Zoom indica em Fondue

Como usar panela de fondue?

Saiba como acender panela de fondue elétrica ou com fogareiro e prepare tudo em casa.

como usar panela de fondue
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Ter uma panela de fondue em casa pode ser um bom pretexto para reunir as suas melhores companhias e saborear os quitutes sem gastar muito dinheiro. Mas se você não sabe nem como acender uma panela de fondue, então fica de olho nas nossas dicas!

 

Leia também: Panelas de fondue, conheça os melhores modelos

Veja como usar uma panela de fondue, seja ela elétrica ou com fogareiro:

1. Escolha uma panela para fondue:

As panelas de fondue podem ser de vidro, cerâmica, porcelana, metal ou aço, por exemplo. E os fogareiros podem ser a gás, com álcool ou elétricos.

Como são muitos modelos no mercado hoje em dia, nós fizemos uma lista com as melhores panelas de fondue para te ajudar a escolher, olha só:

2. Acenda a panela de fondue:

A panela de fondue elétrica é a de mais fácil utilização: basta ligá-la na tomada para aquecer. Mas antes disso, confira se o recipiente está limpo e, caso contrário, passe levemente uma esponja com detergente.

Para usar a panela elétrica de fondue pela primeira vez é importante ativar a superfície antiaderente passando um pouco de óleo vegetal no local, ligá-la por cerca de 5 minutos, desligar, deixar esfriar completamente e limpá-la com papel toalha seco.

Se você quer saber como acender a panela de fondue com fogareiro usando álcool, é importante identificar se o acendedor é com vela ou se é um modelo réchaud com acendedor - mais moderno e maior.

Para acender a panela de fondue com fogareiro utilizando álcool:

  • coloque um pequeno pedaço de palha de aço dentro do compartimento do fogo, caso não tenha;
  • umedeça com álcool;
  • use fósforo para acender a chama.

 

Lembre-se de que estamos falando de uma substância inflamável, então: muito cuidado.

Em alguns modelos de panela para fondue com fogareiro a gel, basta usar álcool gel acima de 65° no acendedor - o que pode ser mais seguro.

Também há modelos de panela que utilizam difusores de calor para acender a panela de fondue.

3. Prepare o fondue:

Após acender e aquecer a panela de fondue elétrica ou de fogareiro, basta colocar os ingredientes de sua preferência para derreter e usar os espetinhos para mergulhar as guloseimas no creme pronto.

Uma dica para usar a panela de fondue é manter chama baixa para quitutes cremosos e chama alta para líquidos. Se for queijo, os do tipo Emmental ou Gruyère são ótimas pedidas para espetar os biscoitos ou as torradas. Já se for chocolate, não esqueça de misturar com creme de leite e mergulhar frutas, para o fondue ficar melhor ainda!

Para fazer carne ou frango na panela de fondue, você pode usar caldo ou óleo para fritar e acompanhar com molho.

4. Limpe tudo depois que terminar:

Acreditem, a limpeza da panela de fondue pode influenciar no sabor dos alimentos. Manter o aparelho de fondue sempre limpo também evita acidentes e prolonga seu tempo de uso.

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!