Conversor ou Receptor de TV Digital? Entenda as diferenças

Conversor ou receptor? Não é todo mundo que tem em casa uma televisão com conversor integrado [http://www.zoom.com.br/tv/conversor-digital-integrado-e-interativo-dtvi-/conversor-digital-integrado] e, também por conta do desligamento do sinal de TV analógico por todo o país, cresce a procura por esses dois aparelhos nas lojas. Antes de comprar um conversor ou receptor, você sabe qual é o mais indicado para a sua televisão? Se a resposta é não, fique de boa, pois destacamos neste artigo as difer

Conversor ou Receptor de TV Digital? Entenda as diferenças
Felipe BritoEspecialista do Zoom que tira todas as suas dúvidas sobre tecnologia

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Conversor ou receptor? Não é todo mundo que tem em casa uma televisão com conversor integrado e, também por conta do desligamento do sinal de TV analógico por todo o país, cresce a procura por esses dois aparelhos nas lojas.

Antes de comprar um conversor ou receptor, você sabe qual é o mais indicado para a sua televisão? Se a resposta é não, fique de boa, pois destacamos neste artigo as diferenças entre conversores e receptores para te ajudar na escolha certa!

Leia também: Melhores TVs e Smart TVs

Conversor

ESCOLHA O MELHOR CONVERSOR DIGITAL

A principal função do conversor é captar o sinal digital das emissoras abertas, agora em qualidade HD, separar em vídeo, áudio e dados e enviá-los para as entradas especificas no seu televisor.

É importante ressaltar que se você tem uma TV de tubo, terá de utilizar um conversor com entrada RCA (aquela com três conectores nas cores vermelho, branco e amarelo). Agora, se a sua TV for LCD, LED ou Plasma, opte por um conversor HDMI.

Além disso, para sintonizar canais como a Globo, SBT, RecordTV e outros, é preciso conectar uma antena interna ou externa ao conversor digital.

Receptor

Já o receptor digital é indicado para um caso específico: quem utiliza antena parabólica em casa, seja em uma TV de tubo ou LCD, LED e Plasma. Então se na sua região o sinal de TV analógico ou digital chega apenas dessa forma, não tenha dúvida em adquirir o receptor, mas fique ligado aos três modelos disponíveis atualmente no mercado:

  • Receptor Analógico: transmite apenas os canais analógicos;
  • Receptor Anadigi: transmite os canais analógicos e digitais;
  • Receptor Digital HD: transmite os canais em todos os padrões e qualidade de sinal.

Na hora de adquirir um conversor ou receptor, fique atento às entradas RCA e HDMI

HDMI e RCA

A maioria dos conversores e receptores vêm equipados com as duas entradas. Se a sua TV é de tubo, a ligação entre os equipamentos será feita pelo cabo RCA, que não entrega uma imagem no formato digital, mas ainda assim sem ruídos ou interferências.

Agora, se a sua TV for LCD, LED ou Plasma, provavelmente ela tem uma entrada HDMI e a ligação entre o conversor/receptor será feito por esse cabo, capaz de transmitir na resolução HD e Full HD.

Quando usar o conversor ou receptor?

ESCOLHA O SEU RECEPTOR DIGITAL

Em resumo, a grande diferença entre o conversor e o receptor de TV digital está na forma de receber o sinal e, também, na situação da sua casa.

Se você deseja continuar com a sua televisão de tubo, por exemplo, basta conectar um conversor para continuar assistindo aos canais abertos com boa qualidade de imagem, sem chuviscos ou ruídos. Agora, se a opção é continuar captando o sinal pela antena parabólica, use um receptor, e de preferência um modelo HD.

Leia também: Melhores Conversores Digitais para TV