Fogão Ágata Glass: análise de ficha técnica e preço dos modelos Esmaltec

Este fogão da Esmaltec tem um preço bastante competitivo, mas vale a pena comprá-lo? Dê um Zoom e descubra!

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Quem está em busca de fogões de quatro ou cinco bocas com preços competitivos com certeza se deparou com a Esmaltec (marca que já ganhou a confiança dos brasileiros) ou, mais precisamente, com o Ágata Glass. Afinal, trata-se de um modelo de piso, com mesa de vidro temperado e design moderno, que pode ser encontrado na faixa entre R$550,00 e R$700,00 (quatro bocas).

Disponível na cor branca, preta e inox, a versatilidade desse fogão também está presente no número de queimadores, visto que há também disponibilidade de quatro e cinco bocas. Outro destaque, aliás, é o seu acendimento automático, que facilita o uso diário.

Mas chega de papo! Se você deseja descobrir se este modelo é perfeito para a sua cozinha, nós, aqui do Zoom preparamos uma análise minuciosa que você pode ler a seguir. Ah! Estamos nos baseando no modelo de 4 bocas, mas sempre iremos destacar os diferenciais das outras versões.

Ficha técnica do Fogão de Piso Esmaltec Ágata Glass 4 Bocas Acendimento Automático

  • Número de bocas: 4 bocas
  • Funcionamento da mesa: Gás
  • Acendimento: Automático
  • Forno: 56 litros
  • Medidas (AxLxP): 72,1x50,7x59,8 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt
  • Eficiência energética: A

Leia mais: Fogão Esmaltec é bom? Confira 5 opções para comprar em 2020

Capacidade e dimensões

Fogão de tamanho médio, com quatro bocas e forno de 56 litros.

Fogão Ágata Glass Inox também pode ser encontrado com quatro bocas, sendo dois queimadores de 2 kW e outros dois de 1,7 kW. (Imagem: Divulgação/Esmaltec)
Fogão Ágata Glass Inox também pode ser encontrado com quatro bocas, sendo dois queimadores de 2 kW e outros dois de 1,7 kW. (Imagem: Divulgação/Esmaltec)

Uma família mediana, composta por até cinco pessoas, terão as suas necessidades suprimidas com este modelo. Afinal, o fogão Esmaltec Ágata Glass conta com quatro queimadores (dois de 2 kW e outros dois de 1,7 kW), medindo 50,7 centímetros de largura, 72,1 centímetros de altura e 59,8 centímetros de profundidade. Além disso, seu forno conta com capacidade de 56 litros.

Agora, para famílias grandes e que demandam um maior uso do fogão, é provável que o Ágata Glass com cinco bocas seja a melhor opção. Para além da adição de um queimador central, a capacidade do forno quase dobra: 95 litros. Vale destacar, porém, que será necessário um espaço maior, visto que ao todo esse modelo dispõe de 76,7 centímetros de largura, 85,1 centímetros de altura e 59,8 centímetros de profundidade.

Recursos e funções

O Esmaltec Ágata Glass é um modelo intermediário.

É possível encontrar o fogão Ágata Glass com cinco queimadores, sendo um deles tripla chama. (Imagem: Divulgação/Esmaltec)
É possível encontrar o fogão Ágata Glass com cinco queimadores, sendo um deles tripla chama. (Imagem: Divulgação/Esmaltec)

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o fogão Ágata Glass, justamente por apresentar um preço bastante competitivo e dispor de alguns diferenciais, ele não oferece grandes inovações tecnológicas – como display digital, timer, dispositivo de segurança sonoro no forno, entre outros recursos. Afinal, a proposta deste eletrodoméstico é justamente ser um modelo intermediário.

Apesar disso, o modelo se destaca por contar com uma mesa de vidro temperado, que garante mais praticidade ao usuário. Visto que o material garante que a gordura fique menos impregnada, tornando a limpeza mais ágil e fácil.

