Produtos e novidades em Eletrodomésticos

IFA 2019: Bosch lança eletrodomésticos que funcionam com IA para você ter uma casa conectada

Feira de tecnologia em Berlim trouxe diversos produtos da marca para compor uma cozinha mais inteligente.

IFA 2019

A Bosch apresentou durante a IFA 2019 diversos produtos da linha Smart Home que prometem trazer para os consumidores europeus um novo conceito de cozinha. A ideia é que os eletrodomésticos “conversem” entre si e que possam ser controlados por meio da Inteligência Artificial.

Além disso, geladeiras, fornos e outros aparelhos podem ser controlados à distância via smartphone, podem seguir programações pré-estabelecidas e vem com soluções para evitar o desperdício de alimentos.

A IFA 2019, realizada em Berlin, entre os dias 6 e 11 de setembro, é considerada uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.


Leia também:

Internet das coisas põe os pés na cozinha

Entre o destaque da linha estão as geladeiras inteligentes que tem uma câmera interna e recursos de IA (inteligência artificial), capaz de reconhecer 60 diferentes tipos de frutas e verduras. Isso possibilita ao usuário otimizar o consumo dos alimentos, evitando desperdícios.

O design também tem novidades. As novas geladeiras Bosch têm um painel que possibilita a exibição de fotos, aposentando aquele velho clip para sustentar as imagens na porta do aparelho.

Na hora de cozinhar, as novidades estão nos fogões por indução inteligentes PerfectCook e PerfectFry. O cozinheiro escolhe e configura as temperaturas ideais para cada receita e os dispositivos obedecem, evitando, por exemplo, que uma carne passe do ponto ou que a água transborde da panela durante algum prato.

Se o preparo precisar de forno, a Bosch também lançou os sensores PerfectBake e PerfectRoast, que podem “aprender” como se faz determinadas receitas, aumentando ou reduzindo a temperatura no momento certo.

As novidades não param por aí e a marca também apresentou outros dispositivos como uma lavadora smart que pode identificar tecidos e fazer a lavagem mais correta (e com economia de água); a panela inteligente Cookit, que pesquisa receitas na internet; o PerfectAir, exaustor inteligente; batedeiras personalizáveis, liquidificador a vácuo e muito mais.

Lavadora WDU28640A WDU28640 reconhece os tecidos para uma lavagem mais deligada (divulgação/ Bosch)

Facilidade de controles

A Bosch oferece um aplicativo de controle remoto capaz de controlar via internet todo o ecossistema de aparelhos inteligentes, o Bosch Home Connect. Ou seja, é possível fazer com que a casa comece a funcionar mesmo antes de chega até ela.

O aplicativo tem suporte para os assistentes virtuais Google Assistant e Amazon Alexa. Desta forma, você pode pedir ao aplicativo algo como "Ei, Google, ligue a máquina de lavar louça" ou ainda checar em que estágio está o preparo de alguma receita e quanto tempo falta para a comida estar pronta.

Por enquanto, as novidades estão chegando apenas para o mercado europeu. Nem mercados maiores, como o americano e o chinês, e nem o brasileiro têm previsão da chegada da nova linha Smart Home.


Leia mais:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!