Melhor Cooktop Elétrico: 7 opções para comprar em 2020

Conheça cooktops elétricos de 1 a 5 bocas e escolha o melhor modelo para sua cozinha planejada.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Os cooktops elétricos ganham cada vez mais espaço nas cozinhas. Com visual moderno e recursos avançados, esses modelos geram calor por meio de uma resistência elétrica, coberta por mesa em vitrocerâmico.

Esse tipo de funcionamento representa algumas vantagens. Para começar, as temperaturas ficam altas em menos tempo e com maior precisão, garantindo mais agilidade e controle no preparo das refeições. Outro ponto bem legal é a limpeza fácil do cooktop, já que as mesas em vitrocerâmico não têm cantos, grades ou outros pontos que podem acumular gordura e sujeira. É importante saber também que, diferente de um cooktop por indução, esses modelos não precisam de panelas imantadas para funcionar corretamente (basta que tenham fundo liso, plano, reforçado e que não sofram com altas temperaturas).

Mas é claro que para encontrar o melhor cooktop elétrico é preciso ficar de olho nos recursos e características. Agora que você já sabe como ele funciona, dê um Zoom nos modelos que selecionamos!

Modelo de cooktop elétrico com indicador de superfície quente. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Modelo de cooktop elétrico com indicador de superfície quente. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como escolhemos os melhores cooktops elétricos de 2020?

Separamos os modelos de acordo com o número de queimadores, ou áreas de aquecimento. Assim, você vai encontrar mesas de 5, 4, 2 ou 1 bocas. E, claro, focamos nas melhores marcas de cooktops elétricos do mercado. As categorias apresentam um ou mais modelos, sempre listados do mais completo para o mais simples.

Como sabemos que tamanho não é tudo, consideramos os aparelhos com funções e tecnologias mais buscados aqui no Zoom, como timer, controle de temperatura e desligamento automático. Ou seja, pode deixar que você vai encontrar o modelo mais adequado para o espaço da sua cozinha e as diferentes necessidades do dia a dia, desde opções maiores até versões compactas.

Ah, caso você esteja se perguntando porque não tem um cooktop elétrico 3 bocas, vale saber que esses modelos não estão mais disponíveis no mercado. Sendo assim, deixamos essa categoria de fora e priorizamos apenas versões mais atuais.

Leia mais: Cooktop elétrico, por indução ou a gás: qual a diferença entre eles?

Cooktop Elétrico 5 Bocas

O cooktop 5 bocas é ideal para cozinhas espaçosas e cozinheiros dedicados, que costumam preparar refeições para os amigos e famílias grandes. Normalmente, esses modelos garantem recursos e funções completas, perfeitas para aqueles pratos que pedem mais cuidados.

1. Versatilidade em alta no cooktop Fischer 5 bocas, com queimadores elétricos e a gás

Só pelo visual já é possível perceber que esse cooktop Fischer é bem diferente, com três queimadores a gás, no melhor estilo dos fogões tradicionais, e dois queimadores elétricos. Além das diferentes formas de funcionamento, as potências também são variadas, são três queimadores rápidos, um super rápido - ou Tripla Chama, e um auxiliar, para preparos mais delicados. Todos com acendimento superautomático, que ligam ao girar um botão.

Os queimadores a gás têm potências de 3.700W, 3.000W e 1.750W, com trempes individuais em ferro fundido, estáveis e de limpeza simples. Já as bocas elétricas são de 1.200W e 1.800W, com nove níveis de potência. Para evitar contato acidental com superfícies quentes, uma iluminação LED mostra que esses queimadores estão com temperaturas de 50ºC ou superiores.

Ficha técnica do Cooktop Fischer 7730-114795

  • Número de bocas: 5 bocas
  • Funcionamento da mesa: 3 bocas a gás, 2 bocas por eletricidade
  • Tipo de acendimento: Superautomático
  • Medidas (AxLxP): 5,5x85x48 cm
  • Consumo: até 1,8 kWh
  • Tensão/Voltagem: 220V

Cooktop Elétrico 4 Bocas

Assim como acontece nos fogões de piso, o cooktop 4 bocas é do tamanho certo para boa parte das necessidades do dia a dia, com direito a características que facilitam o preparo de pratos simples ou mais elaborados. Dessa vez, separamos duas opções que se diferenciam em alguns recursos, mas seguem fazendo parte da categoria avançada.

1. Áreas de aquecimento variáveis no cooktop Cuisinart Prime Cooking CFEA 642

Embora menor do que o modelo de 5 bocas, o cooktop Cuisinart não fica devendo em recursos e versatilidade. Dos quatro queimadores disponíveis, dois são expansíveis. Assim, podem ser usados em diferentes potências e temperaturas, desde aquelas refeições que pedem fogo alto, até molhos e doces de preparo delicado. Os queimadores variam de 140 mm e 1.200W até 220 mm e 2000W, todos com 9 níveis de potência.

O controle de tempo também é completo, já que o timer pode ser ajustado de forma individual para cada queimador, com direito a desligamento automático. Então, mesmo que você esqueça a comida no fogão, ninguém vai queimar o almoço da família. Todos os ajustes são realizados no sistema de sensor touch, que conta com um bloqueio para evitar que o cooktop seja ligado por acidente. É só apertar os botões e caprichar no tempero.

Ficha técnica do Cooktop Cuisinart Prime Cooking CFE 642

  • Número de bocas: 4 bocas
  • Funcionamento da mesa: Elétrico
  • Tipo de acendimento: Superautomático (Touch)
  • Medidas (AxLxP): 5x58,5x51 cm
  • Consumo: até 6,2 kWh
  • Tensão/Voltagem: 220V

2. Cooktop Tramontina Prime lembra a hora de olhar a receita, mas sem interromper o preparo

No cooktop da Tramontina são quatro queimadores em dois tamanhos diferentes: dois com 165 mm e 1.200W e dois com 200 mm e 1.800W. O modelo também garante os demais recursos esperados de um cooktop moderno, como timer individual com desligamento automático para cada queimador e ajuste em 9 níveis de potência. Mais uma vez, todos os controles são realizados em um painel touch, e um aviso no visor mostra que a superfície está quente.

Um recurso interessante é que, além do timer com desligamento, também é possível selecionar a função Conta Minutos, que emite um aviso sonoro quando o tempo escolhido chega ao fim, mas não desliga o calor. Bem legal para quando você precisa colocar um outro ingrediente na receita ou passar de fogo alto para fogo baixo em algum momento do cozimento, por exemplo.

Ficha técnica do Cooktop Tramontina Prime

  • Número de bocas: 4 bocas
  • Tipo de acendimento: Superautomático (Touch)
  • Medidas (AxLxP): 5,5x52x59 cm
  • Consumo: 3,7 kWh
  • Tensão/Voltagem: 220V

Cooktop Elétrico 2 Bocas

Ao lado dos modelos de 4 bocas, os cooktop elétricos 2 bocas estão entre os mais procurados pelos usuários, ideais para cozinhas menores, aparecem em diferentes categorias e faixas de preço. Selecionamos três cooktops elétricos 2 bocas, desde uma versão mais completa, para quem tem pouco espaço, mas adora cozinhar, até um modelo básico, que dá conta das refeições do dia a dia.

Leia mais: Fogão 2 Bocas: veja opções de diferentes tipos para comprar em 2020

1. Cooktop Tramontina Prime Square Touch: compacto, mas sem deixar funções avançadas de lado

Podemos dizer que esse é o "irmão menor" do modelo anterior, mas com apenas um queimador de cada tamanho: 165 mm (1.200W) e 200 mm (1.800 mm). Mais uma vez, são nove níveis de potência em cada área de aquecimento, aviso indicativo de superfície quente, timer com desligamento automático e função Conta Minutos.

A diferença, nesse modelo 2 bocas, é que o timer com desligamento automático só pode ser acionado para uma boca por vez. Ele também conta com a Trava de Segurança, função que impede que os controles da mesa sejam acionados, evitando acidentes - ótimo para quem tem criança em casa.

Ficha técnica do Cooktop Tramontina Prime Square Touch 2 bocas

  • Número de bocas: 2 bocas
  • Tipo de acendimento: Superautomático (Touch)
  • Medidas (AxLxP): 5,5x28,8x52 cm
  • Consumo: 3,0 kWh
  • Tensão/Voltagem: 220V

2. Cooktop Fischer 2 bocas para quem quer gastar menos

Esse cooktop Fischer 2 bocas é um pouco mais simples em recursos do que os modelos anteriores. Em compensação, ele garante as principais vantagens da categoria, como precisão no ajuste de temperatura, fácil limpeza e, claro, visual moderno.

Quanto às diferenças entre os demais modelos está a ausência de timer, então é preciso ficar atento ao relógio e não esquecer o cooktop ligado. Outro ponto é o tipo de acendimento, já que, ao invés de apertar o painel touch, é preciso girar um botão para ligar o queimador. Nada muito drástico, na verdade.

Além disso, esse cooktop 2 bocas oferece duas áreas de aquecimento, com 1.200W ou 2.000W, ambas com 9 níveis de potência, e luzes LED, que indicam quando a superfície está quente, com 50ºC ou mais, evitando acidentes.

Ficha técnica do Cooktop Fischer 7883-11654

  • Número de bocas: 2 bocas
  • Tipo de acendimento: Superautomático
  • Medidas (AxLxP): 9,3x30,8x51,4 cm
  • Consumo: 3,0 kWh
  • Tensão/Voltagem: 220V

3. Cooktop Brastemp BDF31AR tem preço mais acessível

Outro modelo de preço mais acessível é esse cooktop Brastemp de 2 bocas. Suas funções são bem similares ao anterior, com áreas de aquecimento de 1.200W e 2.000W. Mais uma vez, o acendimento e o ajuste de potência são realizados em um botão mecânico, que deve ser girado até a intensidade desejada.

O timer com acendimento automático também ficou de fora, mas a Brastemp não abriu mão do design, já que seu acabamento é em inox, e muito menos da segurança, ao inserir uma luz indicativa de superfície quente quando os queimadores chegam a 60ºC ou mais.

Ficha técnica do Cooktop Brastemp BDF31AR

  • Número de bocas: 2 bocas
  • Tipo de acendimento: Superautomático
  • Medidas (AxLxP): 8,3x30x52 cm
  • Consumo: Não informado pela fabricante
  • Tensão/Voltagem: 220V

Cooktop Elétrico 1 Boca

Comprar um cooktop 1 boca pode parecer meio estranho para muita gente. Porém, um modelo assim é suficiente para quem não tem hábito de cozinhar, mas quer ter a opção de preparos simples. Essas alternativas também servem como um cooktop portátil, seja para levar uma panela para mesa e buffet ou para funcionar como um fogão auxiliar.

1. Leve a cozinha para qualquer lugar com o Cooktop Marcamix Le Cook

Esse cooktop elétrico portátil pode ser usado em mesas ou bancadas, levando o preparo da comida para qualquer ambiente. E, como dá para imaginar, ele é bem compacto, e nem precisa de uma cozinha para funcionar. Com potência máxima de 1.800W, o queimador pode trabalhar em temperaturas de 180ºC até 550ºC, de acordo com a potência selecionada.

Ficha técnica do Cooktop Marcamix Le Cook

  • Número de bocas: 1 boca
  • Tipo de acendimento: Superautomático
  • Medidas (AxLxP): 6,5x39x29,9 cm
  • Consumo: Não informado pela fabricante
  • Tensão/Voltagem: 220V

Leia também: