Fone intra-auricular, também conhecido em inglês como fone in-ear, é aquele que se encaixa em seu canal auditivo. Na maioria das vezes, tem uma peça de silicone em sua ponta. Por ter essa característica, eles costumam oferecer bom isolamento de ruídos externos. Isso permite ouvir música em um volume mais baixo e reproduzir graves com melhor qualidade. Além disso, eles se encaixam com mais facilidade no ouvido e têm visual mais discreto, ao contrário dos fones auriculares, que ficam apenas na parte externa.

Os fones de ouvido, atualmente, são essenciais para diversas pessoas, seja para ouvir música a caminho do trabalho, enquanto faz exercícios ou mesmo em casa. Como existe grande variedade de modelos de fone intra-auricular para comprar no Brasil, preparamos este artigo para te ajudar a escolher o melhor. Veja os acessórios de destaque no mercado em 2021 em diferentes faixas de preço.

Se você quiser conhecer outros modelos, depois de ver as opções de fone intra-auricular, vale dar uma olhada nas listas a seguir. Veja os melhores fones de ouvido para celular, headphones Bluetooth, os melhores fones Bluetooth de 2021 e ainda os modelos de fone de ouvido JBL.

Fone intra-auricular é uma boa opção para isolar ruídos (Foto: Shutterstock)
Fone intra-auricular é uma boa opção para isolar ruídos (Foto: Shutterstock)

Como escolher um fone intra-auricular?

As dicas para escolher um fone intra-auricular são as mesmas na hora de comprar qualquer outro modelo. Você já sabe sobre a diferença no design (que se encaixa no canal auditivo, ou fone in-ear), mas precisa ficar atento também às especificações de áudio. Afinal, é importante garantir que o fone intra-auricular vai reproduzir sua música com qualidade.

Características de um fone intra-auricular

  • Drivers (ou diafragma): é, basicamente, o alto-falante. Suas características variam conforme a marca e o preço do produto, mas, no geral, os fones intra-auriculares têm drivers entre 8 e 10 mm;
  • Impedância: está relacionada à resistência do diafragma do fone. Por isso, quanto maior a impedância, melhor será a qualidade do som. No geral, essa medida fica entre 32 e 600 ohms;
  • Resposta de frequência: é a amplitude das frequências sonoras que o fone alcança, ou seja, quanto maior a frequência, mais detalhes você vai conseguir ouvir da música. Vale ressaltar que o ouvido humano detecta frequências de 20 Hz (mais grave) até 20.000 Hz (ou 20 kHz - mais aguda). Então, o ideal é que o fone esteja dentro dessa faixa;
  • Potência (W): é o máximo de esforço que o driver do fone pode fazer. Quanto maior a potência, mais alto você vai conseguir ouvir as músicas;
  • Sensibilidade (dB): é o volume que o fone pode alcançar. Vale ressaltar que, a partir de 85 decibéis, o som pode causar danos à audição.

Além disso, observe também se o modelo é com fio ou tem conexão Bluetooth e veja o que mais te agrada. No geral, os dispositivos sem fio garantem mais liberdade para se movimentar, mas podem ter bateria limitada e você não vai conseguir ouvir música por longos períodos.

Fone intra-auricular JBL T110

Quando se fala em áudio, a JBL é uma das primeiras marcas que vêm à mente. Isso porque ela consegue fazer excelentes produtos a preços acessíveis. Por esse motivo, começamos a nossa lista com o fone intra-auricular JBL T110, um modelo simples, mas que não abre mão dos graves acentuados, uma característica da fabricante.

O T110 vem com microfone de controle embutido para que você possa atender às chamadas telefônicas, aumentar o volume, pausar e pular faixas sem precisar tirar o celular do bolso. Além disso, o fone intra-auricular é compatível com smartphones Android e iPhone (iOS) e tem uma versão sem fio, o JBL T110BT.

Conheça mais sobre ele lendo o nosso review.

Características do fone intra-auricular JBL T110

Destaques

  • Baixo preço
  • Qualidade nos graves (Tecnologia Pure Bass)
  • Microfone e controle embutidos

Ponto negativo

  • Não tem Bluetooth

Fone intra-auricular JBL T290

Se você busca um fone de ouvido intra-auricular com qualidade superior e bom custo-benefício, temos o JBL T290. O modelo é vendido em 4 cores (preto, laranja, amarelo e cinza) e se destaca por ser leve, compacto e confortável.

