Xbox 360: preço, jogos, controle e mais; vale a pena comprar em 2021?

Análise de ficha técnica para descrever se ainda vale a pena comprar o Xbox 360 em 2021.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Xbox 360 ganhou mais notoriedade que seu antecessor no Brasil, Xbox, que foi ofuscado pelo estrondoso sucesso do PlayStation 2, da Sony. O Xbox 360 foi lançado em 2005, chegou oficialmente ao Brasil em dezembro de 2006 e teve mais de 84 milhões de unidades vendidas.

O console foi palco de grandes franquias da Microsoft, como Gears of War 2, Halo Reach, Fable 2 e Dead Risign. O Xbox 360 tem basicamente dois modelos: o "normal" e o slim. Ambos têm diferentes tamanhos de HD, e o slim pode acompanhar o Kinect, sensor de movimentos que permite jogar sem controles.

A pergunta que fica é: ainda vale a pena comprar um Xbox 360 em 2021? O console já está há 15 anos no Brasil, mas com a alta do dólar e do preço dos videogames, modelos mais antigos entraram no radar, já que o preço do Xbox One não baixou com a chegada do Xbox Series S/X.

Xbox 360 ainda vale a pena? O console tem vasta biblioteca de jogos e preço mais convidativo que as gerações atuais (Foto: Divulgação/Microsoft)
Xbox 360 ainda vale a pena? O console tem vasta biblioteca de jogos e preço mais convidativo que as gerações atuais (Foto: Divulgação/Microsoft)

Xbox 360: preço alto, mas mais barato que sucessores

Por se tratar de um console com mais de 15 anos, não se espera pagar mais de mil reais em um Xbox 360, mas, com o aumento no preço dos produtos tecnológicos, esse acaba sendo o preço atual. Mesmo assim, o modelo é ainda muito mais barato que um Xbox One.

A economia é de pelo menos mil reais quando se compara o preço do Xbox 360 com o Xbox One, e ainda maior quando se fala da atual geração de consoles (Xbox Series S/X e PlayStation 5). O videogame da Microsoft com o Kinect está na mesma faixa de preço do PlayStation 3, o que é uma vantagem em comparação com o console da Sony que não acompanha nenhum acessório.

Controle do Xbox 36: design inovador

O maior salto no design e na ergonomia nos controles da Microsoft foi do Xbox para o Xbox 360. Ainda que mantenha algumas características do primeiro console, o controle do Xbox 360 foi que trouxe mais elogios e que teve poucas modificações nas gerações posteriores.

O controle do Xbox 360 apresenta a vantagem de funcionar também para computador, sem a necessidade de nenhum driver. O controle está disponível no modelo sem fio, alimentado por pilhas (o que pode ser um ponto negativo), e no modelo com fio.

Volante para Xbox 360: console é compatível com o acessório para amantes de jogos de corrida

O Xbox 360 possui muitos jogos de corrida em sua biblioteca, como os exclusivos Forza Horizon (1 e 2) e Forza Motorsport 3 e os não exclusivos: The Crew, Need for Speed Rivals e outros. Para deixar a experiência mais real, o Xbox 360 é compatível com volantes de corrida que deixa os jogos ainda mais divertidos.

Veja ofertas no Zoom de volantes para Xbox 360!

Jogos Xbox 360: uma biblioteca extensa

Mesmo sem jogos novos lançados há algum tempo (o último foi o FIFA 19 em 2018), você não vai ter que se preocupar muito para encontrar um bom jogo e vai controlar sua vontade de comprar um Xbox One. Assim como o PS3, a biblioteca de games é extensa e você vai conseguir passar muito tempo sem se preocupar com lançamentos.

Alguns dos exclusivos são marcantes, como Gear of War (1 e 2), Dead Rising, Fable 2, Forza MotorSport 3 e Halo Reach. E também excelentes títulos que não são exclusivos: Red Dead Redemption, Dark Souls, The Elder Scrolls V: Skyrim e GTA 5 que é atualizado até hoje e tem muitos jogadores.

Casos queira conhecer mais títulos para o Xbox 360, veja nossa lista com os 30 melhores jogos para o console.

Kinect Xbox 360: diversão para toda a família com o sistema de jogar sem controles

Transforme sua sala em uma pista de dança com o Kinect (Foto: Divulgação/Shutterstock)
Transforme sua sala em uma pista de dança com o Kinect (Foto: Divulgação/Shutterstock)

O Kinect foi lançado em 2010 como um promissor acessório do Xbox 360 para competir diretamente com o Nintendo Wii, o console mais vendido na época. O apelo do Kinect está no fato de que você não precisa mais de um controle jogar, mas sim apenas de seu corpo e seus próprios movimentos.

Confira as melhores ofertas do Kinect no Zoom!

Com jogos voltados para a diversão em família, como o Kinect Adventures, Kinect Sports, Kinect Star Wars e o Kinect Dance Central, o Kinect transforma a sala de casa em um cenário de aventuras ou uma pista de dança.

Prós e contras: afinal, o Xbox 360 ainda vale a pena?

Com todos os pontos apresentados, é possível afirmar que o Xbox 360 ainda vale a pena. Em um cenário que o Xbox One e o PlayStation 4 passam de dois mil reais, o Xbox 360 é uma alternativa válida mais barata e definitivamente divertida para quem está procurando um console.

Apesar de estar há mais de 15 anos no mercado, o Xbox 360 possui uma vasta biblioteca de jogos e o Kinect é um diferencial que garante muita diversão.

Prós:

  • Preço mais barato que as gerações mais recentes de console;
  • Vasta biblioteca de jogos com bons exclusivos;
  • Kinect que permite jogar sem controles.

Contras:

  • Controle sem fio alimentado por pilhas (o controle do PS3 é alimentado por bateria recarregável, por exemplo);
  • Não são lançados jogos novos desde 2018.