Quais as panelas ideais para cooktop?

Como usar seu cooktop da melhor maneira possível com a panela ideal.

Quais as panelas ideais para cooktop?
Gustavo MartinsEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Com a evolução da tecnologia e a criação de diferentes tipos de fogões, como os modelos de cooktops, muita gente já não sabe mais que panela usar. Abaixo, explicamos quais os tipos de panela são mais indicados, de acordo com o tipo de cooktop: indução, elétrico ou a gás. Confira!

Leia também: Cooktop elétrico, por indução ou a gás: qual a diferença entre eles?

Cooktop por indução: panelas de aço inox, fundo triplo ou ferro fundido são ideais

O cooktop por indução necessita de panelas próprias para o preparo dos alimentos porque funciona por meio de indução magnética. Uma ótima dica para saber se você pode usar ou não a sua panela no cooktop por indução é colocar um ímã na base da panela. Se o ímã grudar, ótimo, a panela servirá. Por isso, escolha panelas magnéticas, que podem ser de aço inox (como o exemplo abaixo), fundo triplo ou de ferro fundido.

Não use modelos de outros materiais, como alumínio, vidro ou cerâmica, já que eles não são magnéticos e não vão funcionar neste tipo de cooktop. É importante também que o diâmetro da panela seja proporcional ao queimador do cooktop, e que o fundo da panela seja totalmente plano. Para testar, gire uma régua lentamente sobre o fundo da panela e verifique se não há imperfeições.

Se você for usar panela de pressão para agilizar o preparo dos alimentos, fique atento quanto ao material. Lembre-se de que, no cooktop por indução, só podem ser usadas panelas de material magnético. E não se esqueça de conferir o manual de instruções do seu cooktop, para saber se ele pode - ou não - receber uma panela de pressão.

Cooktop elétrico: panelas de fundo plano e reforçado

Assim como nos modelos por indução, para funcionar no cooktop elétrico, as panelas devem ter o fundo plano. É fundamental que você use apenas panelas com fundo reforçado e, de preferência, que sejam feitas de ferro ou de aço. Materiais menos resistentes, como vidro, cerâmica ou cobre, devem ficar longe do cooktop elétrico.

Quanto ao tamanho, escolha uma panela em que a base cubra por completo o queimador do cooktop, para que a chama vá direto para os alimentos, no fundo da panela. Aqui também vale o teste do ímã: se ele grudar na sua panela, você pode usá-la.

Cooktop a gás: fique atento aos tamanhos

Para o cooktop a gás, fique atento às panelas de fundo plano e veja se o tamanho delas combina com o dos queimadores do cooktop: isso garante a sua segurança e ainda diminui o consumo de gás. Uma dica é observar o manual do cooktop que você for comprar. Verifique se no manual tem as medidas de cada queimador e também as medidas das panelas que podem ser usadas neles.

No caso dos cooktops a gás, você pode usar panelas de diversos materiais, como cerâmica, ferro, aço inox, alumínio (como o p´roximo exemplo) e até vidro. Mas atenção: se for usar vidro, evite as panelas feitas com material refratário, não tão resistente a altas temperaturas.

Com todas essas dicas, agora você pode cozinhar no seu cooktop com muito mais eficiência!

Leia também: