Entenda antes de comprar em Forno

Como limpar forno elétrico?

Como limpar forno elétrico? Neste passo a passo completo, você fica sabendo tudo sobre o assunto!

como limpar forno elétrico
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Já há algum tempo o forninho elétrico se tornou um clássico das cozinhas brasileiras. Seja para o preparo de massas, bolos, tortas, pratos mais leves ou mesmo para assar um pãozinho de queijo para aquela visita surpresa, o aparelho "quebra o galho", não é mesmo? O problema é que sempre surge a dúvida: como limpar forno elétrico?

Não se preocupe, pois com o nosso passo a passo completo, você vai eliminar todas as suas dúvidas sobre como limpar o forno elétrico. Vamos lá?

Como limpar forno elétrico?

Como com todos os eletrodomésticos, o primeiro passo é desligar a tomada. Outro ponto importante: não comece a limpeza enquanto o forninho ainda estiver quente, pois você pode danificar o aparelho — inclusive trincar o vidro da frente — e se machucar.

Para limpar, espere o forno elétrico esfriar totalmente. Para começar, você vai precisar de:

  • pano macio (preferencialmente de microfibra);
  • álcool (preferencialmente em gel);
  • papel toalha.

 

Coloque poucas gotas do álcool no pano (nunca coloque direto no aparelho) e passe por todo o lado de fora do forninho, procurando manter sempre a mesma direção, combinado?

Depois disso, você pode utilizar um outro pano seco ou uma toalha de papel para secar o excesso de produto.

Como limpar o forno elétrico por dentro?

Agora que você já sabe o primeiro passo, vamos ao próximo: como limpar o forno elétrico por dentro. Para isso, tenha em mãos:

 

Caso tenha caído algum resíduo de alimento na grelha, você deve removê-la — se o seu aparelho tem essa opção — e utilizar a bucha com algumas gotinhas de detergente e água morna. Procure sempre secar a grelha com papel toalha ou algum pano macio para evitar ferrugens, ok?

Para a parte de baixo, você também pode utilizar o mesmo processo. Apenas fique atento para não esfregar com muita força e arranhar o forninho.

Uma ótima dica para evitar sujeiras é: quando for assar alimentos mais gordurosos ou que corram o risco de transbordar, coloque um papel alumínio sobre a grelha. Isso vai evitar que a gordura grude nela ou na parte de baixo do forninho. Depois que esfriar, é só remover o papel e jogar fora.

Mais alguma dica sobre como limpar forno elétrico?

Bom, já que você está expert na limpeza, vamos a algumas dicas?

Para a limpeza, você pode usar álcool em gel ou algum produto específico para limpeza de fornos (muita atenção aos rótulos!).

Ainda que a sujeira esteja difícil de sair, evite produtos muito químicos, pois podem danificar seu aparelho.

Sempre confira as recomendações de limpeza no manual de instruções do forno elétrico.

Agora que você já sabe direitinho como limpar forno elétrico, aproveite para conhecer os melhores modelos disponíveis no mercado e, quem sabe, trocar o seu. Só vamos combinar de mantê-lo sempre limpinho, hein?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em forno