Cooktop Brastemp Gourmand: análise de ficha técnica da mesa de indução

Entenda como funciona este cooktop da Brastemp e descubra se vale a pena tê-lo na cozinha.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Tá precisando de um fogão novo na sua cozinha e precisa otimizar o espaço? Certamente você encontrou algumas opções da Brastemp e, talvez, esteja querendo saber mais sobre o cooktop Gourmand de quatro bocas. Este modelo de indução, que tem funções digitais práticas e uma requintada mesa de vitrocerâmica, contudo, demanda um investimento alto. O seu preço está, em média, na casa dos R$ 3.119,00.

O cooktop Brastemp Gourmand é ideal para quem quer unir eficiência e praticidade, pois dispõe da função Power Booster para elevar ao máximo a potência. Além disso, ele conta com função Smart Zone, que permite interligar duas zonas de cozimento com a mesma potência para utilizar uma panela maior, em vez de duas.

Cooktop Brastemp Gourmand instalado na mesa de uma cozinha. (Imagem: Divulgação/Brastemp)
Cooktop Brastemp Gourmand instalado na mesa de uma cozinha. (Imagem: Divulgação/Brastemp)

Vale destacar que este cooktop de indução é bem avaliado por quem comprou e é uma opção para quem pode investir um pouco mais. Porém, se você deseja saber se este modelo é o ideal para a sua cozinha, confira todos os detalhes da análise feita pelo Zoom!

Leia mais: Melhores Cooktops 4 Bocas para Comprar em 2020: veja opções

Ficha técnica do Cooktop Brastemp Gourmand BDJ77 4 Bocas Acendimento Superautomático

  • Número de bocas: 4 bocas
  • Funcionamento da mesa: Indução
  • Acendimento: Superautomático
  • Medidas (AxLxP): 5,2 x 77 x 51 cm
  • Tensão/Voltagem: 220V
  • Eficiência energética: A

Dimensões

Cooktop perfeito para famílias com aproximadamente 4 pessoas.

O cooktop Brastemp Gourmand demanda espaços medianos para ser instalado. (Imagem: Divulgação/Brastemp)
O cooktop Brastemp Gourmand demanda espaços medianos para ser instalado. (Imagem: Divulgação/Brastemp)

O cooktop Brastemp Gourmand conta com uma potência de 7200W, com nove níveis de temperatura, distribuída em quatro queimadores de diferentes tamanhos: uma pequena de 1700W, duas médias 2200W, e, por fim, uma grande de 3300W. Ao todo, este modelo dispõe de 77 centímetros de largura, 5,2 centímetros de altura e 51 centímetros de profundidade, o que demanda um espaço mediano para a instalação.

Além disso, dada a sua capacidade, o modelo se mostra ideal para famílias de aproximadamente quatro pessoas – o número, na realidade, pode variar de acordo com a demanda de cozimento. Mas, na realidade, o Gourmand se destaca pela Smart Zone, que é capaz de lidar com panelas grandes sem dificuldade.

Recursos e funções

O Brastemp Gourmand é prático e altamente tecnológico.

O cooktop Gourmand se destaca pelas funções Smart Zone, timer, Power Booster e trava de segurança. (Imagem: Divulgação/Brastemp)
O cooktop Gourmand se destaca pelas funções Smart Zone, timer, Power Booster e trava de segurança. (Imagem: Divulgação/Brastemp)

Vai ser muito difícil este cooktop deixar você na mão na hora de preparar as melhores receitas. Afinal, além de contar com a tecnologia de indução, este modelo, que é ideal para cozinhas planejadas, conta também com funcionalidades especiais: Smart Zone, timer, função Power Booster e função trava.

Conforme já adiantamos, a Smart Zone permite usar duas zonas de cocção interligadas como se fosse uma só, mantendo a mesma temperatura. Ou, em outras palavras, é possível usar duas bocas ao mesmo tempo, caso a receita demande panelas grandes ou travessas.

Outra funcionalidade é o timer sonoro. Perfeito para quem gosta de precisão no tempo de preparo das receitas, ele pode ser programado para até 99 minutos. Além disso, ao fim do tempo estabelecido, desliga automaticamente e ainda emite um sinal sonoro.

Agora, se há pressa para a receita ficar pronta, é possível ativar a função Power Booster. Com ela é possível ativar a potência máxima do cooktop para uma fervura rápida, por exemplo. E, por fim, mas não menos importante, há a função trava de segurança. Ela garante maior segurança com bloqueio de todos os comandos, evitando qualquer ativação acidental do cooktop Gourmand.

Consumo

Excelente eficiência energética, com economia de até 40%.

Comparado com outros cooktops, o Brastemp Gourmand possui uma eficiência energética muito boa (Imagem: Divulgação/Brastemp).
Comparado com outros cooktops, o Brastemp Gourmand possui uma eficiência energética muito boa (Imagem: Divulgação/Brastemp).

O cozimento por indução tem menor gasto energético quando comparado às mesas com cozimento a gás e elétrica. Para isso, o campo eletromagnético aquece instantaneamente a base da panela em contato com a mesa vitrocerâmica e garante até 40% de economia de energia do que os fogões convencionais. Além disso, este modelo se destaca por dispor o selo Procel A e por não pesar muito na conta de luz no final do mês.

Design

Painel Touch Screen e mesa de vitrocerâmica.

A mesa de vitrocerâmica é lisa e conta com display digital. (Imagem: Divulgação/Brastemp)
A mesa de vitrocerâmica é lisa e conta com display digital. (Imagem: Divulgação/Brastemp)

O design deste fogão cooktop da Brastemp também é bastante inovador. Para início de conversa, ele conta com mesa de vitrocerâmica. Este material, que é bastante resistente e seguro, destaca-se também pela fácil limpeza. Por ser um modelo de indução, aliás, a limpeza é facilitada pela mesa ser plana e sem qualquer equipamento acoplado a ele.

Aliás, justamente por ser completamente liso, as funções disponíveis são ativadas através de um display digital com painel Touch Screen, e não por qualquer tipo de botão proeminente. Já para saber onde posicionar as panelas, as zonas de cocção estão desenhadas na cor branca sobre a mesa preta. O design, assim, mostra-se minimalista, moderno e capaz de se adaptar a qualquer cozinha.

Vale a pena comprar?

O Brastemp Gourmand BDJ77 tem tudo para ser o melhor cooktop de indução da marca.

Após apresentar todas as funcionalidades do cooktop Brastemp Gourmand de indução, não parece nada difícil afirmar se ele vale a pena ou não ser comprado. A resposta é bastante simples: sim, vale (e muito) a pena comprá-lo. Afinal, estamos falando de um equipamento altamente tecnológico e capaz de proporcionar uma ótima experiência na cozinha.

Entretanto, caso você esteja se perguntando qual pode ser o ponto fraco deste cooktop de indução da Brastemp, nós apontamos lá no início da análise: o preço alto. Embora deixe para trás outros modelos e de diferentes marcas, adquirir o Gourmand não é barato. Comparado com outros cooktops, ainda que menos tecnológicos, o BDJ77 pode custar o dobro ou até o triplo.

Assim sendo, o cooktop Gourmand mostra-se perfeito para qualquer cozinha, principalmente se você pode pagar o necessário para tê-lo.

Prós

  • Indução
  • Economia energética de até 40%
  • Display digital com touch screen
  • Smart Zone
  • Power Booster
  • Timer Sonoro
  • Trava de segurança
  • Queimadores diferentes
  • Mesa em vitrocerâmica

Contras

  • Alto valor de investimento

Leia também: