Fogão usado: vale a pena comprar?

Preparamos uma análise no Zoom Explica com dicas para quem vai comprar fogão usado e não sabe se vale a pena investir no eletrodoméstico seminovo.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Pode acontecer com todos nós: o fogão apresenta um defeito que não compensa consertar e, por não acontecer de forma planejada, na pressa pensamos em economizar comprando um eletrodoméstico seminovo. Mas será que vale a pena comprar fogão usado?

Apesar de ser uma boa maneira de economizar - e de ganhar dinheiro, no caso de quem vende o produto - geralmente não vale a pena comprar um fogão usado, principalmente se ele já tiver um bom tempo de uso. É importante ter atenção para que essa economia não acabe gerando gastos extras. Confira as vantagens e desvantagens de comprar fogão usado:

Já aconteceu de o seu fogão dar defeito e o conserto não valer a pena? (Foto: Shutterstock)
Já aconteceu de o seu fogão dar defeito e o conserto não valer a pena? (Foto: Shutterstock)

Vantagens:

  • Preço
  • Prazo

Desvantagens:

  • Não tem garantia
  • Estado de conservação desconhecido
  • É preciso buscar o produto

Ao comprar um fogão usado, você não terá certeza do seu estado de conservação, apesar da boa aparência, e nem quanto tempo mais ele vai durar. Então, você gasta dinheiro e corre o risco de logo em seguida ter mais despesas com manutenção ou comprando um novo eletrodoméstico.

Existem diversas marcas de fogão, com os mais variados designs e funções. Por isso, os preços variam tanto. Para te ajudar, nós montamos um ranking com os melhores fogões de 2021; confira! Por exemplo, você encontra modelos mais simples de fogão de piso 4 bocas com forno e acendimento manual por R$ 350 e outros eletrodomésticos mais modernos, estilosos e acendimento automático por cerca de R$ 1.200. Vai trocar de fogão? Veja nossas dicas de como escolher o modelo ideal para sua cozinha

Para você ter uma ideia de preços, aqui no Zoom é possível acompanhar e até ativar o alerta dos produtos. Então, vale a pena escolher o fogão ideal para a sua rotina e ficar de olho nas ofertas para saber qual o melhor momento para comprar.

  • Ainda não sabe a diferença entre os cooktops elétricos e de indução? Veja mais detalhes nesse artigo
Os cooktops à gás não têm forno mas funcionam como os fogões tradicionais. (Imagem: Shutterstock)
Os cooktops à gás não têm forno mas funcionam como os fogões tradicionais. (Imagem: Shutterstock)

Por que não vale a pena comprar um fogão usado?

Dentre as vantagens de comprar um fogão novo, ter a garantia do fabricante já é um grande atrativo de que o produto irá funcionar por muito tempo. Além disso, se for comprar um fogão usado, lembre-se que você terá que arcar com o transporte do produto.É claro que economizar é muito importante, mas vale ressaltar que comprar um fogão usado pode te trazer mais dor de cabeça e gastos extras com manutenção, ao contrário do que se esperava. Caso a escolha por um fogão usado for a falta de grana, pesquise com muita atenção e, se possível, confira o produto presencialmente.

Já se a sua questão for o prazo de entrega, por exemplo, pois você não pode ficar muito tempo sem o eletrodoméstico, vale mais a pena pesquisar um fogão novo e checar as condições do frete, de modo que te atenda da melhor forma possível.

Selecionamos dois exemplos de fogões para você avaliar. Saiba quais são as melhores marcas de fogão atualmente e as diferenças entre as fabricantes

1. Fogão Atlas Agile Glass

Uma das principais opções aqui do Zoom, o fogão Atlas Agile Glass tem um amplo forno com capacidade de 86,5 litros. Boa opção para famílias grandes, o fogão tem um queimador tripla chama, dois família e dois médios. Assim, é possível agilizar o preparo das refeições.

Destaque para seu design, a mesa de vidro com trempes de ferro traz um visual moderno à cozinha, além de praticidade à limpeza do dia a dia. Conheça outros bons fogões de 4 bocas com mesa de vidro temperado

Ficha técnica do fogão Atlas Agile Glass:

  • Tipo de fogão: Piso
  • Número de bocas: 5 bocas
  • Funcionamento da mesa: Gás
  • Tipo de acendimento: Automático
  • Forno: 86,5 litros
  • Medidas (A x L x P): 92.7 x 75 x 59.5 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt

2. Fogão Atlas Agile Glass

O fogão 4 bocas Braslar Sirius é uma opção de custo-benefício. Com acendimento manual, atende uma casa de até quatro pessoas, pois tem dois queimadores tamanho família e dois regulares.

O forno de 50,8 litros de capacidade conta com um revestimento interno autolimpante e a mesa do fogão Atlas é de inox. Confira o passo a passo de como limpar os produtos em aço inox

Ficha técnica do fogão Atlas Agile Glass:

  • Tipo de fogão: Piso
  • Número de bocas: 5 bocas
  • Funcionamento da mesa: Gás
  • Tipo de acendimento: Automático
  • Forno: 86,5 litros
  • Medidas (A x L x P): 92.7 x 75 x 59.5 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt

Dê um Zoom nos melhores fogões 2021: qual fogão comprar? Tipos, marcas, bocas e mais!