O fone in-ear conta com a tecnologia Pure Bass, que produz graves mais profundos, além de microfone e um botão de controle embutido. Dessa forma, é possível controlar músicas e chamadas diretamente pelo fone.

Características do fone intra-auricular JBL T290

Destaques:

  • Leve e confortável
  • Microfone e controle integrados
  • Tecnologia Pure Bass

Ponto negativo:

  • Não tem Bluetooth

Fone intra-auricular Sony WI-C200

Para quem não gosta de fios, uma opção de fone intra-auricular Bluetooth barato é o Sony WI-C200. O modelo tem controle, design leve para não incomodar o usuário, já que o cabo que liga as ponteiras fica ao redor do pescoço.

Além disso, o fone auricular conta com bateria recarregável que garante cerca de 15 horas de reprodução. Em relação ao áudio, os drivers têm 9 mm, com promessa de som nítido, e a resposta de frequência é de 20 Hz - 20 kHz. Outro destaque é o botão multifuncional que permite acionar a assistente de voz de forma fácil.

Características do fone intra-auricular Sony WI-C200

Destaques

  • Bom preço para um fone Bluetooth
  • Leve e confortável
  • Boa bateria

Ponto negativo

  • Tem Bluetooth, mas não é totalmente livre de cabos

Fone intra-auricular JBL 205BT

O JBL 205BT é outro fone intra-auricular da JBL nesta lista. Ele tem visual semelhante ao modelo anterior: embora seja Bluetooth, tem um pequeno cabo que liga as duas ponteiras. Suas especificações incluem tecnologia Pure Bass para graves mais profundos, bateria com 6 horas de autonomia e recurso para atender ligações do celular.

Além disso, o fone intra-auricular tem driver de 12,5 mm e impedância de 32 ohms, que devem garantir som de qualidade e com bom volume. Conheça também o JBL Tune 500BT, um fone ouvido supra-auricular com Bluetooth da JBL que testamos.

Características do fone intra-auricular JBL 205BT

Destaques

  • Belo design e acabamento
  • Tecnologia Pure Bass (graves mais profundos)
  • Leve

Pontos negativos

  • Bateria com pouca autonomia
  • Não é totalmente livre dos cabos

Fone intra-auricular Philips SHB2505

O Philips SHB2505 é o primeiro fone intra-auricular true wireless (TWS) da lista, o que significa que ele é totalmente sem fio. Com design discreto, o acessório se destaca pelo bom custo-benefício.

Além disso, o fone intra-auricular promete som nítido com graves potentes, graças aos drivers acústicos de 6 mm. Ele ainda tem microfone e botão físico com funções variadas, como avançar a música ou recusar uma chamada. Em relação à bateria, é capaz de aguentar até 3 horas e o estojo carregador garante mais 9 horas de reprodução.

Características do fone intra-auricular Philips SHB2505

Destaques

  • Fone intra-auricular totalmente sem fio (TWS)
  • Bom custo-benefício
  • Graves potentes e som nítido

Ponto negativo

  • Bateria com pouca autonomia (mas tem estojo carregador)

Fone intra-auricular JBL Endurance Jump

O JBL Endurance Jump é outro modelo Bluetooth da nossa lista de fone de ouvido intra-auricular. Ele foi desenvolvido para quem gosta de ouvir músicas enquanto faz atividades físicas. Por isso, é resistente à água e ao suor e tem um design de gancho para evitar que o dispositivo caia da orelha durante a prática do exercício.

Uma característica interessante é que o fone in-ear liga ou desliga automaticamente quando o usuário coloca ou tira do ouvido. Em relação ao áudio, são 16 ohms de impedância e frequência de resposta de 20Hz - 20kHz, o que deve garantir boa qualidade de som. Além disso, a bateria aguenta 8 horas de reprodução e oferece carregamento rápido.

Características do fone intra-auricular JBL Endurance Jump

Destaques

  • Boa autonomia de bateria
  • Resistente a água e suor
  • Desliga ao tirar os fones

Ponto negativo

  • Não é totalmente sem fio (TWS)

Fone intra-auricular Galaxy Buds

O Galaxy Buds é um dos melhores modelos de fone de ouvido intra-auricular TWS, totalmente sem fio. A Samsung não revela detalhes das especificações, mas o modelo tem som com assinatura AKG, que é referência em áudio.

