Sony coloca fone WH-1000XM4 em pré-venda; veja preço no Brasil

O novo WH-1000XM4 com cancelamento ativo de ruídos da Sony chega ainda mais potente e com recursos novos.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O Sony WH-1000XM4 é o novo fone de ouvido sem fio que teve o lançamento nesta quinta-feira (6). O acessório já está disponível para comprar em pré-venda no Brasil pelo preço de R$ 2.429 no site oficial da fabricante. Sucessor do modelo WH-1000XM3, que fez sucesso nos últimos anos, o novo dispositivo contará com melhorias em suas tecnologias e novos recursos.

O WH-1000XM4 tem tecnologia para reconhecer a voz do usuário, recurso de som adaptativo que reconhece onde o usuário está e adapta as configurações para este local, entre outras novidades que, de acordo com a empresa, vão colocá-lo no topo do mercado. Confira, a seguir, as novidades do fone da Sony.

Leia também: Lançamento Galaxy Buds Live: conheça os novos fones da Samsung

O WH-1000XM4 estará disponível em duas cores diferentes. (Foto: Divulgação/Sony)
O WH-1000XM4 estará disponível em duas cores diferentes. (Foto: Divulgação/Sony)

Características do WH-1000XM4

Na parte de design o WH-1000XM4 não mudou muito quando comparado à versão anterior, o WH-1000XM3. A empresa destaca as linhas e encaixes elegantes, desenhados para garantir menos pressão auricular e mais conforto mesmo após longas horas. Seu arco foi redesenhado para ser mais discreto, também pensando na ergonomia de uso.

Mesmo tendo mais tecnologia que o modelo anterior, o WH-1000XM4 ainda chegou 1g mais leve que o seu antecessor, o que é algo positivo. Ele tem pintura fosca e botões touch em sua lateral, que de acordo com a Sony estão mais sensíveis e ágeis.

O design do WH-1000XM4 é semelhante ao modelo anterior. (Foto: Divulgação/Sony)
O design do WH-1000XM4 é semelhante ao modelo anterior. (Foto: Divulgação/Sony)

Na parte de som, o processador HDQN1 foi mantido, mas ele passou por algumas melhorias e agora conta com a tecnologia DSEE Extreme, que utiliza inteligência artificial para melhorar rádios de baixa qualidade, aumentando a precisão na resposta de frequência que foi perdida durante a compressão.

Este processador também é o responsável por fazer toda a “magia” do cancelamento de ruídos. Agora que ele está ainda melhor, conseguindo analisar e processar os ruídos captados até 700 vezes por segundo. De acordo com a Sony, o WH-1000XM4 consegue ser até 15% mais efetivo que o modelo anterior quando usado em um avião, por exemplo. O modo ambiente, que faz o usuário escutar o que está acontecendo a sua volta, também foi melhorado, e seu nível pode ser totalmente configurado via aplicativo.

O WH-1000XM4 é totalmente dobrável, facilitando o transporte. (Foto: Divulgação/Sony)
O WH-1000XM4 é totalmente dobrável, facilitando o transporte. (Foto: Divulgação/Sony)

O fone possui conexão NFC e Bluetooth, cujo chip também está melhor. Além de uma conexão de dados mais estável e transferência de dados mais rápida, o WH-1000XM4 pode ser usado em dois dispositivos simultaneamente, ou seja, você pode estar com ele conectado no notebook e rapidamente mudar a conexão para o celular, conseguindo atender uma chamada.

Novas tecnologias

O WH-1000XM4 identifica quando o usuário está falando e para a reprodução automaticamente. (Foto: Divulgação/Sony)
O WH-1000XM4 identifica quando o usuário está falando e para a reprodução automaticamente. (Foto: Divulgação/Sony)

A primeira novidade deste fone é a tecnologia Smart Listening, que faz a personalização do áudio de acordo com a geolocalização. O Adaptive Sound Control aprende e reconhece os lugares que o usuário visita constantemente, e com isso começa a adaptar o som para cada localização, mudando a equalização e o nível do cancelamento de ruídos para aquele ambiente específico.

Graças aos sensores de aceleração, o fone também consegue identificar quando o usuário tirou ele da cabeça, e assim parar a reprodução automaticamente. Ao colocar os fones novamente, o som continua.

A novidade mais interessante é a Speak To Chat, em que o fone consegue reconhecer a voz do usuário, com isso ele pausa a música automaticamente assim que identificar que esse usuário está falando com alguém. Essa função usa inteligência artificial para aprender e detectar a voz do usuário, e consegue fazer isso mesmo em ambientes barulhentos, graças a tecnologia Precise Voice Backup.

Bateria

O WH-1000XM4 tem bateria para durar até 35 horas com o recurso de cancelamento de ruídos desligado. Ele também tem suporte ao carregamento rápido, e com apenas 10 minutos de carga consegue proporcionar até cinco horas de autonomia.

Ficha técnica

Veja a ficha técnica completa do WH-1000XM4

  • Tipo: over ear (auricular);
  • Driver: 40 mm;
  • Conexão: bluetooth e NFC;
  • Resposta de frequência: 4 Hz-40.000 Hz;
  • Cancelamento ativo de ruído: Sim;
  • Microfone embutido: Sim;
  • Compatibilidade com assistentes de voz: Sim;
  • Tecnologias adicionais: Modo ambiente, Adaptive Sound Control, Speak To Chat;
  • Bateria: Até 35 horas;
  • Carregamento rápido: 5 horas de autonomia com 10 minutos carregando;
  • Cores: Preto ou Prata;

Preço no Brasil

Com tantos recursos e novidades, não dá para esperar um preço amigável do WH-1000XM4. Por enquanto, ele só está disponível na loja digital da Sony, e está custando R$ 2.429, podendo ser parcelado em até 10 vezes sem juros. É possível comprá-lo em duas cores: preto ou prata.

Para a tristeza de quem estava esperando o lançamento dele para comprar a versão anterior, o WH-1000XM3 está esgotado, tanto no site da Sony quanto nas varejistas de eletrônicos.