Entenda antes de comprar em Fogão

Fogão ou Cooktop: quantas bocas devem ter?

Veja o número ideal de queimadores para sua cozinha.

por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Para escolher o fogão ou o cooktop ideal para você, a melhor dica é: quantas pessoas costumam almoçar ou jantar em casa? Quanto mais gente participa da refeição, mais pratos e, portanto, mais bocas para agilizar o processo.

Cooktop 5 bocasOs modelos com grande número de queimadores são ideais para famílias com mais de quatro pessoas ou para pessoas que gostam de preparar muitos pratos ao mesmo tempo.

Para quem prepara pratos gourmet, aqueles pratos elaborados, geralmente um fogão 5 bocas ou um fogão 6 bocas é mais indicado. Esse tipo de fogão muitas vezes conta com queimadores de diferentes intensidades, o que facilita o preparo simultâneo de receitas diferentes.

Para as cozinhas mais modernas, além de prepararem com eficiência diversos pratos, ainda proporcionam estilo ao ambiente.

As versões mais avançadas de cooktops e fogões também apresentam combinação de queimadores tradicionais com superfícies de vitrocerâmica, que dão ainda mais versatilidade para cozinhar com panelas maiores.

Fogão 4 bocasJá para casais com poucos ou sem filhos (até 4 pessoas, no total), o tradicional fogão de 4 bocas atende bem às necessidades do dia a dia. Um fogão com esse número de queimadores é perfeito para quem cozinha com frequência, mas ao mesmo tempo não precisa ficar com diversas panelas no fogo ao mesmo tempo.

Para uma cozinha planejada, um cooktop com 3 bocas ou 4 pode ser também a escolha perfeita. Mas lembre-se que os cooktops não tem forno e se na sua casa você adora assar alimentos, é preciso também investir em um forno à parte.

Agora, a escolha perfeita para quem mora sozinho pode ser um cooktop com 1 ou 2 queimadores. Uma quantidade menor de bocas é ideal para quem quase não cozinha em casa – e, se cozinha, só prepara pratos simples. Também é uma ótima opção para quem não tem muito espaço para ter um fogão inteiro.

Cooktop DominóVersatilidade nos modelos Dominó

Este modelo de cooktop permite que você monte um fogão com o número de bocas que desejar. Conhecido como cooktop modular, pode ser montado sob medida.

Assim, você tem um modelo em casa do tamanho que desejar. Esse tipo de cooktop pode atender desde os solteiros até as maiores famílias – e apetites!

Com todas essas dicas, veja qual modelo é o ideal de cooktop para fazer parte da sua cozinha.

 

 

5 a 6 BOCAS

3 a 4 BOCAS

1 a 2 BOCAS

FUNCIONAMENTO

A gás e/ou elétrico

A gás, elétrico ou por indução 

A gás, elétrico ou por indução 

MODELO

Superfície vitrocerâmica ou em combinação com mesa de inox 

Vitrocerâmica, vidro ou inox 

Vitrocerâmica, vidro ou inox 

IDEAL PARA

Famílias com mais de 4 pessoas ou cozinheiros que gostam de preparar vários pratos ao mesmo tempo 

Famílias de até 4 pessoas que cozinhem pouco 

Solteiros ou quem deseja unir vários módulos do modelo dominó 

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fogão