Entenda antes de comprar em Fogão

O que é importante em um fogão?

Conheça várias características úteis nos fogões que fazem a diferença

por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Com tantas opções de fogões e funções diferenciadas, às vezes pode ser difícil saber o que é essencial para a sua casa e estilo de vida.

Para famílias pequenas, solteiros ou casais sem filhos, não há porque se preocupar com um fogão com mais do que 4 queimadores. Esse tipo de fogão atende bem ao preparo de refeições para duas ou três pessoas. Já para famílias maiores, fogões de 5 bocas ou mais são mais indicados. É importante avaliar também a variação da potência das chamas e tamanho dos queimadores, o que dará mais versatilidade no preparo das refeições.

O acendimento das chamas, tanto do fogão quanto do forno, poderá ser de três formas. Na manual, é necessário acender o fósforo, aproximá-lo do queimador e girar o botão de acendimento até que a chama se acenda. No fogão com acendimento automático, após girar o botão que libera o gás, basta apertar outro botão para fazer o fogo acender. Já no superautomático, é só girar um botão para que a chama se acenda.

Ainda na mesa do fogão, observe as grades. Grades individuais e removíveis são muito mais seguras, além de acomodar melhor as panelas e facilitar a limpeza.

Os recursos importantes a serem considerados no forno são:

  • Iluminação interna, que oferece mais praticidade para conferir o cozimento;
  • Forno autolimpante, simplificando a limpeza;
  • Prateleiras deslizantes, oferecendo fácil acesso e manuseio dos pratos;
  • Timer, que garante sua atenção na hora certa;
  • Duplo forno, essencial para economizar tempo e assar dois pratos de uma vez;
  • Grill, que doura e gratina os alimentos com maior rapidez.

 

Agora, após conhecer todas as funções e recursos realmente importantes na hora de cozinhar, fica mais fácil escolher para você qual o melhor fogão.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fogão