Outra facilidade é o acendimento automático e, além disso, o acabamento Limpa Fácil no forno, que também visa evitar o acúmulo de gordura no interior. Ainda sobre o forno, esse modelo da Esmaltec ainda conta com duas prateleiras ajustáveis e manuais. Ou seja, elas não são capazes de deslizarem automaticamente quando a porta é aberta.

Por fim, para quem optar pelo fogão Esmaltec Ágata Glass com cinco bocas terá como diferencial, ainda, o queimador central. Chamado de Big Burner Super Chama pela fabricante, o quinto bocal tem uma potência máxima de 3kW, com tripla chama, e garante cozimentos ainda mais rápidos.

Consumo

Ágata Glass tem uma boa eficiência energética.

Sendo um fogão com entrada bivolt, o que é uma preocupação a menos na hora da compra, esse fogão da Esmaltec tem um consumo médio de 61 kWh. Tratando-se, assim, de um eletrodoméstico com classificação A do selo Conpet, garantindo que a conta de luz não ficará mais cara apenas por causa deste fogão.

Design

Esmaltec Ágata Glass é moderno e possui três opções de cores.

Além da mesa de vidro, as opções de cores (branca, preta e inox) são diferenciais no design do Ágata Glass. (Imagem: Divulgação/Esmaltec)
Além da mesa de vidro, as opções de cores (branca, preta e inox) são diferenciais no design do Ágata Glass. (Imagem: Divulgação/Esmaltec)

Ainda que seja um fogão de piso, temos aqui um modelo com design moderno e com uma boa variedade de cores disponíveis. Afinal, além da tradicional cor branca, é possível encontrar o fogão Ágata Glass preto ou com acabamento em inox. A diferença entre os três modelos, contudo, está apenas na cor, garantindo que esse fogão fique perfeito na decoração de qualquer cozinha!

A mesa de vidro temperado com certeza é outro ponto alto no design, uma vez que oferece modernidade e está alinhado com uma das novidades no mercado; além de, claro, garantir qualidade e resistência, tornando o produto mais durável.

Detalhes do puxador, forno e pés niveladores do fogão Ágata Glass Inox de 5 bocas. (Imagem: Divulgação/Esmaltec)
Detalhes do puxador, forno e pés niveladores do fogão Ágata Glass Inox de 5 bocas. (Imagem: Divulgação/Esmaltec)

Os pés altos e robustos do modelo, os trempes individuais dos queimadores e os puxadores de aço pintado não só facilitam na hora da limpeza, como também tornam o uso mais confortável e seguro (assim como o forno Limpa Fácil).

Vale a pena comprar?

Descubra se você deve investir em um fogão Ágata Glass Esmaltec.

Neste ponto do artigo, é bastante provável que você tenha percebido que o Esmaltec Ágata Glass não é exatamente um fogão tecnológico e com inúmeros recursos, muito pelo contrário. Trata-se de um modelo intermediário, capaz de lidar com as demandas de uma família, mas sem oferecer muito além disso.

Dentre as funcionalidades que este fogão oferece está o acendimento automático, mesa de vidro temperado, forno Limpa Fácil, e prateleiras ajustáveis e deslizantes do forno. Além disso, quem optar pelo Ágata Glass cinco bocas da Esmaltec ainda contará com a Big Burner Super Chama, queimador central com potência máxima de 3kW.

Apesar disso, ainda que não disponha de mais recursos que facilitam o uso, como a luz interna do forno, por exemplo, temos um fogão com um preço convidativo com diferenciais atuais; afinal, é um valor abaixo de outras marcas disponíveis no mercado.

Prós

  • Mesa de vidro temperado
  • Queimadores diferentes
  • Acabamento Limpa fácil no forno
  • Prateleiras do forno deslizante e ajustável
  • Forno de médio volume interno
  • Disponível na cor branca, preta e inox

Contras

  • Não tem Timer Digital
  • Não tem lâmpada de forno
  • Sem dispositivo sonoro de segurança no forno

Leia também: