o jogo no PC?

Quer jogar o jogo de tiro em primeira pessoa da Riot? Dê um Zoom e conheça os requisitos e dValorant para jogar em 30FPS, 60FPS e 144FPS

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Jogos multiplayer de tiro em primeira pessoa são conhecidos pela competitividade e pelo público extenso. Não é à toa que a Riot Games, responsável pelo famoso League of Legends, se juntou ao gênero lançando Valorant oficialmente em junho de 2020. Se você se interessa em experimentar o jogo, vai gostar de saber que os requisitos de Valorant não são tão altos e muitos PCs podem rodar o jogo.

Valorant é um jogo grátis de tiro em primeira pessoa em equipe. Os jogadores se dividem em dois times de cinco, com cada um escolhendo um herói com habilidades únicas. As equipes disputam pontos que podem ser conseguidos com objetivos ou eliminando a equipe até uma chegar na vitória.

Leia também: LoL, Valorant, Fortnite e mais: os melhores jogos competitivos em 2021

A empolgação para o lançamento foi grande, e em pouco tempo Valorant entrou para o mundo dos eSports. Apesar de ser novo, Valorant não é um jogo pesado. Justamente para chegar em um grande público, os requisitos mínimos de Valorant são bem acessíveis, ainda que precise jogar com menos frames por segundo (FPS). Entenda a influência do FPS no jogo neste texto do Zoom.

Para ajudar os interessados em jogar esse jogo gratuito, o Zoom preparou esse texto com as configurações necessárias do PC para rodar Valorant, requisitos mínimos e recomendados. Ao final, você também poder ver a nossa lista com sugestões de notebooks que conseguem rodar o jogo.

Confira a seleção de produtos gamer para jogar online competitivamente:

Valorant é o jogo de tiro em primeira pessoa competitivo da Riot Games (Foto: Divulgação/Riot Games)
Valorant é o jogo de tiro em primeira pessoa competitivo da Riot Games (Foto: Divulgação/Riot Games)

Requisitos Valorant: configurações mínimas para 30FPS

  • Sistema Operacional: Windows 7, 8 ou 10 (64-bit)
  • Processador: Intel Core 2 Duo E8400
  • Placa de vídeo: Intel HD 4000
  • RAM: 4GB
  • VRAM: 1GB
  • Espaço em disco: pelo menos 10GB

Requisitos Valorant: configurações recomendadas para 60FPS

  • Sistema Operacional: Windows 7, 8 ou 10 (64-bit)
  • Processador: Intel Core i3-4150
  • Placa de vídeo: GeForce GT 730
  • RAM: 4GB
  • VRAM: 1GB
  • Espaço em disco: pelo menos 10GB

Requisitos Valorant: configurações high-end para 144FPS+

  • Sistema Operacional: Windows 7, 8 ou 10 (64-bit)
  • Processador: Intel Core i5-4460 de 3.2GHz
  • Placa de vídeo: GTX 1050 Ti
  • RAM: 4GB
  • VRAM: 1GB
  • Espaço em disco: pelo menos 10GB

A Riot Games informa os requisitos Valorant para computadores e notebooks de vários níveis. Os requisitos mínimos de Valorant permitem que muitas pessoas consigam jogar, ainda que precisem se contentar com 30FPS. Por outro lado, jogadores mais competitivos também conseguem tirar mais de 144FPS se seguirem as recomendações de topo de linha da empresa.

Valorant não requer muito do processador. Além do Intel Core 2 Duo E8400 servir nas configurações mais baixas, um simples Core i5 de 4ª geração, como o Intel Core i5 4570, é o bastante para jogar nas melhores configurações. Mas, enquanto os requisitos mínimos de Valorant para a placa de vídeo são simples, quando chega nas configurações high-end a exigência sobe. Nesse caso, é preciso pelo menos uma GeForce GTX 1050 Ti para aumentar o FPS.

Notebooks que cumprem os requisitos de Valorant em 30FPS

Se você quer apenas um notebook simples para rodar Valorant e outros jogos leves, sem se preocupar com frames ou qualidade alta, a boa notícia é que você pode encontrar vários modelos em conta. O processador sequer precisa ser da linha Intel Core. O Intel Celeron N4000, um modelo mais simples, é capaz de rodar Valorant requisitos mínimos sem dificuldades.

O mesmo vale para a placa de vídeo. Um notebook com placa integrada do tipo Intel UHD Graphics 600 dá conta dos requisitos Valorant para jogar em 30FPS nas configurações visuais mais baixas ou até nas medianas. Só fique atento em relação à memória RAM, já que alguns dos notebooks mais em conta vêm com 2GB, enquanto o necessário pelos requisitos de Valorant é 4GB.

Notebooks que cumprem os requisitos de Valorant em 60FPS

Por outro lado, se quiser um notebook capaz de rodar os requisitos de Valorant para jogar em 60FPS e/ou com uma qualidade gráfica melhor, então o ideal é buscar modelos intermediários. O processador não precisa ser do mais potente, o Intel Core i3 é o bastante, principalmente se optar por um modelo mais recente da 10ª ou 11ª geração.

Em relação à placa de vídeo, alguns notebooks com placa de vídeo integrada correspondem aos requisitos, mas não são todos. A Intel UHD Graphics G1 (Ice Lake 32 EUs) é um exemplo de GPU integrada que consegue rodar Valorant em 60FPS. Em relação a placas de vídeo dedicadas, uma GeForce MX110 cobre bem os requisitos de Valorant e roda com os 60FPS desejados.

Notebooks que cumprem os requisitos de Valorant em 144FPS+

Por fim, se você é um jogador competitivo que quer tirar o máximo da vantagem dos frames nas partidas, vale investir em um notebook com características high-end capazes de rodar o jogo com qualidade e em 144FPS.

Assim, o ideal é buscar notebooks gamer, criados com base no desempenho dos jogos. Uma máquina com processador Intel Core i5 10300H roda bem nesse caso. Sobre a placa de vídeo, nesse caso, precisa ser uma dedicada, como a GeForce GTX 1650 Ti ou similar. Com esses componentes você pode rodar Valorant em 144FPS e alta definição gráfica tranquilamente.

Importante: lembre-se de que o notebook ser capaz de rodar Valorant em 144FPS só fará a diferença se a tela tiver frequência de 144Hz. Isso reforça a ideia de buscar um notebook gamer que possua essa característica, como os sugeridos abaixo. Como alternativa, você pode também adquirir um monitor gamer 144Hz ou 240Hz. Para isso, confira a lista do Zoom com os melhores monitores 144Hz ou os melhores monitores gamer 144Hz e 240Hz.

Leia também: