Os componentes do computador precisam de energia para funcionarem perfeitamente. E fornecer essa energia é a principal função da fonte para PC.

É necessário que o usuário saiba a demanda energética média do seu computador, pois, no mercado, existem fontes com diversas capacidades. Escolher o modelo correto para seu uso garante economia de dinheiro e eficiência das peças.

Algumas peças, como os melhores processadores em 2021, precisam de mais energia para funcionar. E é importante somar todas as demandas de energia para chegar a um valor médio e escolher a fonte de alimentação com base nisso.

Confira nosso artigo especial sobre como montar seu PC para entender quais são as peças indicadas para cada tipo de uso.

Neste artigo, nós apresentamos 7 modelos de fonte para PC para te ajudar na escolha. Dê um Zoom e confira!

Procurando componentes para melhorar seu PC? Estes artigos também podem te ajudar!

Corsair RM850x: uma boa opção de fonte para PC Gamer

A Corsair RM850x é uma fonte para PC Gamer (Foto: Divulgação/Corsair)
A Corsair RM850x é uma fonte para PC Gamer (Foto: Divulgação/Corsair)

Com uma ótima potência de 850W, a Corsair RM850x é a indicação de fonte para PC Gamer. Este modelo conta com a certificação 80 Plus Gold, que garante o menor consumo de energia, menos ruídos e temperaturas mais baixas.

Além disso, o modelo também possui o modo de ventilador Zero RPM, que é iniciado quando há baixo consumo, tornando quase imperceptível o som da fonte.

Outra característica interessante é que seus cabos são totalmente modulares. Dessa forma, o usuário pode conectar apenas aqueles que são necessários. Isso evita a desorganização com cabos extras que não serão utilizados de imediato.

Os PCs gamers exigem uma alta quantidade de potência e a Corsair RM850x dá conta do recado.

Slim SFX Real Spark+ é uma sugestão de fonte para PC 300W

A Slim SFX Real Spark+ é nossa sugestão de fonte de alimentação PC (Foto: Divulgação/PCYes)
A Slim SFX Real Spark+ é nossa sugestão de fonte de alimentação PC (Foto: Divulgação/PCYes)

Quem está procurando uma fonte boa e barata para PC, mas que possui tecnologia atual, pode dar uma olhada na fonte Slim SFX Real Spark+.

Essa fonte de alimentação de PC conta com potência de 300W, ideal para computadores domésticos e de trabalho. Com baixo consumo de energia e eficiência energética de +75%, o modelo possui controle término na sua ventoinha de 80mm.

O cabo de alimentação da fonte é flat, o que ajuda no momento da instalação e organização no gabinete do PC.

Com o PFC ativo, que é uma tecnologia que reduz as perdas de energia e aumenta a eficiência sem gerar mais calor, este modelo pode surpreender o usuário.

Redragon GC PS001 surpreende como fonte para PC 500w

Se você procura uma fonte para PC 500W, a Redragon GC PS001 é nossa dica (Foto: Divulgação/Redragon)
Se você procura uma fonte para PC 500W, a Redragon GC PS001 é nossa dica (Foto: Divulgação/Redragon)

A Redragon é uma das melhores marcas de fonte, e também fornece diversas peças para computador, como teclados gamers, mouses e fones de ouvido.

A fonte de alimentação Redragon GC PS001 é indicada para quem precisa de uma potência média em seu PC. Com 500W, o modelo suporta diversas peças ligadas em si.

Placa de vídeo, processadores e memórias RAM podem ser ligadas sem risco. A ventoinha de 140mm se ajusta constantemente para manter a temperatura ideal.

Esse modelo tem a certificação de eficiência 80 Plus Bronze, que garante a eficiência energética de 85%.

Corsair 650W RM650x uma ótima fonte de PC silenciosa

Essa fonte de PC silenciosa possui ótima potência (Foto: Divulgação/Corsair)
Essa fonte de PC silenciosa possui ótima potência (Foto: Divulgação/Corsair)

Se você procura uma fonte boa para PC silenciosa, a Corsair 650W RM650x é um modelo que vale a pena ser conferido.

Sua capacidade de 650W suporta diversas peças ligadas sem perder eficiência. A ventoinha de 135mm permite uma ótima circulação de ar.

E, mesmo com uma ventoinha robusta, o barulho da fonte é mínimo. Isso significa que ela pode ser instalada em computadores que estejam em lugares onde o silêncio é necessário.

A Corsair, fabricante da fonte, é conhecida no mundo da informática, tendo diversas linhas de produtos com excelente qualidade.

Thermaltake Smart RGB 700W: fonte para PC com RGB

A Thermaltake Smart RGB é ideal para quem gosta de personalizar o PC (Foto: Divulgação/Thermaltake)
A Thermaltake Smart RGB é ideal para quem gosta de personalizar o PC (Foto: Divulgação/Thermaltake)

Você gosta de personalização na sua máquina, mas não abre mão de boa performance? Então a fonte de computador indicada é a Thermaltake Smart RGB.

Essa fonte possui uma ventoinha de 120mm com iluminação RGB, que permite uma configuração de cores para combinar com o setup do usuário.

A ventoinha consegue manter a ventilação de ar e temperatura sob controle para melhor desempenho.

Apesar da potência, o nível de ruído dessa fonte é baixo. As diversas conexões permitem que sejam ligados várias peças simultaneamente.

Cooler Master MasterWatt 750W: fonte para PC com ótimo custo-benefício

Potência e preço fazem essa fonte para PC um ótimo custo-benefício (Foto: Divulgação/Cooler Master)
Potência e preço fazem essa fonte para PC um ótimo custo-benefício (Foto: Divulgação/Cooler Master)

Você procura uma fonte com ótimo custo-benefício? A Cooler Master MasterWatt de 750W de potência pode ser uma boa opção.

Sua potência suporta diversas peças em simultâneo, mesmo aqueles componentes que exigem mais energia. Com isso, o investimento nesta fonte é a longo prazo, já que ela suportará upgrades futuros.

Sua ventoinha de 120mm permanece inativa até ser exigida. Conforme a demanda de temperatura aumenta, a ventilação inicia de forma gradual, sempre com baixo ruído.

Com a certificação 80 Plus Bronze, a eficiência energética desta fonte de computador é de cerca de 85% em média, o que evita desperdício de energia no processo.

Corsair 1000W HX1000, a fonte de PC definitiva para sua máquina

Potência e longevidade com esta fonte de PC da Corsair (Foto: Divulgação/Corsair)
Potência e longevidade com esta fonte de PC da Corsair (Foto: Divulgação/Corsair)

Se você busca uma fonte de alimentação potente, que irá suportar diversos upgrades em sua máquina, a Corsair 1000W HX1000 é uma das melhores fontes para PC. Com 1000W de potência, essa fonte para computador suportará muito tempo de uso, mesmo com upgrades para peças mais novas.

Esse modelo tem a certificação 80 Plus Platinum, que garante mais de 90% de eficiência energética. Sua ventoinha de 135mm conta com o modo Zero RPM, que silencia a ventilação quando estiver em carga baixa.

Por ser modular, essa fonte para computador permite que o usuário utilize apenas os cabos necessários, deixando tudo mais organizado.

O preço desta fonte é mais alto do que as que listamos, mas, com 1000W de potência, um upgrade de fonte não será necessário nos próximos anos.