Zoom indica em Console de Video Game

Rock Band 3 ou Guitar Hero: qual o melhor jogo de música?

Qual a melhor forma de se tornar um astro do rock?

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Rock Band e Guitar Hero há anos vêm disputando a preferência daqueles que desejam viver o seu dia de astro do rock e gostam dos jogos de música. Ambos os games trazem suporte a guitarras, baterias e microfone, instigando o jogador a apertar botões de forma rítmica ou a cantar como em um karaokê, tudo ao som de boa música rock. Mas há alguns detalhes importantes a considerar na hora de escolher entre um e outro. As duas franquias possuem várias versões e o recomendável é sempre comprar a edição mais recente, por trazerem funções inéditas. Por isso, vamos comparar aqui os jogos Rock Band 3 (RB3) e Guitar Hero: Warriors of Rock (GH:WoR).

 

  Guitar Hero: Warriors of Rock Rock Band 3
Músicas    
Design    
Instrumentos    
Compatibilidade com outras guitarras    
Enredo    

Músicas

Os dois títulos estão disponíveis para os consoles Xbox 360, Playstation 3 e Wii. No total, são 83 músicas em Rock Band 3 contra 93 faixas de GH:WoR. Uma diferença pequena que não importa muito, pois em ambos é possível resgatar canções de jogos antigos ou comprar outras por download. A maioria do gênero rock ou heavy metal, mas no caso de Rock Band apesar do número inicial menor de músicas, há algumas surpresas como Elton John e Amy Winehouse.

Design

Na ânsia de retratar puramente o rock, Guitar Hero abusa dos clichês do heavy metal em seus menus e animações, apresentando monstros diversos, roupas de couro, espadas mitológicas e homens cabeludos, o que cria visual bem datado. O Rock Band por sua vez apresenta um design mais moderno, possibilitando ao jogador personalizar músicos com roupas e instrumentos mais compatíveis com a nossa realidade.

Instrumentos

Uma grande difereça são os instrumentos. Guitar Hero: Warriors of Rock oferece mais do mesmo, sem nenhuma novidade em relação a versões mais antigas, além de ser compatível com a maioria dos modelos lançados anteriormente. Já Rock Band 3 inova, o que não necessariamente pode ser uma boa coisa para quem não está disposto a gastar em um novo acessório. As novidades são o teclado e as guitarras Squier ou Mustang, que não funcionam em qualquer outro jogo e possuem 102 pequenos botões simulando o uso das cordas. São acessórios um pouco caros mas que funcionam muito bem com esse tipo de jogo.

Compatibilidade com outras guitarras

Os jogos podem ser comprados separadamente, sem acessórios. Portanto, se você já possui guitarras de outros games, não se preocupe. Muito provavelmente elas podem ser usadas tanto em GH:WoR como em Rock Band 3 (porém não no novo modo Pro). Você pode conferir isso no próprio tutorial dos jogos e conferir todos os modelos de guitarras que são compatíveis.

Enredo

Enquanto que RB3 inova incluindo desafios diversos aliados a pequenas histórias que falam sobre a turnê de uma banda , GH:WoR inventa um enredo sobre um "semideus do rock" que deve ser salvo contra um robô com o uso de música. Já Rock Band 3 traz o novo modo "Pro". A proposta é ensinar os jogadores a utilizar o instrumento verdadeiro de uma forma divertida.

A ideia é boa, mas torna o produto final muito mais caro: essas falsas guitarras profissionais custam só um pouco mais barato que um modelo real, e são bem mais caras que as já existentes para games mais antigos. Fora isso, o modo Pro exige que o jogador leia pequenos números rapidamente na tela, tornando a tarefa mais difícil. Na prática, acaba deixando de ser um jogo de pura diversão e passar a ser uma aula de música.

Conclusão

Se você quer comprar o jogo de videogame acompanhado da guitarra, Guitar Hero: Warriors of Rock pode ser a melhor opção por trazer instrumentos compatíveis com outros games. Mas, se você quer experimentar novidades ou já tem um instrumento, Rock Band 3 parece ser a melhor alternativa.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game