Entenda antes de comprar em Fondue

Como fazer fondue de chocolate?

Receita é perfeita para se deliciar com quem você ama nos dias mais frios do inverno

como fazer fondue de chocolate
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Fazer um fondue de chocolate em um dia frio é um ato de amor! E tem mais: se engana quem acha que essa é uma receita difícil. Com alguns poucos ingredientes e com os produtos e utensílios corretos, você vai arrasar com este prato em uma reunião de amigos ou com a sua família.

Voltando alguns bons anos atrás… O fondue é um prato que nasceu na Suíça. No começo, era uma mistura de vinhos e queijos, aquecida em uma lamparina. O tempo passou e hoje temos muitas variações, como o fondue de chocolate. Inúmeros produtos surgiram para deixar o prato mais bonito e fácil de preparar.

Leia também: Conheça as melhores panelas de fondue do momento

Se você quer aprender mais, veio ao lugar correto. Em primeiro lugar, confira a lista de ingredientes:

Ingredientes para um fondue de chocolate perfeito!

Como em qualquer receita, a escolha dos ingredientes é fundamental. Claro, se o seu orçamento estiver um pouco mais apertado, dá para substituir um produto ou fazer uma escolha mais barata, mas lembre-se de fazer sempre as melhores escolhas possíveis. A lista de ingredientes é essa:

  • 100 g de chocolate meio amargo. Ele precisa estar picado ou ralado;
  • 100 g de chocolate ao leite (também picado ou ralado);
  • 1 copo do tipo americano de creme de leite;
  • 4 colheres (das de sopa) de conhaque ou cachaça;
  • Frutas a gosto. Morangos, abacaxi, bananas e laranjas caem muito bem, mas você pode escolher a fruta que mais te agradar.
  • Pão italiano ou francês picado

 

Leia também: As Melhores Cachaças do Momento

 

Veja ingredientes para fazer fondue de chocolate

Como preparar o fondue de chocolate (e mantê-lo bem quentinho)

Bom, em primeiro lugar, tudo fica muito mais fácil se você tiver uma panela de fondue, mas ela não é primordial para o preparo. Você pode usar uma panela comum ou até uma panela elétrica de arroz com um recipiente refratário para fazer o banho-maria.

  • Passo 1

 A primeira medida é aquecer a sua panela. Se for uma panela comum no fogão, use uma com o fundo grosso. No caso de uma panela elétrica, encha-a até a metade com água e use o refratário para fazer o banho-maria.

  • Passo 2

Coloque o creme de leite na panela (ou no recipiente) e, logo em seguida, os chocolates. Mexa a mistura até que os pedaços estejam bem dissolvidos.

  • Passo 3

Quando a mistura estiver bem homogênea, desligue o fogo (no caso da panela elétrica, passe para o modo “aquecer”) e acrescente o conhaque ou a cachaça. Não se preocupe, o calor vai dissipar o álcool, mas a bebida dará sabor à mistura.

  • Passo 4

Tire a mistura da panela e a coloque em uma vasilha de cerâmica, que mantém a temperatura por mais tempo. Se a sua preparação for feita em uma panela elétrica, mantenha o modo “aquecer” ligado  para manter o chocolate quentinho. Se você preferir tirar a mistura da panela para ganhar mobilidade, pode reaquecer depois com a água ainda quente.

  • Passo 5

Passe as frutas e o pão na mistura de chocolate, deixe esfriar um pouco (não muito, quentinho é melhor) e delicie-se! Se não tiver talheres para fondue, pode usar palitos para churrasco.

Observação importante:

Tenha bastante atenção!!!! Essa é uma mistura quente, portanto existe o risco de acidentes. Cuidado com as bordas quentes para evitar qualquer queimadura. Se uma criança estiver se servindo, procure colocar o chocolate em um recipiente separado para ela.

Quer os produtos e utensílios certos? O Zoom te ajuda!

Provavelmente você consegue fazer um fondue de chocolate bem gostoso com o que já tem na sua casa. Mas com alguns produtos, ele vai ficar ainda melhor. Veja as promoções do Zoom e torne o preparo inesquecível!

 

Dica final: Um bom vinho cai muito bem com o seu fondue de chocolate. Confira a nossa seleção com os melhores vinhos do momento e tenha um bom apetite!

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!