Por isso, é possível esperar boa qualidade para reproduzir suas músicas. Entre os destaques, está o recurso Som Ambiente, que promete manter o usuário atento aos barulhos externos. No entanto, o fone intra-auricular é compatível apenas com celulares Android.

A bateria do Galaxy Buds dura até 6 horas de reprodução, mas o estojo carregador garante mais 13 horas. A Samsung ainda tem outros modelos de fone intra-auricular e sem fio mais potentes, como Galaxy Buds Pro e Galaxy Buds Live, que podem ser interessantes para os usuários mais exigentes e que podem investir mais em um produto.

Características do fone intra-auricular Galaxy Buds

Destaques

  • Totalmente sem fio (TWS)
  • Som com assinatura AKG
  • Recurso som ambiente

Zoom Avisa:

  • Compatível apenas com Android

Fone intra-auricular JBL Endurance Peak

O JBL Endurance Peak é outro fone intra-auricular ideal para quem faz atividades físicas. No entanto, ele se diferencia por ser totalmente sem fio, ou seja, sem um cabo ligando as ponteiras.

O modelo traz especificações interessantes, como resposta e frequência de 16 Hz – 22 kHz, e deve ter boa qualidade de áudio. O design do fone intra-auricular é em formato de gancho flexível e à prova d'água e suor.

Além disso, o fone in-ear tem recurso de controle por toque, que permite gerenciar músicas e chamadas sem precisar pegar o celular. A bateria dura 4 horas de reprodução contínua, mas o estojo oferece mais 24 horas.

Características do fone intra-auricular JBL Endurance Peak

Destaques

  • Resistente a água e suor (certificação IPX7)
  • Totalmente sem fio (TWS)
  • Não cai da orelha

Ponto negativo

  • Pouca autonomia da bateria, mas com estojo carregador que suporta 24 horas.

Fone intra-auricular JayBird Tarah Pro

O JayBird Tarah Pro se destaca pela bateria com duração de 14 horas de reprodução e pelo design robusto e resistente, com fecho magnético e fio esportivo de tecido. O fone intra-auricular é à prova d'água e suor e tem som com equalização personalizada.

Ou seja, por meio de um aplicativo, o usuário pode fazer ajustes para deixar o som do fone in-ear de acordo com as suas preferências. Em relação ao áudio, ele oferece impedância de 16 ohms, frequência de 20 Hz - 20 kHz e drivers de 6 mm, que devem garantir músicas com boa qualidade.

Características do fone intra-auricular JayBird Tarah Pro

Destaques

  • Bateria com grande autonomia (14 horas)
  • A prova d’água e suor
  • Equalização Personalizada por aplicativo

Pontos negativos

  • Não é totalmente sem fio
  • Preço maior que os demais modelos

Fone intra-auricular Powerbeats 3 Wireless

Por fim, o Powerbeats 3 Wireless é um dos melhores modelos de fone de ouvido intra-auricular para comprar no Brasil. Compatível com dispositivos Apple, como iPhones, iPads e Apple Watches, ele utiliza a tecnologia Bluetooth Class 1, que fornece um som mais limpo gastando pouca bateria.

Em relação à bateria, o fone intra-auricular aguenta até 12 horas de uso contínuo e ainda conta com a tecnologia Fast Fuel que, com apenas 5 minutos de carga, permite 1 hora de uso. Este fone in-ear é também uma ótima indicação para atletas profissionais, já que é resistente a suor e água. Além disso, oferece a função RemoteTalk, permite usar a Siri para atender ligações e controlar a música apenas com comandos de voz.

Características do fone intra-auricular Powerbeats 3 Wireless

Destaques

  • Bateria resistente e carregamento Fast Fuel (5 minutos de carga = 1 hora de uso)
  • Resistente a água e suor
  • Remote Talk (atende ligações e controla a música com comando de voz)

Pontos negativos

  • Compatível apenas com dispositivos iOS
  • Preço alto

Ainda não escolheu seu fone de ouvido? Prefere algum outro tipo ao invés do fone intra-auricular? Veja opções que testamos no nosso site:

Alerta de Preço

Quer economizar na compra de um fone intra-auricular novo ou qualquer outro produto que tenha em mente? Crie um alerta de preço que te avisamos quando ele estiver mais barato!