Zoom indica em Fogão

Quais são os tipos de panela?

Veja o melhor modelo para cozinhar seus alimentos.

por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

É sempre bom preparar uma bela refeição, como aqueles especiais almoços de domingo, para você e sua família saborearem juntos! Mas, para essas e todas as outras ocasiões em que você prepara os alimentos em casa, é essencial conhecer os tipos de panela e saber qual é a ideal para você cozinhar no seu fogão.

Por isso, mantenha sempre a qualidade das suas panelas, para que o material que as reveste não libere substâncias tóxicas enquanto cozinha os alimentos no fogão, podendo prejudicar a saúde de toda a família.

Você encontrará panelas principalmente em alumínio, teflon, inox, vidro, cobre, ferro, cerâmica e esmaltadas. Descubra as principais vantagens e desvantagens de cada panela e escolha o tipo perfeito para você ter em casa.

Panelas de alumínio

Ela tem a vantagem de esquentar rapidamente o alimento e, quando comparadas com outras panelas, são geralmente mais baratas. No entanto, há algumas pessoas que resistem em não usar as panelas de alumínio, já que alguns estudos indicam que o metal pesado pode ser liberado para a comida.

Se você tem preferência para esse tipo de panela, procure não arranhá-la, para não retirar o seu material (no caso, o alumínio). A panela de alumínio é ideal para frituras e, quando você for limpar, dê preferência para produtos "limpa alumínio", que facilitam bastante o trabalho.

Panelas de teflon

O bom desse material é que aquece rapidamente e necessita de menos óleo para o cozimento. Como são panelas antiaderentes e não precisam usar grande quantidade de gordura, são mais práticas para limpar.

Tenha cuidado apenas para não soltar o seu revestimento interno, que é o material que a torna antiaderente. Para isso, não deixe que facas ou colheres arranhem a panela, assim como as esponjas de aço devem ficar longe na hora da limpeza. Quando você for lavar a panela, escolha esponjas bem macias.

Panelas de inox

Esse tipo é conhecido pela sua qualidade, por ser resistente e distribuir bem o calor. A panela de inox pode ser encontrada com um preço mais alto, quando comparada com outros tipos.

Para frituras, a panela de inox não é a mais indicada. Além de atingir uma temperatura muito alta, exigindo um maior cuidado, é necessário que a panela esteja bem fervida, para não transferir o níquel para a comida. Assim que você terminar de usar a panela, lave imediatamente para que ela não manche.

Panelas de cobre

Além de resistentes, retêm muito calor e são especialmente indicadas para preparar doces, já que são ótimas para derreter açúcar e fazer caldas. Quando você for comprar uma panela de cobre, verifique se ela é revestida de inox ou de aço inox. Caso contrário, o cobre pode ir para os alimentos.

Após lavar, seque bem a panela com um pano macio. O uso de detergentes neutros já é o suficiente. Não use produtos abrasivos e nem esponjas de aço.

Panelas de ferro

A vantagem dessa panela é que aquece com facilidade e mantém a temperatura. Alguns estudos comprovaram que, durante o cozimento, o ferro pode ir para comida. Mas, nesse caso, pode contribuir com a saúde de quem tem anemia, por exemplo.

As panelas de ferro são mais pesadas. Então, se você deseja ter uma na sua cozinha, escolha as que possuem cabo de madeira, que além de não esquentar, facilita o manuseio. Lave com cuidado, para que o material não se solte, com detergente ou sabão de coco.

Panelas de cerâmica

Se essa panela demora para esquentar, uma ótima vantagem é que também mantém o calor por muito tempo. Os modelos de cerâmica são ótimos para sopas ou ainda para aquele feijão bem requintado.

Uma dica para quando você for lavar, é secar a panela no fogo. Não use produtos abrasivos, dê preferência a produtos mais delicados, como um detergente neutro. Na hora de comprar uma panela de cerâmica, é muito importante que você verifique se tem selo de qualidade, indicando a ausência de chumbo (que é prejudicial à saúde).

Panelas esmaltadas

Além de bonitas, essas panelas ganham uma camada especial de esmalte, com vários minerais, para resistir às altas temperaturas. Além disso, evitam a contaminação da comida por bactérias.

As panelas esmaltadas aquecem rápido e são indicadas para cozinhar uma menor quantidade de alimentos, como molho e sopas. Uma desvantagem é que essas panelas são muito delicadas e descascam com muita facilidade. Por isso também, no momento da limpeza, é preciso usar produtos neutros e deixar as esponjas de aço bem longe!

Com todas essas dicas, fica muito mais fácil para você escolher suas novas panelas . Além de ótima qualidade, há diversos modelos com bonito design, que deixam o seu fogão ainda mais bonito.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fogão