Resident Evil Village: lançamento, gameplay e tudo sobre o jogo

Com data de lançamento em 7 de maio, Resident Evil Village chega ao PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC

Murilo TunholiJornalista especializado em tecnologia e jogos. Formado pelo Centro Universitário IBMR. Atua nas editorias de Informática e Games.

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Resident Evil Village, ou Resident Evil 8, recebeu o primeiro trailer de gameplay no dia 21/04. Durante o evento Resident Evil Showcase, a Capcom também revelou detalhes sobre o enredo do jogo e anunciou uma demo para o PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), PC, Xbox One e Xbox Series. Essa demo esteve disponível até o dia 10/05 e permitia jogar a primeira hora do game.

Lançado em 7 de maio de 2021, o jogo da Capcom chegou ao PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One e PC (Steam) com dublagem e legendas em português do Brasil. Lembrando que essa é a primeira vez na qual um game da série foi totalmente dublado para o nosso idioma.

Resident Evil Village tem data de lançamento em 7 de maio de 2021 (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)
Resident Evil Village lançou em 7 de maio de 2021 (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)

*Texto com a colaboração de Thayna Cruz

Leia também: Resident Evil Village: como baixar o avatar gratuito para PS4 e PS5

Gameplay de Resident Evil Village

(Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)
Resident Evil 8 foi muito aguardado pelos jogadores (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)

Em Resident Evil Village, o jogador assume o papel de Ethan Winters, que precisa invadir o castelo no meio da Vila para resgatar sua filha que foi sequestrada. Contudo, os habitantes do castelo tentarão impedir o protagonista a todo custo.

Assim como em Resident Evil 7: Biozard, a câmera do jogo continua em primeira pessoa, ou seja, você não vê o corpo do personagem, apenas as mãos e as armas. Além de atirar nas criaturas, também será possível se defender de ataques para levar menos dano.

Resident Evil Village tem câmera em primeira pessoa (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)
Resident Evil Village tem câmera em primeira pessoa (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)

O jogador à disposição diversos tipos de armamentos, como pistolas, escopetas, rifles e uma faca para combate corpo a corpo. Como visto no trailer, cada inimigo tem uma fraqueza diferente que pede mudanças de estratégia no meio do confronto, como criaturas que caem caso você atire nas pernas.

Durante a exploração do castelo, Ethan Winters vai encarar não só os moradores monstruosos, como também quebra-cabeças para desbloquear caminhos e objetivos secundários que podem garantir recompensas.

Resident Evil Village traz inventário parecido com Resident Evil 4 e novo sistema de criação (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)
Resident Evil Village traz inventário parecido com Resident Evil 4 e novo sistema de criação (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)

Um dos destaques da gameplay de Resident Evil Village é o novo sistema de criação, que permite construir munições e medicamentos de primeiros socorros usando itens como ervas, moedas e peças mecânicas.

O comerciante de armas retorna em Resident Evil Village como "O Duque". Com ele é possível comprar armas e outros itens de sobrevivência, além de melhorar os equipamentos que já estão no inventário.

Enredo de Resident Evil Village

Após passar pelos horrores da propriedade dos Baker em Resident Evil 7: biohazard, o protagonista do título Ethan Winters vive calmamente com sua família, composta por sua esposa Mia e a filha recém-nascida Rosemary. Até que um dia, eles são atacados por ninguém menos que Chris Redfield e seu esquadrão, que derrotam Ethan, matam Mia e levam a bebê para a vila.

Acordando na vila que dá nome ao game, Ethan passa a buscar por pistas para resgatar sua filha e descobrir os motivos pelos quais ela é um alvo. Apesar da trama aparentemente simples, Ethan irá esbarrar em alguns mistérios por trás da figura de Mother Miranda e da súbita vilania de Chris, que já foi protagonista do primeiro e do quinto jogo e parece totalmente transformado nessa edição.

Resident Evil Village: Personagens

Lady Dimitrescu será a vilã principal em Resident Evil Village (Foto: Divulgação/Capcom)
Lady Dimitrescu será a vilã principal em Resident Evil Village (Foto: Divulgação/Capcom)

Os personagens sempre foram elementos importantes para a franquia Resident Evil, principalmente os antagonistas, como a Corporação Umbrella e as criaturas Mr. X e Nemesis. No caso de Resident Evil Village, isso não é diferente.

No trailer de apresentação do jogo, a Capcom deu bastante espaço para os habitantes da vila, em especial para Lady Dimitrescu, uma das chefonas Castelo Dimitrescu. A vilã ainda guarda muitos mistérios, mas já sabemos que ela mede 2,9 metros de altura e usa garras afiadas nas mãos para matar os invasores do castelo.

Além de enfrentar Lady Dimitrescu, o protagonista Ethan Winters também deverá lidar com outras três crias da antagonista, Mother Miranda, para resgatar sua filha Rosemary, que foi sequestrada. A vilã é reverenciada por todos na vila, mas até mesmo a forma do seu rosto é desconhecido, já que sua máscara faz parte da vestimenta, toda feita com plumas de corvo.

Pelo o que foi visto até agora nos trailers, as bruxas conseguem assumir a forma de enxames de insetos. Mas elas estão longe de ser os únicos desafios que Ethan irá encarar. Bonecos assassinos, licantropos e vampiros são alguns dos inimigos que terá de encarar nessa jornada.

O personagem mais misterioso até então é Chris Redfield, que já foi protagonista e retorna em Resident Evil 8. No jogo, Chris é o responsável por matar a esposa de Ethan, Mia Winters, e levar a filha recém nascida do casal ao Castelo Dimitrescu. Ainda não sabemos quais são as motivações do personagem.

Por fim, o mercador The Duke retorna à franquia para agir novamente como o comerciante de armas e melhorias para Ethan.

Primeira demo de Resident Evil Village

Resident Evil Village tem demo no PS5 com a personagem Maiden (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)
Resident Evil Village tem demo no PS5 com a personagem Maiden (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)

Os donos de PlayStation 5 (PS5) puderam baixar uma demonstração exclusiva para o console da Sony. Na demo, o jogador controla uma personagem chamada Maiden. A gameplay, no entanto, foi apenas de exploração, sem combate.

"Esperamos que os jogadores experimentem os gráficos e o áudio enquanto acompanham Maiden na fuga do castelo", explicou Pete Fabiano, produtor de Resident Evil Village. A demo de Resident Evil Village no PS4 e outras plataformas foi lançada logo depois, mas atualmente não é mais possível conferir a demo.

Edições de Resident Evil Village

Edição de colecionador de Resident Evil Village traz estátua de Chris Redfield (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)
Edição de colecionador de Resident Evil Village traz estátua de Chris Redfield (Foto: Reprodução/YouTube Resident Evil)

Além da edição padrão, Resident Evil Village tem uma versão Digital Deluxe. Ela virá com o DLC chamado "Trauma Pack", com alguns itens e armas inspirados em Resident Evil 7: Biohazard, além da dificuldade "Village of Shadows", com mais desafios aos jogadores.

A edição de colecionador acompanha, além das recompensas digitais do pacote Deluxe que mostramos acima, um livro com as artes do jogo, um pôster, um steelbook, um mapa do jogo em microfibra e uma estatueta de Chris Redfield em Resident Evil 8.

Você também pode adquirir um conjunto completo com a edição Gold de Resident Evil 7: biohazard e a edição Digital Deluxe de Resident Evil 8. Ou seja, os dois jogos com as principais DLCs lançadas até o lançamento de Resident Evil Village.

Trailer de gameplay Resident Evil Village

No Resident Evil Showcase do dia 15 de abril, foi apresentado um trailer de gameplay inédito onde é possível ver mais da história do jogo. Nele, Ethan Winters é capturado por um dos vilões do jogo, Heinsenberg.

Além disso, o trailer mostra um pouco mais do misterioso envolvimento do clássico personagem Chris Redfield na trama. Assista a seguir:

Demo de Resident Evil Village para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Steam e Stadia

Nos dias 1 e 2 de maio, gamers do mundo inteiro puderam explorar o castelo Dimitrescu e o vilarejo por 60 minutos, podendo dividir meia hora para cada ou uma hora com apenas uma das opções de Resident Evil: Village. A demo ficou disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Steam e Stadia.

Usuários do PS4 e PS5 ganharam acesso antecipado ao vilarejo no dia 17 de abril às 21h até as 5h do dia 18 de abril e no castelo das 21h do dia 24 de abril às 5h do dia 25 de abril. Assista ao trailer da demo de Resident Evil 8, mas vale mencionar que a demonstração não está mais disponível:

Resident Evil Village: Os Mercenários

O modo Mercenários é um dos grandes sucessos da franquia. Nele, é possível conquistar inúmeras recompensas enquanto enfrenta uma jogabilidade um pouco mais difícil. No Resident Evil Showcase do dia 15 de abril, a Capcom anunciou a adição do modo de sobrevivência ao Resident Evil 8

Modo de jogo “Os Mercenários” retorna no Resident Evil Village (Foto: Divulgação/Capcom)
Modo de jogo “Os Mercenários” retorna no Resident Evil Village (Foto: Divulgação/Capcom)

Resident Evil Village: modo online RE:Verse

Além do modo Mercenários, quem comprar Resident Evil 8 também terá acesso grátis ao modo multiplayer RE:Verse, que ainda está em desenvolvimento. O modo é uma comemoração aos 25 anos da franquia e está programado para o inverno desse ano.

O modo trará disputas em grupos de quatro a seis jogadores, que assumirão o papel de um dos icônicos personagens espalhados por toda a franquia, como o próprio Chris Redfield, mas também Hunk — famoso pelo modo Mercenários —, Jill Valentine e Leon Kennedy, entre outros. Só que os jogadores que morrerem irão se transformar nas diversas armas biológicas da Umbrella, voltando à partida na pele de monstruosidades como o próprio Nemesis e Jack Baker, um dos antagonista de Resident Evil 7.

RE:Verse será um modo multiplayer incluído gratuitamente para quem comprar Resident Evil Village (Fonte: Divulgação/Capcom)
RE:Verse será um modo multiplayer incluído gratuitamente para quem comprar Resident Evil Village (Fonte: Divulgação/Capcom)

Resident Evil Village: Trailer de lançamento

Como é de praxe nos grandes lançamentos, Resident Evil 8 também recebeu um trailer de lançamento no dia 7, encorajando os fãs a investirem no novo capítulo da série. Em um vídeo com pouco mais de 30 segundos, pouco é revelado, mostrando cenas do protagonista e sua filha recém-nascida, passando para uma imagem de Chris Redfield e seu esquadrão.

Confira o trailer de lançamento de Resident Evil Village a seguir, legendado em português:

Resident Evil Village: Requisitos para jogar no PC

A despeito do ótimo visual, Resident Evil 8 não é um jogo tão exigente para os PCs. Claro que você ainda precisará de um computador ou notebook gamer robusto para rodar o game com tudo o que ele tem a oferecer, mas você não ficará de fora caso tenha um modelo mais modesto.

Confira a seguir o que Resident Evil Village pede como requisitos mínimos e recomendados para jogar no PC.

Resident Evil Village: Requisitos mínimos para PC

  • Processador: AMD Ryzen 3 1200 ou Intel Core i5-7500
  • Memória RAM: 8GB
  • Placa de vídeo: NVidia GeForce GTX 1050 Ti ou AMD Radeon RX 560

Veja abaixo uma opção de notebook gamer que atenderá os requisitos mínimos de Resident Evil 8!

Requisitos recomendados para jogar Resident Evil Village no PC

  • Processador: AMD Ryzen 5 3600 ou Intel Core i7 8700
  • Memória RAM: 16GB
  • Placa de vídeo: NVidia Geforce GTX 1070 ou AMD Radeon RX 5700

Veja a seguir uma opção de notebook gamer que atenderá os requisitos recomendados de Resident Evil Village!

  • Conheça mais alguns dos melhores notebooks gamers de 2021!

Leia também: