Fone JBL Tune 500BT preto em fundo cinza

O JBL Tune 500BT é um headphone Bluetooth da JBL conhecido pelo bom custo-benefício. O modelo é um dos mais baratos da categoria, mas se destaca pela tecnologia Pure Bass, que deixa os graves mais potentes. Outros pontos positivos são a bateria, que promete até 16 horas de reprodução de músicas, e a compatibilidade com assistentes de voz. No entanto, o design supra-auricular acaba pressionando a orelha e pode incomodar durante longos períodos de uso.

Para te ajudar a decidir se o JBL 500BT é bom, nós testamos o headphone Bluetooth da JBL por alguns dias e vamos contar as nossas impressões a seguir. Neste review, levamos em consideração os seguintes critérios: design, qualidade de áudio, bateria e conectividade, recursos extras e custo-benefício. Se você quiser saber mais detalhes do fone, confira também nossa análise de ficha técnica.

Leia também: Como avaliamos fones de ouvido? Entenda em detalhes nossos critérios para reviews

Se você quiser conhecer outros modelos antes de decidir a compra, vale dar uma olhada também nas nossas listas de melhores fones Bluetooth e de melhores headphones Bluetooth para comprar em 2021. Para os fãs da JBL, a dica é conhecer os melhores produtos da marca. Fones com cancelamento de ruído também podem ser uma opção para você. Não deixe de conferir ainda os fones de ouvido mais vendidos do Zoom.

Prós e contras do JBL Tune 500BT

Graves potentes e bateria de longa duração estão entre os destaques do fone JBL 500BT

Prós: O áudio do JBL Tune 500BT foi um ponto bastante positivo durante os testes. Como se trata de um fone de ouvido barato, o modelo surpreendeu pela boa qualidade de som, principalmente para os graves, graças ao recurso JBL Pure Bass. Além disso, a bateria superou as expectativas e aguentou além das 16 horas prometidas. Embora não tenha muitos recursos extras, a possibilidade de usar assistentes de voz é uma ferramenta interessante. Por fim, outra vantagem é o custo-benefício, visto que o produto oferece bom conjunto por um preço acessível.

Contras: Apesar do esforço da JBL em trazer conforto para o fone, o JBL Tune 500BT não é um produto para ser usado durante períodos prolongados. As conchas pressionam a orelha e podem causar incômodos no usuário. Além disso, ele deixa a desejar na quantidade de recursos extras, o que acaba sendo justificado pelo preço mais baixo.

Veja as melhores ofertas para o JBL Tune 500BT aqui no Zoom:

Review em vídeo do JBL Tune 500BT

Confira mais detalhes do fone JBL 500BT

O que vem na caixa no JBL Tune 500BT

Fone JBL 500 BT traz apenas cabo microUSB

No quesito acessórios, o JBL Tune 500BT deixa a desejar, pois vem apenas com um cabo para carregamento e o manual de usuário. Um adaptador de tomada e um estojo protetor fazem falta, mas provavelmente encareceriam o produto. A caixa do JBL 500 BT vem com:

  • Cabo microUSB para carregamento
  • Manual do usuário e ficha de segurança
JBL Tune 500BT traz apenas um cabo microUSB (Foto: Zoom)
JBL Tune 500BT traz apenas um cabo microUSB (Foto: Zoom)

JBL Tune 500BT: ficha técnica

Drivers de 32 mm se destacam no fone JBL 500BT

Design do JBL Tune 500BT

Fone JBL 500 BT é desconfortável para usar por longos períodos

O JBL Tune 500BT é um headphone Bluetooth do tipo supra-auricular (também conhecido como on-ear). Ou seja, é aquele modelo que fica sobre a orelha e não cobre o ouvido totalmente. É possível perceber que a JBL teve grande preocupação com o design para deixá-lo o mais confortável possível.

O produto é leve, com apenas 155 gramas e tem conchas e tiara acolchoadas. Além disso, o usuário pode fazer a rotação das conchas e ajustar o arco na cabeça, melhorando o encaixe. Outro ponto positivo é o formato dobrável, que facilita o transporte. No entanto, o modelo não vem com um estojo protetor, como acontece com outros produtos JBL.

JBL Tune 500 BT: fone não é confortável para usar por longos períodos (Foto: Aline Batista/Zoom)
JBL Tune 500 BT: fone não é confortável para usar por longos períodos (Foto: Aline Batista/Zoom)

Apesar do esforço da fabricante para tornar o JBL Tune 500BT confortável, durante os nossos testes, foi um pouco incômodo usar o fone por longos períodos. Possivelmente por conta do design supra-auricular, o produto acaba pressionando um pouco a parte de cima da orelha. Se você usar o acessório por pouco tempo, dificilmente vai sentir esse desconforto. No entanto, as pessoas que passam muito tempo com o fone durante o dia podem ficar incomodadas.

Esse é o principal ponto negativo do JBL Tune 500BT em relação ao design. De resto, ele tem um visual simples, mas bonito. O dispositivo é produzido em plástico fosco, apenas com as letras JBL em verniz, e está disponível nas cores branco, azul e preto.

Detalhe do arco acolchoado do JBL Tune 500BT (Foto: Zoom)
Detalhe do arco acolchoado do JBL Tune 500BT (Foto: Zoom)

Do lado direito, ficam os quatro botões: um para ligar/desligar, um para pausar a música e dois para aumentar e diminuir o volume. No começo, você pode demorar para se acostumar com os botões do JBL Tune 500BT, mas depois o uso é bem intuitivo. Já a entrada microUSB, que permite carregar o dispositivo, é bem discreta e fica escondida na concha articulada.

O revestimento da almofada é em PU leather, um tecido sintético que imita couro. Ele passa uma impressão de fragilidade, como se fosse descascar facilmente, mas isso é algo que só ficará evidente (ou não) após um longo período de uso. Um ponto negativo do JBL 500BT é a falta de certificação IP, contra respingos de água e suor. O recurso é interessante principalmente para usuários que gostam de ouvir música enquanto praticam atividades físicas. Além disso, uma entrada P2 e um cabo destacável seriam bem-vindos quando a bateria esgotasse.

JBL Tune 500BT tem almofadas acolchoadas (Foto: Zoom)
JBL Tune 500BT tem almofadas acolchoadas (Foto: Zoom)

Em relação aos acessórios que acompanham o fone, o JBL Tune 500BT vem apenas com o cabo microUSB para carregamento. Nesse sentido, seria mais interessante se o cabo fosse mais comprido e se viesse com o adaptador de tomada também. Provavelmente, você vai acabar usando algum carregador antigo de celular para fazer o carregamento.

Áudio do JBL Tune 500BT

Fone JBL 500BT tem reforço nos graves

O JBL Tune 500BT tem resposta de frequência de 20 Hz - 20 kHz, valor comum em modelos nessa faixa de preço, e entre áudio equilibrado e de qualidade. É possível ouvir graves, médios e agudos com clareza e boa definição. No entanto, o foco do fone são os graves, inclusive, o modelo conta com tecnologia JBL Pure Bass, que valoriza esse tipo de frequência. Essa é uma ótima surpresa, principalmente considerando que se trata de um dispositivo mais barato. Por isso, o som do JBL 500BT deve agradar à maioria dos usuários, até mesmo os mais exigentes.

Além disso, a ficha técnica do JBL Tune 500BT inclui drivers de 32 mm e impedância de entrada de 32 ohms. Essas características também ajudam a garantir um volume alto, sem distorções de áudio.

Detalhe dos botões de controle do JBL Tune 500BT (Foto: Zoom)
Detalhe dos botões de controle do JBL Tune 500BT (Foto: Zoom)

Em relação às ligações, o fone também apresentou boa qualidade durante os nossos testes. É possível ouvir com clareza o que a pessoa do outro lado está falando, com volume satisfatório. O microfone também funciona perfeitamente, tanto durante as ligações, como na interação com as assistentes de voz.

Bateria e conectividade do JBL Tune 500BT

Fone JBL 500BT tem bateria de longa duração

Outro ponto de destaque do JBL Tune 500BT está na bateria, cuja capacidade é de 300 mAh. A fabricante promete 16 horas de reprodução, e o produto superou as expectativas, chegando a funcionar por até 18 horas e meia durante os nossos testes. O carregamento rápido também se destaca, permitindo ouvir músicas durante uma hora com apenas cinco minutos na tomada. Apesar da boa durabilidade, como já citamos, seria interessante que o produto viesse com um cabo P2 destacável, para continuar ouvindo música quando a bateria acabar.

Arco do JBL Tune 500BT permite ajustar a altura (Foto: Zoom)
Arco do JBL Tune 500BT permite ajustar a altura (Foto: Zoom)

Em relação à conectividade, o JBL 500BT vem com Bluetooth 4.1. Embora não seja a versão mais recente do padrão, o produto teve um bom desempenho nesse sentido. A conexão com o celular e com o notebook foi bem fácil e vale destacar o recurso de conexão multipontos, que permite se conectar via Bluetooth com dois dispositivos ao mesmo tempo. Então, basta pausar a reprodução em um deles e começar no outro para que o fone identifique e alterne a transmissão. Além disso, o alcance também é bom e, durante os testes, o JBL Tune 500BT apresentou uma conexão estável mesmo ao circular entre os cômodos de casa.

Recursos extras do JBL Tune 500BT

Fone JBL 500BT é compatível com assistentes de voz

Em relação aos recursos extras, o JBL Tune 500BT não traz muitos diferenciais, até por se tratar de um fone com foco em custo-benefício. Nesse sentido, o principal destaque é a compatibilidade com assistentes de voz. Ao apertar duas vezes seguidas o botão de pausar, você ativa a Siri, no iPhone, ou a Google Assistente, no Android e pode interagir com as assistentes por meio de comandos de voz. Dá para fazer perguntas ou realizar ações sem mexer no celular. Durante nossos testes com um celular Android, o recurso funcionou perfeitamente.

JBL Tune 500BT é compatível com assistentes de voz (Foto: Zoom)
JBL Tune 500BT é compatível com assistentes de voz (Foto: Zoom)

Outra função de destaque é a conexão multipontos, que já citamos e permite parear dois dispositivos ao mesmo tempo. De resto, o fone JBL 500 BT não tem compatibilidade com aplicativos, NFC, nem recursos como Modo Ambiente ou Cancelamento de Ruído. Isso já é esperado por conta da proposta mais acessível, focada em custo-benefício, e não deve fazer grande diferença para os usuários menos exigentes. Aliás, falando em cancelamento de ruído, por se tratar de um headphone, o produto consegue abafar bem os barulhos externos, mas não isola completamente.

Preço e custo-benefício do JBL Tune 500BT

JBL 500BT é ideal para quem procura headphone barato

Esse é o principal ponto positivo do JBL Tune 500BT. O modelo tem a proposta de oferecer bom custo-benefício, com áudio de qualidade e preço baixo, e de fato cumpre o que promete. O fone está à venda na loja da JBL pelo preço de R$ 299, mas já pode ser encontrado por menos de R$ 230 em ofertas aqui no Zoom (preços coletados no dia 20/04/2021).

JBL Tune 500BT se destaca pelo bom custo-benefício (Foto: Zoom)
JBL Tune 500BT se destaca pelo bom custo-benefício (Foto: Zoom)

Esse valor realmente compensa a compra. Quem busca um headphone Bluetooth com graves de qualidade, bateria de longa duração e assistentes de voz vai encontrar no JBL 500 BT uma opção completa e acessível. Durante os nossos testes, o principal problema foi o design, que é pouco confortável para usar durante períodos longos, mas, de resto, o fone se saiu muito bem.

Acessórios disponíveis para o JBL Tune 500BT

Adaptador de tomada é bastante útil para JBL 500BT

Como já falamos, o JBL Tune 500BT vem com poucos acessórios na caixa. Por isso, recomendamos alguns produtos para melhorar o uso do fone. Por exemplo, vale investir em um estojo para headphone. Assim, você consegue proteger o dispositivo e transportá-lo com mais segurança. Outro acessório indispensável é um cabo carregador microUSB com adaptador de tomada. Dessa forma, você não fica refém de um computador com porta USB e ainda carrega a bateria com mais rapidez.

Adaptador de tomada é um acessório ideal para o JBL Tune 500BT (Foto: Zoom)
Adaptador de tomada é um acessório ideal para o JBL Tune 500BT (Foto: Zoom)

Produtos similares ao JBL Tune 500BT

Veja modelos superiores e outros na mesma faixa de preço do JBL 500BT

Embora seja um fone muito bom, que se destaca entre os modelos de entrada, obviamente, é possível encontrar opções melhores no mercado. Tudo vai depender do quanto você está disposto a gastar e quais são os recursos que você mais valoriza em um headphone Bluetooth.

A própria JBL, por exemplo, oferece o JBL Tune 750BTNC, que tem cancelamento de ruído ativo e Pure Bass, e o JBL Live 650BTNC, com drivers de 40 mm e aplicativo para personalizar as preferências de som. Outras opções que estão entre os melhores modelos são o Sony WH-XB900N e o Beats Solo 3.

Por outro lado, se você procura um headphone Bluetooth barato e quer conhecer outras opções antes de comprar o JBL Tune 500BT, vale dar uma olhada nos modelos Multilaser Pulse Fun PH215, Philips TAUH202BK e Motorola Pulse Escape. Outro dispositivo interessante é o Edifier W800BT, que está na mesma faixa de preço, mas oferece bateria para 50 horas de música.

Uma opção que também vale considerar é o JBL Tune 510BT, sucessor do JBL 500BT. O modelo, que chegou ao Brasil recentemente por R$ 299, também traz tecnologia Pure Bass, mas se diferencia pela bateria com duração de 40 horas. Como a diferença de preço é pequena, pode valer mais a pena comprar a versão mais recente. Além disso, o JBL 500BT tem uma variante com fio e sem conexão Bluetooth: o JBL Tune 500, que é uma opção mais barata.

Se você quiser conhecer outras opções de fones de ouvido, além de conferir a lista com os melhores modelos Bluetooth, vale dar uma olhada nos melhores dispositivos para usar no celular. Não deixe de conferir também os melhores fones intra-auriculares.

JBL Tune 500BT: conclusão

Fone JBL 500BT tem nota 8

Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo fone de ouvido, sem pontos negativos), a nota final do Zoom para o JBL Tune 500BT é 8. Nessa gradação, encontram-se bons modelos, com mais pontos positivos do que negativos. Dependendo das características que você procura em um fone de ouvido e do quanto está disposto a pagar, o produto vale a pena.

Vale ressaltar novamente que estamos falando de um aparelho de entrada, voltado para custo-benefício, mas que se destaca por oferecer um bom conjunto. Apesar de pecar um pouco no design e na falta de recursos extras, o JBL 500BT combina áudio de qualidade, com foco nos graves, bateria com boa duração e assistente de voz. Por isso, é uma ótima opção para quem procura um headphone Bluetooth barato.

Notícias relacionadas ao JBL Tune 500BT

Quer economizar na compra do seu fone Bluetooth? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!

Aproveite e confira outros reviews de fones de ouvido que testamos: