Entenda antes de comprar em Fogão

Entenda como limpar fogão

Conheça as principais dicas sobre como limpar fogão com facilidade!

como limpar fogão
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

O fogão é um dos eletrodomésticos que mais acumulam sujeiras na cozinha. Alguns resíduos são difíceis de limpar e, sem usar as técnicas certas, a limpeza pode ser bem complicada.

Mas não desanime: para ajudar, nós separamos algumas dicas incríveis sobre como limpar fogão de forma simples e mantendo a sua durabilidade.

Passo a passo de como limpar o fogão

Para limpar o fogão, basta seguir os seguintes passos.

Prepare-se para a limpeza

Antes de tudo, prepare o ambiente:

  • separe os produtos;
  • confira se o fogão já esfriou;
  • feche o registro de gás;
  • tire o fogão da tomada;
  • retire todas as peças (grades e queimadores).

Lave as peças do fogão

As peças do fogão acumulam sujeiras que são mais difíceis de retirar. Uma dica é colocá-las em um recipiente com água quente, adicionar um pouco de detergente e deixá-las de molho enquanto limpa as outras partes.

Outros produtos que podem ajudar são o vinagre e o bicarbonato de sódio: juntos, eles são uma ótima ferramenta de limpeza.

Depois, lave todas as peças normalmente, com esponja e sabão, e deixe-as no escorredor de louça até terminar os próximos passos.

Limpe a parte externa e a superfície do fogão

Para limpar a parte externa, esfregue toda a superfície com uma esponja macia e o produto de sua preferência (como sabão ou desengordurante), e depois passe um pano úmido.

Em sujeiras mais resistentes, deixe o produto agir por um tempo. Depois, esfregue com a esponja e remova os excessos. Assim, a gordura sai com mais facilidade.

Seque bem todas as partes do fogão

Depois de limpar tudo, seque bem todas as superfícies e peças do fogão, para que elas não fiquem manchadas.

O papel toalha também é uma ótima opção para evitar aqueles pelinhos brancos que, às vezes, aparecem enquanto secamos a louça.

Produtos que podem ser usados para limpar o fogão

Opções simples que são capazes de garantir uma boa limpeza no fogão são produtos como detergente neutro e sabão em pasta ou de coco.

Em casos mais complicados e limpezas pesadas, existem produtos desengordurantes específicos para cada tipo de superfície: inox, vidro, esmalte, cromado etc.

Para aplicar os produtos, use esponjas (sempre com a parte macia) e panos úmidos. Na hora de secar, para evitar fiapos e manchas, use um papel toalha de qualidade.

Cuidados que devemos tomar ao limpar o fogão

A limpeza do fogão pode ficar um pouco difícil, mas é preciso ter alguns cuidados e evitar alguns itens durante o procedimento, combinado?

Principais cuidados

Não inicie a limpeza com o fogão quente. Você pode se queimar, deixá-lo manchado por causa dos produtos utilizados ou danificar os materiais (rachar o esmalte da pintura, por exemplo).

Uma dica simples, mas que ajudará no dia a dia, é sempre limpar o fogão após o uso. Assim, ele não acumula sujeiras e o seu serviço fica bem mais fácil.

O que não usar na limpeza

Para evitar problemas, não use os seguintes materiais na hora de limpar a superfície o fogão:

 

É comum querer apelar para eles em sujeiras mais resistentes, mas isso pode riscar as superfícies e prejudicar o material do fogão, comprometendo sua durabilidade.

Seguindo esses passos, saber como limpar fogão não vai ser uma tarefa tão complicada: só é preciso usar os produtos certos e ter alguns cuidados para não danificar o eletrodoméstico.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fogão